Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Avaliação: Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017

Avaliação: Audi A3 Sedan Ambition 2.0 TFSI 2017

Sedan entrega desempenho de esportivo e pode ter painel 100% virtual

A Audi apresentou em março de 2017, seu o novo A3 Sedan Ambition. Entre os destaques, está o motor 2.0 litros TFSI de 220 cv de potência, com impressionante torque de 350 Nm, além da inclusão do Virtual Cockpit como opção. Além disso, o sedan ganhou novos equipamentos em relação ao modelo anterior, como também um novo design na parte da frente. Essa versão topo de linha, assim como as versões equipadas com motor 1.4 TFSI Flex, são montadas em São José dos Pinhais (PR).
 
O exclusivo Audi Virtual Cockpit
 
Um dos grandes destaques da versão Ambition é o Audi virtual cockpit. Trata-se de uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas que substitui completamente os antigos ponteiros.
 
Ela mostra as informações importantes por meio de gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados. O Audi A3 tornasse o primeiro sedan de entrada premium a oferecer painel de instrumentos digital no mercado brasileiro, e por enquanto, é o unico. Para conhecer mais sobre o Audi Virtual Cockpit clique AQUI.
 
O Virtual Cockpit está disponível como opcional, e combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos. Dessa forma, o motorista pode escolher visualizar as informações no ponto de vista clássico, destacando os mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo infotainment, no qual o foco são as funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras.
 
Novo design
 
O A3 Sedan Ambition 2017 traz novo design de faróis, lanternas, grade e para-choque. A dianteira tem elementos que remetem ao “irmão maior” A4, com a grade Singleframe ampliada e contornos mais nítidos, e os faróis bi-xenônio possuem recortes na borda inferior.
 
A traseira acentua a largura do novo A3 com o desenho das luzes horizontais e a linha de separação acima do difusor redesenhado. Outra novidade é o design das rodas, que agora têm cinco raios. Externamente, o modelo manteve de série o teto solar panorâmico “Open Sky”, os espelhos retrovisores eletricamente ajustáveis, aquecíveis e rebatíveis, além das ponteira de escapamento cromadas e frisos decorativos brilhantes.
 
Inteiror
 
O modelo passa a contar também com volante e alavanca de seta semelhantes às do A4, novos difusores de ar, console central com mudança nos botões de acesso ao sistema MMI e duas entradas USB, que dispensam o uso do cabo adaptador. Todas as luzes internas são agora de LEDs.
 
A estrutura de menus no sistema MMI foi redesenhada, passando a ter o mesmo visual dos modelos TT, A4 e Q7. Na tela eletricamente rebatível de sete polegadas, a operação é baseada em smartphones. A peça central do terminal é o botão redondo giratório, cujo anel tem iluminação branca. Acima e ao lado do controle rotativo estão alternadores e botões com os quais o motorista pode navegar na nova estrutura de menu.
 
Por meio da entrada USB, telefones celulares com os sistemas operacionais iOS e Android podem se conectar com o carro por meio do Audi smartphone interface, um recurso opcional. O sistema permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo.
 
Os bancos têm forração de couro sintético e os dianteiros são esportivos, proporcionando maior apoio lateral nas curvas feitas em velocidade elevada. O assento do motorista tem ajustes elétricos e apoio lombar de quatro vias.
 
Equipamentos
 
Na versão Ambition, além de todo o equipamento disponível nos modelos 1.4 TFSI Flex, há vários itens adicionais de conforto, conveniência e segurança, como ar-condicionado com comando digital e duas zonas de temperatura. O computador de bordo traz display colorido e o sistema de áudio inclui o Audi music interface, rádio MMI e conexão Bluetooth.
 
Outro item bastante prático é o assistente do freio de estacionamento, que permite que o carro fique parado sem necessidade de manter a pressão no pedal do freio nos sinais ou congestionamentos, mantendo também as luzes de freio acesas até que o motorista pressione novamente o acelerador. Esse recurso auxilia, também, nas partidas em subidas, evitando o recuo do carro.
 
Entre os itens opcionais estão sistema de navegação, smartphone interface, faróis Full LED e lanterna traseira de LED (pacote Ambition Plus). O modelo oferece ainda opcionalmente o pacote Assistance Plus, que inclui controle de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front (detalhado a seguir), Park Assist com câmera de ré, Keyless-Go e assistente para luz alta.
 
Outro item bastante prático é o assistente do freio de estacionamento, que permite que o carro fique parado sem necessidade de manter a pressão no pedal do freio nos sinais ou congestionamentos, mantendo também as luzes de freio acesas até que o motorista pressione novamente o acelerador. Esse recurso auxilia, também, nas partidas em subidas, evitando o recuo do carro.
 
Entre os itens opcionais estão sistema de navegação, smartphone interface, faróis Full LED e lanterna traseira de LED (pacote Ambition Plus). O modelo oferece ainda opcionalmente o pacote Assistance Plus, que inclui controle de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, Park Assist com câmera de ré, Keyless-Go e assistente para luz alta.
 
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front
 
O A3 Sedan Ambition 2017 (quando equipado) traz o controle de cruzeiro adaptativo, que oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado por um radar frontal. Em todas as situações, o motorista continua no comando, responsável pelas decisões.
 
Esse sistema é ativado por um controle posicionado numa alavanca atrás do volante. O motorista seleciona a velocidade desejada, a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente (mantendo as distâncias de segurança mínimas). Esse sistema funciona como um controlador de velocidade inteligente (chamado incorretamente de piloto automático), que mantém automaticamente a distância escolhida pelo moto rista em função da velocidade do veículo à frente. Caso o veículo à frente pare, o sistema freia o A3 até a imobilidade. Caso não haja tráfego à frente, o sistema mantém a velocidade selecionada pelo motorista.
 
Junto está o Pre Sense Front. Esse atua como se fosse um \\\"passageiro da frente sempre alerta\\\", ajudando a evitar colisões frontais, mesmo quando o controle de cruzeiro estiver desligado. Ele monitora o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 150 km/h. O sistema auxilia o motorista sempre que a aproximação em relação ao veículo da frente estiver chegando a um ponto crítico. O sistema de freios é então précondicionado, e os sistemas de assistência de frenagem são sensibilizados. À medida que o risco de uma colisão frontal aumenta, são emitidos avisos visuais e acústicos e o motorista é alertado de que precisa agir por um solavanco no pedal do freio. Caso a reação do motorista ao frear seja muito fraca, o veículo aumenta automaticamente a pressão nos freios até o necessário para evitar o acidente.
 
Audi Drive Select
 
Outro item importante é o sistema Audi Drive Select, que regula as respostas do pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S tronic de seis velocidades. O motorista pode variar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão. No modo Individual, o motorista pode especificar seu próprio perfil ou suas regulagens preferidas.
 
Motor 2.0 TFSI
 
A versão Ambition é equipada com motor 2.0 TFSI de 220 cv de potência, que se destaca por reunir uma série de tecnologias modernas: sistema de injeção indireta adicional complementando a injeção direta, sistema de levantamento de válvulas (Audi valvelift system - AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e coletor de escapamento integrado ao cabeçote e a dupla injeção de combustível (uma direta e outra indireta). Assim o motor conta com 8 bicos de injeção no total. O torque é de impressionantes 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm, o que garante respostas imediatas do acelerador, e uma condução consistente em qualquer velocidade.
 
Câmbio Stronic
 
O câmbio Stronic de seis marchas, usa a tecnologia de dupla embreagem robotizada, e em banho de óleo para aguentar maior torque. Ele faz trocas de marchas automaticamente, ou comandadas pelo condutor, tanto na alavanca do console ou pelas aletas atrás do volante. Esse é o mesmo câmbio utilizado no Audi TT, Audi TTS e Golf GTI.
 
Muito desempenho e economia
 
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,9 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Mas o A3 2.0 ainda consegue ser econômico. Dirigindo o carro suavemente na estrada, em velocidade de cruzeiro (110 km/h), são possíveis médias de até 14 km/l de gasolina. Marca comparável à vários motores de menor cilindrada. Também ajuda na economia o sistema Start/Stop que desliga o motor em paradas rápidas no trânsito.
 
O A3 Sedan 2.0 recebe letra “A” na categoria, e “B” na classificação geral (segundo o INMETRO), sendo um dos modelos mais econômicos da sua categoria.
 
Preço
 
O Audi A3 Ambition tem preço inicial de R$ 156.190. Em Sorocaba e Região, a Audi Center Sorocaba é a responsável pela comercialização dos modelos da marca.  Para conhecer uma oferta, clique AQUI!
 
Ficha Técnica
Motor: 2.0 Turbo FSI
Tipo: 4 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 1.984 cm³
Potência máxima: 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm
Torque máximo: 350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: Stronic, 6 marchas
Peso: 1.320 kg
Comprimento: 4.456 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Distância entre eixos: 2.637 mm
Porta-malas: 425 l
Tanque de combustível: 50 l
Rodas: 17 polegadas 7,5J
Pneus: 225/45 R17
Aceleração: 0-100 km/h: 6,9 s
Velocidade máxima: 250 km/h