Revista Comprecar
Avaliação: Audi A4 Ambition - 252 cavalos
Versão topo de linha mostra o motivo de ser a melhor escolha entre concorrentes diretos
Avaliação: Audi A4 Ambition - 252 cavalos
20 de Junho de 2017

No final de 2016, a Audi trouxe para o mercado brasileiro a versão topo de linha da família A4. Na versão Ambition, o A4 ganhou mais potência, tração integral sob demanda “quattro” e ainda mais tecnologia embarcada. Nessa avaliação, destacamos o motivo dessa versão do A4 ser a escolha correta, para quem procura o melhor sedan premium do segmento. De cara, podemos destacar a superioridade do Audi A4 em dois pontos: motor com 252 cavalos e tração integral sob demanda quatro.
 
Motor mais potente do segmento
 
Equipado com o novo motor EA888 de 2.0 litros TFSI (turbo com duplo sistema de injeção) que gera até 252 cv, o carro já supera a recém-chegada Mercedes Classe C300 e a já conhecida BMW 328i (ambas com 245 cavalos). O torque do A4 também é melhor, com 37,7 kgfm à partir de 1.600 RPM. Na C300 são também 37,7 kgfm, e na BMW apenas 35,7 kgfm.
 
Entre os itens exclusivos desse motor está o sistema de dupla injeção. A injeção direta é realizada diretamente no interior do cilindro, enquanto a indireta multiponto é feita no coletor de admissão, antes do combustível entrar no cilindro. Isso totaliza oito bicos. Dependendo da solicitação, os dois sistemas podem trabalhar juntos ou separadamente. Na prática, o sistema indireto é usado para situações de baixa carga e economia de combustível. Enquanto o sistema de injeção direta atua nas condições de alta carga e elevada potência. Além disso, o coletor de escapamento é integrado ao cabeçote, e o motor traz ainda o exclusivo sistema de acionamento das válvulas de exaustão Audi Valvelift System (AVS).
 
Transmissão Stronic de sete marchas
 
Como o Audi A4 tem montagem do motor de forma longitudinal (acompanhando o chassi do veículo) a transmissão Stronic faz parte de uma família nova, com sete marchas e dupla embreagem (em banho de óleo). Ela entrega trocas de marchas quase instantâneas, e maior economia que um câmbio automático convencional. Para maior economia de combustível, o câmbio agora oferece uma função roda-livre. Em algumas situações de velocidade constante e desacelerações, o conjunto pode desengatar a marcha, para economizar ainda mais combustível.
 
Tração Quattro
 
Outro importante diferencial é a tração quattro (que se torna integral) sob demanda. Normalmente, a tração fica nas rodas dianteiras (configuração mais estável e segura para condução em pisos de baixa aderência). Quando ocorre qualquer escorregamento nas rodas dianteiras, em frações de segundo, um sistema de diferencial com pacote de embreagens (conhecido por Haldex) acopla as rodas traseiras. Até 50% do torque do motor pode ser transmitido as rodas traseiras, proporcionando uma dirigibilidade muito mais segura. Nos concorrentes BMW e Mercedes-Benz, só existe a tração traseira, obrigando uma atuação muito mais intensa do programa de estabilidade eletrônico.
 
Com todo esse conjunto, o Audi A4 Ambition acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. E isso também superar todos os concorrentes diretos.
  
O Audi Virtual Cockpit
 
Como acontece na versão Ambiente, o inovador Audi Cockpit Virtual, está sempre presente. Trata-se de uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados. Para conhecer todos os detalhes desse sistema, clique AQUI
 
Mais integração
 
Além do já conhecido Audi MMI com inúmeras conexões, o sistema evoluiu para integrar também smartphones iOS (via Carplay) e Android (via Android Auto) com o sistema multimedia do veículo.
 
No Audi A4 Ambition o sistema permite conexão com: 2 entradas USB, 2 entradas para cartão de memória tipo SD Card, slot para SIM Card GSM, suporte total ao bluetooth e conectividade Wi-Fi.
 
Além disso, o equipamento de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth. Fazendo uso de um SIM Card GSM (que funciona como um modem 3G/4G), o usuário pode fazer pesquisas diretamente no Google, usar imagens do Google Maps no navegador do carro, e ainda distribuir essa conexão de dados, via uma rede Wi-Fi interna, para os passageiros do veículo.
 
Para os fãs de alta fidelidade é oferecido como opcional o sistema de som Bang & Olufsen com som 3D de 755 watts de potência e 19 alto-falantes. Esse sistema de som, além da extrema qualidade, permite configurar efeitos de sonorização 3D, além da sensação de efeitos Surround, para qualquer reprodução. Também é possível reproduzir discos no formato DVD, no veículo.
 
Sistemas de assistência e segurança
 
O A4 estabelece uma nova referência em sua classe com sistemas de assistência ao condutor. Entre as inovações estão os sistemas Audi Pre Sense Rear e Audi Side Assist, ambos parte do pacote opcional Assistance City.
 
Equipamentos
 
A versão Ambition traz um pacote bastante completo de equipamentos de série. Por se tratar de uma versão topo de linha, os faróis são sempre full led, incluindo as luzes traseiras. Destaque também para a luz de seta dinâmica, que corre de dentro para fora, igual ao do R8.
 
Entre os outros destaques estão Audi drive select, ar-condicionado automático de três zonas, rodas de liga leve de 18 polegadas, teto solar elétrico, retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista e bancos de couro.
 
Existe o opcional do kit esportivo S Line, que inclui para-choques com design exclusivo, entradas de ar com aplicação cromada, grade frontal cinza fosca com aplicações cromadas, saias laterais na cor do veículo, difusor com acabamento cinza fosco, soleiras exclusivas e emblemas nos para-lamas.
 
Outros opcionais são os faróis Matrix LED, Head-up Display, equipamento de som Bang & Olufsen 3D e pintura metálica ou perolizada, além dos pacotes Assistance City, que inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré.
 
Ficha técnica
 
Motor: 2.0 TFSI
Cilindros /cilindrada: 4 em linha/1.984 cm³
Potência: 252 cv entre 5.000 e 6.000 rpm
Torque máximo: 370 Nm entre 1.600 e 4.500 rpm
Tração: integral quattro
Transmissão: Stronic, 7 marchas com dupla embreagem
Peso: 1.510 kg
Comprimento: 4.726 mm
Largura: 1.842 mm
Altura: 1.427 mm
Distância entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de combustível: 58 litros
Porta-malas: 480 litros
Aceleração 0-100 km/h: 5,8 s
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
 
Para conhecer uma oferta de veículo Audi zero KM, clique AQUI!

 

Notícias < Voltar
Avaliação: Audi A4 Ambition - 252 cavalos

Avaliação: Audi A4 Ambition - 252 cavalos

Versão topo de linha mostra o motivo de ser a melhor escolha entre concorrentes diretos

20 de Junho de 2017

No final de 2016, a Audi trouxe para o mercado brasileiro a versão topo de linha da família A4. Na versão Ambition, o A4 ganhou mais potência, tração integral sob demanda “quattro” e ainda mais tecnologia embarcada. Nessa avaliação, destacamos o motivo dessa versão do A4 ser a escolha correta, para quem procura o melhor sedan premium do segmento. De cara, podemos destacar a superioridade do Audi A4 em dois pontos: motor com 252 cavalos e tração integral sob demanda quatro.
 
Motor mais potente do segmento
 
Equipado com o novo motor EA888 de 2.0 litros TFSI (turbo com duplo sistema de injeção) que gera até 252 cv, o carro já supera a recém-chegada Mercedes Classe C300 e a já conhecida BMW 328i (ambas com 245 cavalos). O torque do A4 também é melhor, com 37,7 kgfm à partir de 1.600 RPM. Na C300 são também 37,7 kgfm, e na BMW apenas 35,7 kgfm.
 
Entre os itens exclusivos desse motor está o sistema de dupla injeção. A injeção direta é realizada diretamente no interior do cilindro, enquanto a indireta multiponto é feita no coletor de admissão, antes do combustível entrar no cilindro. Isso totaliza oito bicos. Dependendo da solicitação, os dois sistemas podem trabalhar juntos ou separadamente. Na prática, o sistema indireto é usado para situações de baixa carga e economia de combustível. Enquanto o sistema de injeção direta atua nas condições de alta carga e elevada potência. Além disso, o coletor de escapamento é integrado ao cabeçote, e o motor traz ainda o exclusivo sistema de acionamento das válvulas de exaustão Audi Valvelift System (AVS).
 
Transmissão Stronic de sete marchas
 
Como o Audi A4 tem montagem do motor de forma longitudinal (acompanhando o chassi do veículo) a transmissão Stronic faz parte de uma família nova, com sete marchas e dupla embreagem (em banho de óleo). Ela entrega trocas de marchas quase instantâneas, e maior economia que um câmbio automático convencional. Para maior economia de combustível, o câmbio agora oferece uma função roda-livre. Em algumas situações de velocidade constante e desacelerações, o conjunto pode desengatar a marcha, para economizar ainda mais combustível.
 
Tração Quattro
 
Outro importante diferencial é a tração quattro (que se torna integral) sob demanda. Normalmente, a tração fica nas rodas dianteiras (configuração mais estável e segura para condução em pisos de baixa aderência). Quando ocorre qualquer escorregamento nas rodas dianteiras, em frações de segundo, um sistema de diferencial com pacote de embreagens (conhecido por Haldex) acopla as rodas traseiras. Até 50% do torque do motor pode ser transmitido as rodas traseiras, proporcionando uma dirigibilidade muito mais segura. Nos concorrentes BMW e Mercedes-Benz, só existe a tração traseira, obrigando uma atuação muito mais intensa do programa de estabilidade eletrônico.
 
Com todo esse conjunto, o Audi A4 Ambition acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. E isso também superar todos os concorrentes diretos.
  
O Audi Virtual Cockpit
 
Como acontece na versão Ambiente, o inovador Audi Cockpit Virtual, está sempre presente. Trata-se de uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados. Para conhecer todos os detalhes desse sistema, clique AQUI
 
Mais integração
 
Além do já conhecido Audi MMI com inúmeras conexões, o sistema evoluiu para integrar também smartphones iOS (via Carplay) e Android (via Android Auto) com o sistema multimedia do veículo.
 
No Audi A4 Ambition o sistema permite conexão com: 2 entradas USB, 2 entradas para cartão de memória tipo SD Card, slot para SIM Card GSM, suporte total ao bluetooth e conectividade Wi-Fi.
 
Além disso, o equipamento de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth. Fazendo uso de um SIM Card GSM (que funciona como um modem 3G/4G), o usuário pode fazer pesquisas diretamente no Google, usar imagens do Google Maps no navegador do carro, e ainda distribuir essa conexão de dados, via uma rede Wi-Fi interna, para os passageiros do veículo.
 
Para os fãs de alta fidelidade é oferecido como opcional o sistema de som Bang & Olufsen com som 3D de 755 watts de potência e 19 alto-falantes. Esse sistema de som, além da extrema qualidade, permite configurar efeitos de sonorização 3D, além da sensação de efeitos Surround, para qualquer reprodução. Também é possível reproduzir discos no formato DVD, no veículo.
 
Sistemas de assistência e segurança
 
O A4 estabelece uma nova referência em sua classe com sistemas de assistência ao condutor. Entre as inovações estão os sistemas Audi Pre Sense Rear e Audi Side Assist, ambos parte do pacote opcional Assistance City.
 
Equipamentos
 
A versão Ambition traz um pacote bastante completo de equipamentos de série. Por se tratar de uma versão topo de linha, os faróis são sempre full led, incluindo as luzes traseiras. Destaque também para a luz de seta dinâmica, que corre de dentro para fora, igual ao do R8.
 
Entre os outros destaques estão Audi drive select, ar-condicionado automático de três zonas, rodas de liga leve de 18 polegadas, teto solar elétrico, retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista e bancos de couro.
 
Existe o opcional do kit esportivo S Line, que inclui para-choques com design exclusivo, entradas de ar com aplicação cromada, grade frontal cinza fosca com aplicações cromadas, saias laterais na cor do veículo, difusor com acabamento cinza fosco, soleiras exclusivas e emblemas nos para-lamas.
 
Outros opcionais são os faróis Matrix LED, Head-up Display, equipamento de som Bang & Olufsen 3D e pintura metálica ou perolizada, além dos pacotes Assistance City, que inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré.
 
Ficha técnica
 
Motor: 2.0 TFSI
Cilindros /cilindrada: 4 em linha/1.984 cm³
Potência: 252 cv entre 5.000 e 6.000 rpm
Torque máximo: 370 Nm entre 1.600 e 4.500 rpm
Tração: integral quattro
Transmissão: Stronic, 7 marchas com dupla embreagem
Peso: 1.510 kg
Comprimento: 4.726 mm
Largura: 1.842 mm
Altura: 1.427 mm
Distância entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de combustível: 58 litros
Porta-malas: 480 litros
Aceleração 0-100 km/h: 5,8 s
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
 
Para conhecer uma oferta de veículo Audi zero KM, clique AQUI!

 

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!