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Avaliação: Audi A4 Avant

Avaliação: Audi A4 Avant

Em sua nona geração, A4 Avant é uma das pouquíssimas peruas comercializadas no Brasil

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No final de 2016, a Audi apresentou a nona geração da sua perua (ou station wagon) ao mercado brasileiro. Seguindo toda a receita do sedan A4, também já na plataforma atualizada, a perua que concorre no segmento de veículos premium, é uma das poucas opções para quem procura um veículo sofisticado, nesse formato muito tradicional de carroceria.
 
Com o advento dos crossovers, as peruas caíram no esquecimento no mercado brasileiro. Nos segmentos de entrada e intermediário, elas sumiram completamente, e foram substituídas pelos crossovers e modelos com perfil aventureiro. No segmento premium, elas ainda resistem. A vantagem da perua (sobre os crossovers), é justamente a dirigibilidade muito próxima do modelo sedan (seja no conforto, estabilidade e/ou dirigibilidade), com capacidade de carga bem maior que no sedan. Em alguns casos, até mesmo maior que um crossover equivalente em faixa de preço. Justamente por isso, que a Audi mantém a opção do modelo A4 Avant em sua grade de produtos. Agora utilizando a plataforma MLB EVO, a perua só manteve o nome da geração anterior. 
 
Como é a A4 Avant
 
Assim como no sedan, a perua traz sob o capô o novo motor 2.0 TFSI ultra de 190 cv, que lhe confere um excelente desempenho, como na economia. Entre os destaques desse motor, está o duplo sistema de injeção com 8 bicos. Assim, 4 são de injeção direta, e mais 4 com injeção indireta. Tudo isso, para manter o foco na eficiência. Mas diferente do sedan, a A4 Avant tem uma única configuração, sendo vendida na versão Ambiente.
 
Mais espaço
 
A A4 Avant traz como principal benefício, mais espaço para bagagens. O modelo tem 4,73 m de comprimento e distância entre-eixos de 2,82 m. A capacidade máxima no porta-malas é de 1.510 litros com o banco traseiro totalmente rebatido. Os encostos são divididos na proporção 40:20:40 e podem ser facilmente dobrados por meio de uma alavanca na lateral do compartimento de bagagens.
 
Na configuração padrão, a capacidade do porta-malas é de 505 litros – 15 litros a mais que na geração anterior. Uma cobertura de aço inoxidável, na beirada do porta-malas, protege a extremidade do assoalho de riscos. Isso facilita o carregamento do veículo. A largura da área de carga mede um metro. Outro destaque é que a tampa de esconder, e proteger a carga, que  abre e fecha eletricamente toda vez que a tampa do bagageiro é aberta.
 
Estilo
 
Externamente, a A4 Avant é praticamente igual ao sedan, do meio para frente. A diferença fica por conta da traseira, que tem o formato de perua. Um detalhe importante é que diferente do sedan onde está disponível faróis Full Led, na Avant existe apenas a opção do farol Xenon.
 
Outros destaques do design estão na grade dianteira e entradas de ar lateral na cor cinza fosca com apliques de alumínio, difusor traseiro com barra cromada, bancos dianteiros esportivos, acabamento exclusivo do volante, ponteiras de escapamento cromadas e frisos externos e internos com acabamento de alumínio. Os espelhos externos são montados nas portas dianteiras, como nos carros esportivos. As rodas de liga leve têm 18 polegadas de série.
 
Até 120 kg mais leve
 
Quando comparada à geração anterior, as dimensões da nova Avant aumentaram, mas seu peso foi significativamente reduzido em até 120 kg. A carroceria do modelo é uma das mais leves de sua categoria, graças a uma inteligente combinação de materiais, como alumínio, e às tecnologias de construção.
 
O Audi Virtual Cockpit
 
Exatamente igual ao disponível no sedan, a nova A4 Avant também conta com o exclusivo Audi Cockpit Virtual. No caso, todas as novas Avant estão equipadas com o recurso. No sedan, apenas a versão de entrada, não contempla o Virtual Cockpit.
 
Esse sistema é composto por uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3 polegadas, que substitui completamente o painel de ponteiros tradicional, e mostra todas as informações por meio de gráficos de alta resolução, com grande detalhamento. Cabe destacar que essa ainda é uma exclusividade da Audi, tanto no sedan, com na perua, nas respectivas categorias onde esses veículos concorrem.
 
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Mais conectividade e interatividade 
 
A interface Audi para smartphones é um novo item disponível. O sistema integra smartphones com sistemas operacionais iOS ou Android, em um ambiente desenvolvido especialmente para esse propósito. O equipamento de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth.
 
O eficiente motor 2.0 TFSI ultra
 
Um motor 2.0 litros turbo equipa a versão station wagon do novo A4. Entre seus refinamentos estão o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS - sistema de levantamento de válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível (4 bicos para injeção direta, e mais 4 para injeção indireta). O motor também é montado de forma longitudinal na família A4 veículo, diferente da maioria dos veículos, que contam com motores transversais. Isso garante melhor equilíbrio dinâmico, e maior eficiência na tração.
 
Esse motor 2.0 TFSI entrega 190 cv de potência, e uma expresivo torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm. Podemos dizer que o torque é comparável à motores V6 aspirados. Isto leva a um ótimo desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,5 segundos, e velocidade máxima é de expressivos 238 km/h.
 
Ciclo OTTO e Atkinson, no mesmo motor
 
Mas a eficiência do motor 2.0 TFSI pode ser observada num sistema inédito, onde o motor consegue tocar o ciclo OTTO de combustão, pelo Atkinson. Dessa forma, o motor começa a entregar menos potência e torque, e se comporta como um motor 1,4 litro, exigindo menos combustível para funcionar. Então, com um estilo de condução moderado, é possível experimentar as vantagens econômicas de um motor pequeno. Na prática, o veículo consegue fazer médias de 15 km/l na estrada!
 
Transmissão robotizada de dupla embreagem Stronic
 
No A4 Avant, a transmissão é a S tronic de sete marchas, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre, quando o carro utiliza o modo de eficiência no “Drive Select”. O motorista pode escolher entre cinco regulagens – Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e Individual – incluídas no sistema Audi Drive Select, que é equipamento de série.
 
Equipamentos de série e opcionais
 
O A4 Avant Ambiente traz um pacote bastante completo de equipamentos de série. Entre os destaques estão o Audi Drive Select, Audi Virtual Cockpit, ar-condicionado automático, sistema start-stop, rodas de liga leva aro 18, retrovisores externos eletricamente rebatíveis, sensor de estacionamento traseiro, sistema MMI com navegação, Bluetooth e smartphone integration, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de limpador de faróis e bancos esportivos de couro.
 
Opcionalmente, a perua pode contar com teto solar panorâmico e kit S Line, além dos pacotes Assistance e Tech.
 
O pacote Assistance inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré. O esse pacote de equipamentos tem funções como a indicação adicional de movimento na traseira do carro com alerta sonoro e indicação pela câmera de ré. Ele pode até pode frear o carro automaticamente, caso o motorista continue executando a manobra, quando existe o risco de colisão. Também, no caso de uma colisão eminente na traseira, o sistema pré-tenciona os cintos de segurança dos bancos da frente. Durante os testes, o sistema chegou a atuar em uma condição específica. Uma motocicleta que se aproximava em alta velocidade da traseira do carro (trafegando pelo corredor), enquanto o carro estava parado no trânsito, fez o sistema atuar. Os cintos de segurança são tensionados em fração de segundos, prendendo o motorista e passageiro ao banco. Isso reduz, e muito, os danos no caso de uma eventual colisão traseira. Já o Audi Side Assist, auxilia o motorista durante uma mudança de faixa, avisando de outros veículos que se aproximam, por meio de leds que piscam na parte interna dos espelhos laterais.
 
Já o pacote Tech reúne o Head-up Display e o equipamento de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes. O Head-up Display é relativamente simples no Audi A4. Mostra basicamente informações da velocidade, e setas do GPS, quando programado para um destino. Existem carros com Head-up mais completo, mas na categoria do A4, ele é o único com a opção dessa função.
 
Aliás, a qualidade sonora é impressionante, surpreendendo até os clientes mais exigentes. A Audi também usa o fornecimento da BOSE, em alguns de seus modelos. Mas o sistema da Bang & Olufsen é certamente mais qualitativo, quando o assunto é definição sonora.
 
A Audi A4 Avant parte de R$ 187.990. A pintura metálica acrescenta R$ 2 mil. E o teto Opensky mais R$ 11 mil. O pacote Assistance City custa R$ 12,6 mil, Assistance Tour R$ 12.6 mil, o Head Up display R$ 6 mil, o sistema de som Bang & Olufsen R$ 7 mil e o kit S-Line 12,5 mil.
 
Especificações técnicas
 
Motor: 2.0 TFSI ultra
Cilindros /cilindrada: 4 em linha, transversal/1.984 cm³
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 7 marchas com dupla embreagem
Peso: 1.460 kg
Comprimento: 4.725 mm
Largura: 1.842 mm
Altura: 1.434 mm
Distância entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de combustível: 54 litros
Porta-malas: 505 até 1.510 litros
Aceleração 0-100 km/h: 7,5 s
Velocidade máxima: 238 km/h
 
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