Revista Comprecar
Avaliação: BMW 328i é mais eficiente do que parece
Sedan da BMW une alta eficiência, muita esportividade e visual discreto
Avaliação: BMW 328i é mais eficiente do que parece
15 de Dezembro de 2014

Por Jorge Augusto
Fotos: Marcelo Alexandre

Finalmente a BMW 328i chegou. No meio de 2012, a BMW apresentou a atual geração do seu sedan médio, a série 3. A primeira versão a chegar por aqui foi justamente a 328i. Para a BMW , ela inaugurou a nova família de moto res quatro cilindros 2.0 litros turbo à gasolina. Mais recentemente, a BMW migrou esses moto res para a tecnologia Flex, no Brasil. Aliás, esses foram os primeiros moto res turbo-flex do mundo!
 
Com pouco mais que 2 anos de mercado, a série 3 ainda traz o efeito de “novo”. Mas quando comparada a geração anterior, as mudanças foram relativamente pequenas para o leigo. A BMW , historicamente, costuma ser bastante conservadora em suas mudanças. A título de curiosidade, a atual série 3 ficou 9,3 cm mais comprida e ganhou uma dianteira 4,7cm mais larga. As lanternas traseiras também ficaram mais largas com iluminação em led. Destaque para as guias de luz de lanterna. Na frente, os tradicionais “Corona Rings” nos faróis trazem um “branco gelado” com iluminação led. Também funcionam como luzes de posição diurnas, ou lanternas (com metade da potência) à noite.
 

O interior da BMW 328i


 
O interior da BMW 328i revela muito da personalidade esportiva, característica da BMW . Estamos falando de um carro com acabamento de alta qualidade. O estilo é tradicional com uso de materiais sofisticados como couro, madeira nobre e aço escovado. O painel de instrumentos só parece um pouco pobre para um carro dessa categoria e destoa do resto do conjunto. Mas a BMW consegue entregar um desenho onde tudo está ao alcance das mãos. Um característica marcante (e histórica) da série 3 são os bancos dianteiros mais baixos. Quem não esta acostumado estranha essa posição esportiva, num primeiro contato. Mas, acaba se acostumando. Aliás, na BMW 328i o moto rista consegue encontrar uma posição confortável com ajuste de altura e profundidade do volante, e todos os ajustes elétricos do banco do moto rista, que também conta com memórias. No banco traseiro, a BMW 328i é apenas mediana. Quem senta no centro do banco traseiro, encontra dificuldades com o túnel no assoalho, que rouba espaço das pernas.
 
Motor e câmbio
 
Atualmente, a BMW 328i é a versão intermediária da família equipado com o moto r 2 litros TwinPower. Abaixo dessa versão, exista à 320i que também utiliza o mesmo bloco do moto r, porém com menor potência. No topo da gama existe a 335i equipada com moto r 6 cilindros em linha, também com tecnologia Twin turbo, com 306 cavalos.
 
Grande parte dessa eficiência se deve ao diferenciado câmbio automático de 8 marchas. Produzido pela ZF, esse câmbio é peça-chave na máxima eficiência em economia de combustível, bem como na aceleração. Essa quantidade de marchas permite um regime de giro bastante baixo em velocidade de cruzeiro. À 120 km/h, são pouco mais que 2.000 rpm em oitava marca. Porém, numa solicitação de retomada rápida de velocidade, o câmbio consegue reduzir para uma quarta, entregando toda a força do moto r. É importante destacar que como a série 3 vem com tração traseira. Assim, a sensação de esportividade é ainda mais marcante.
 
Outro destaque da BMW 328i é o auto start/stop. Ao parar o carro em um sinal o moto r é desligado. Ele volta a funcionar ao tirar o pé do freio, forçar a direção para um dos lados ao acionar a alavanca de câmbio. Mas isso só funciona quando o carro está abastecido com gasolina. Com etanol, o sistema não funciona. O moto rista também pode desligar o start/stop através de um botão, que fica próximo ao botão de partida do carro. Detalhe: a série 3 traz sistema de chave presencial.
 

O desempenho da BMW 328i


 
Na 328i, a potência máxima é de expressivos 245 cavalos (tanto no etanol, quanto na gasolina), com torque máximo de 350 Nm (a partir de 1.250 RPM). A aceleração até 100 km/h acontece em apenas 6,1 segundos. Já a velocidade máxima chega à 250 km/h (limitada eletronicamente). Essa performance pode ser escolhida com o auxílio de um botão.
 
Driving Experience
 
Estamos falando do Driving Experience. Este permite ao moto rista ajustar o comportamento do carro de acordo com a situação de uso, ou com suas preferências pessoais. São quatro modos possíveis: Eco Pro, Comfort, Sport e Sport +, que alteram as respostas do acelerador, do moto r, da direção, do câmbio, dos amortecedores e do controle eletrônico de estabilidade. Até mesmo as configurações do sistema de climatização, sofrem mudanças para aumentar a economia no modo Eco Pro.
 
No modo Eco Pro, o carro fica realmente manso. O acelerador fica pouco sensível, as trocas são feitas com baixa rotação e o ar-condicionado funciona de forma mais fraca. Tudo para economizar combustível. Existe ainda um modo “velejar” que pode ser acionado na configuração do carro, que coloca o câmbio como se fosse neutro, quando o carro esta em velocidade de cruzeiro ou descida. A BMW fala em economia de até 20% nesse modo. Mais é isso só é obtido em velocidade de cruzeiro à 80 km/h. Ainda sim, conseguimos fazer até 13 km/l, à 110 km/h, com ar ligado.
 
A série 3 traz ainda um sistema de regeneração da energia de frenagem permite que a bateria seja recarregada, aliviando o moto r e o consumo. De acordo com o seu comportamento econômico, o condutor vai ganhando pontos, que são transformados em mais quilômetros para rodar com o combustível economizado, tudo isso mostrado no painel de instrumentos.
 
Já o modo Comfort permite melhor conforto do veículo sem desperdiçar a potência do moto r, deixando o volante mais leve, e todo sistema mais suave. A exemplar suspensão se mantém equilibrada e confortável para o uso urbano, absorvendo as irregularidades do solo.
 
No modo Sport o comportamento do 328i muda por completo. São nítidos o enrijecimento da direção e a firmeza extra da suspensão, favorecendo a boa estabilidade nas curvas. O moto r reage com firmeza ao menor toque no pé no pedal do acelerador e as marchas são esticadas ao máximo. Existe ainda o modo Sport + que reduz a atuação do DSC (Dynamic Stalility Control), deixando o carro mais arisco, e com uma dirigibilidade bastante agressiva.
 
Equipamentos
 
A BMW 328i vem bem equipada de fábrica. Traz ar-condicionado digital e automático de dupla zona, volante multifuncional, controle de cruzeiro com regulador e limitador de velocidade, sistema de som de alta qualidade com 205 watts e 9 alto-falantes, faróis bixenom, teto-solar elétrico, borboletas no volante para troca de marchas, bancos dianteiros com desenho esportivo, rodas liga-leve de 18 polegadas, sensor de estacionamento traseiro com câmera acoplada e um sistema de navegação numa central multimedia realmente avançada.
 
O sistema de navegação reúne as diversas funções. Ele conta com display em cores de 8,8 polegadas, entrada USB e mapa 3D com modo de visualização panorâmico, painel de instrumentos com funções ampliadas, rádio, drive de DVD, sistema iDrive e HD integrado de 20 GB para armazenamento de músicas.
 
A central ainda permite usar a conexão Bluetooth para mostrar funções do Office como e-mails, datas, tarefas ou mensagens SMS no Display de Controle, ou ouvi-las em voz alta através dos alto-falantes, utilizando a função text-to-speech. Com o Bluetooth Audio Streaming, pode-se tocar música direto do telefone ou MP3 Player sem fio. Também pode-se conectar dispositivos diretamente na porta USB.
 
Através do I-Drive, um iPhone conectado via USB e o com a utilização do aplicativo gratuito “ BMW Connected App” instalado e rodando no celular, é possível selecionar estações de rádio de internet. Também é possível acessar os últimos “posts” do Facebook e Twitter, visualizar eventos futuros do calendário, além de poder ouvir a leitura de todos os textos através do sistema de alto-falantes do veículo através da função “Text-to-Speech”. Existe ainda acesso a outros aplicativos como: Aupeo!, Deezer, Stitcher, Tunein, entre outros. É possível verificar como ainda o estilo de condução do carro com a função ECO PRO Analyser.
 
Utilizando o compartilhamento de dados via Bluetooth, você poderá ter acesso às notícias e informações meteorológicas através da função BMW Live. Ainda é possível navegar na Internet através do BMW ConnectedDrive. O controlador do iDrive no console central tem a função de um mouse com sistema touch controller.
 
Segurança
 
A BMW 328i vem de fábrica com seis airbags, que cobrem toda a extensão interna do habitáculo. O 328i conta ainda com controles eletrônicos de tração e estabilidade. Incluindo o Controle de Frenagem em Curva (CBC), Assistente de Arranque (HSA), Assistente de Frenagem, com a função de Frenagem a seco e a rapidez dos freios, o controle é capaz de detectar qualquer derrapagem e estabilizar o carro em fração de segundo. A subfunção do modo de tração (DTC) proporciona mais esportividade e otimiza a aceleração em certas condições de condução. Mesmo com tração traseira, a 328i é um veículo muito seguro de ser guiado, mesmo quando utilizado com todos os seus 245 cavalos.
 
Família Série 3
 
A série 3 conta com vários modelos na família. Todos eles compartilham a mesma plataforma, tecnologia e eletrônica embarcada. Assim, o cliente pode escolher a versão 320i que tem um pouco menos de potência, mais mantém a grande maioria dos equipamentos da 328i. Já o cliente mais arrojado, pode fazer a opção da versão GT (320i e 328i) que oferece carroceria com desenho cupê. Assim, o cliente pode escolher entre o visual mais clássico da versão sedan, ou mais arrojado da GT, mantendo toda a tecnologia da série 3.
 

O preço da BMW 328i


 
A BMW 328i Sport tem preço de tabela de 203,9 mil, já no ano/modelo 2015. Porém existe uma grande oportunidade de compra da 328i com unidades ano/modelo 2014. Esses tem preço promocional com R$ 30 mil de bônus. Assim, uma BMW 328i ano 2014 sai por R$ 169.900,00, com entrada de 30 % (de R$ 51 mil), mais 48 parcelas de R$ 3.504,89.

Confira algumas opções em:
www.comprecar.com.br/lojas/germanica-bmw-75012

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Avaliação: BMW 328i é mais eficiente do que parece
 

Avaliação: BMW 328i é mais eficiente do que parece

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Sedan da BMW une alta eficiência, muita esportividade e visual discreto

15 de Dezembro de 2014

Por Jorge Augusto
Fotos: Marcelo Alexandre

Finalmente a BMW 328i chegou. No meio de 2012, a BMW apresentou a atual geração do seu sedan médio, a série 3. A primeira versão a chegar por aqui foi justamente a 328i. Para a BMW , ela inaugurou a nova família de moto res quatro cilindros 2.0 litros turbo à gasolina. Mais recentemente, a BMW migrou esses moto res para a tecnologia Flex, no Brasil. Aliás, esses foram os primeiros moto res turbo-flex do mundo!
 
Com pouco mais que 2 anos de mercado, a série 3 ainda traz o efeito de “novo”. Mas quando comparada a geração anterior, as mudanças foram relativamente pequenas para o leigo. A BMW , historicamente, costuma ser bastante conservadora em suas mudanças. A título de curiosidade, a atual série 3 ficou 9,3 cm mais comprida e ganhou uma dianteira 4,7cm mais larga. As lanternas traseiras também ficaram mais largas com iluminação em led. Destaque para as guias de luz de lanterna. Na frente, os tradicionais “Corona Rings” nos faróis trazem um “branco gelado” com iluminação led. Também funcionam como luzes de posição diurnas, ou lanternas (com metade da potência) à noite.
 

O interior da BMW 328i


 
O interior da BMW 328i revela muito da personalidade esportiva, característica da BMW . Estamos falando de um carro com acabamento de alta qualidade. O estilo é tradicional com uso de materiais sofisticados como couro, madeira nobre e aço escovado. O painel de instrumentos só parece um pouco pobre para um carro dessa categoria e destoa do resto do conjunto. Mas a BMW consegue entregar um desenho onde tudo está ao alcance das mãos. Um característica marcante (e histórica) da série 3 são os bancos dianteiros mais baixos. Quem não esta acostumado estranha essa posição esportiva, num primeiro contato. Mas, acaba se acostumando. Aliás, na BMW 328i o moto rista consegue encontrar uma posição confortável com ajuste de altura e profundidade do volante, e todos os ajustes elétricos do banco do moto rista, que também conta com memórias. No banco traseiro, a BMW 328i é apenas mediana. Quem senta no centro do banco traseiro, encontra dificuldades com o túnel no assoalho, que rouba espaço das pernas.
 
Motor e câmbio
 
Atualmente, a BMW 328i é a versão intermediária da família equipado com o moto r 2 litros TwinPower. Abaixo dessa versão, exista à 320i que também utiliza o mesmo bloco do moto r, porém com menor potência. No topo da gama existe a 335i equipada com moto r 6 cilindros em linha, também com tecnologia Twin turbo, com 306 cavalos.
 
Grande parte dessa eficiência se deve ao diferenciado câmbio automático de 8 marchas. Produzido pela ZF, esse câmbio é peça-chave na máxima eficiência em economia de combustível, bem como na aceleração. Essa quantidade de marchas permite um regime de giro bastante baixo em velocidade de cruzeiro. À 120 km/h, são pouco mais que 2.000 rpm em oitava marca. Porém, numa solicitação de retomada rápida de velocidade, o câmbio consegue reduzir para uma quarta, entregando toda a força do moto r. É importante destacar que como a série 3 vem com tração traseira. Assim, a sensação de esportividade é ainda mais marcante.
 
Outro destaque da BMW 328i é o auto start/stop. Ao parar o carro em um sinal o moto r é desligado. Ele volta a funcionar ao tirar o pé do freio, forçar a direção para um dos lados ao acionar a alavanca de câmbio. Mas isso só funciona quando o carro está abastecido com gasolina. Com etanol, o sistema não funciona. O moto rista também pode desligar o start/stop através de um botão, que fica próximo ao botão de partida do carro. Detalhe: a série 3 traz sistema de chave presencial.
 

O desempenho da BMW 328i


 
Na 328i, a potência máxima é de expressivos 245 cavalos (tanto no etanol, quanto na gasolina), com torque máximo de 350 Nm (a partir de 1.250 RPM). A aceleração até 100 km/h acontece em apenas 6,1 segundos. Já a velocidade máxima chega à 250 km/h (limitada eletronicamente). Essa performance pode ser escolhida com o auxílio de um botão.
 
Driving Experience
 
Estamos falando do Driving Experience. Este permite ao moto rista ajustar o comportamento do carro de acordo com a situação de uso, ou com suas preferências pessoais. São quatro modos possíveis: Eco Pro, Comfort, Sport e Sport +, que alteram as respostas do acelerador, do moto r, da direção, do câmbio, dos amortecedores e do controle eletrônico de estabilidade. Até mesmo as configurações do sistema de climatização, sofrem mudanças para aumentar a economia no modo Eco Pro.
 
No modo Eco Pro, o carro fica realmente manso. O acelerador fica pouco sensível, as trocas são feitas com baixa rotação e o ar-condicionado funciona de forma mais fraca. Tudo para economizar combustível. Existe ainda um modo “velejar” que pode ser acionado na configuração do carro, que coloca o câmbio como se fosse neutro, quando o carro esta em velocidade de cruzeiro ou descida. A BMW fala em economia de até 20% nesse modo. Mais é isso só é obtido em velocidade de cruzeiro à 80 km/h. Ainda sim, conseguimos fazer até 13 km/l, à 110 km/h, com ar ligado.
 
A série 3 traz ainda um sistema de regeneração da energia de frenagem permite que a bateria seja recarregada, aliviando o moto r e o consumo. De acordo com o seu comportamento econômico, o condutor vai ganhando pontos, que são transformados em mais quilômetros para rodar com o combustível economizado, tudo isso mostrado no painel de instrumentos.
 
Já o modo Comfort permite melhor conforto do veículo sem desperdiçar a potência do moto r, deixando o volante mais leve, e todo sistema mais suave. A exemplar suspensão se mantém equilibrada e confortável para o uso urbano, absorvendo as irregularidades do solo.
 
No modo Sport o comportamento do 328i muda por completo. São nítidos o enrijecimento da direção e a firmeza extra da suspensão, favorecendo a boa estabilidade nas curvas. O moto r reage com firmeza ao menor toque no pé no pedal do acelerador e as marchas são esticadas ao máximo. Existe ainda o modo Sport + que reduz a atuação do DSC (Dynamic Stalility Control), deixando o carro mais arisco, e com uma dirigibilidade bastante agressiva.
 
Equipamentos
 
A BMW 328i vem bem equipada de fábrica. Traz ar-condicionado digital e automático de dupla zona, volante multifuncional, controle de cruzeiro com regulador e limitador de velocidade, sistema de som de alta qualidade com 205 watts e 9 alto-falantes, faróis bixenom, teto-solar elétrico, borboletas no volante para troca de marchas, bancos dianteiros com desenho esportivo, rodas liga-leve de 18 polegadas, sensor de estacionamento traseiro com câmera acoplada e um sistema de navegação numa central multimedia realmente avançada.
 
O sistema de navegação reúne as diversas funções. Ele conta com display em cores de 8,8 polegadas, entrada USB e mapa 3D com modo de visualização panorâmico, painel de instrumentos com funções ampliadas, rádio, drive de DVD, sistema iDrive e HD integrado de 20 GB para armazenamento de músicas.
 
A central ainda permite usar a conexão Bluetooth para mostrar funções do Office como e-mails, datas, tarefas ou mensagens SMS no Display de Controle, ou ouvi-las em voz alta através dos alto-falantes, utilizando a função text-to-speech. Com o Bluetooth Audio Streaming, pode-se tocar música direto do telefone ou MP3 Player sem fio. Também pode-se conectar dispositivos diretamente na porta USB.
 
Através do I-Drive, um iPhone conectado via USB e o com a utilização do aplicativo gratuito “ BMW Connected App” instalado e rodando no celular, é possível selecionar estações de rádio de internet. Também é possível acessar os últimos “posts” do Facebook e Twitter, visualizar eventos futuros do calendário, além de poder ouvir a leitura de todos os textos através do sistema de alto-falantes do veículo através da função “Text-to-Speech”. Existe ainda acesso a outros aplicativos como: Aupeo!, Deezer, Stitcher, Tunein, entre outros. É possível verificar como ainda o estilo de condução do carro com a função ECO PRO Analyser.
 
Utilizando o compartilhamento de dados via Bluetooth, você poderá ter acesso às notícias e informações meteorológicas através da função BMW Live. Ainda é possível navegar na Internet através do BMW ConnectedDrive. O controlador do iDrive no console central tem a função de um mouse com sistema touch controller.
 
Segurança
 
A BMW 328i vem de fábrica com seis airbags, que cobrem toda a extensão interna do habitáculo. O 328i conta ainda com controles eletrônicos de tração e estabilidade. Incluindo o Controle de Frenagem em Curva (CBC), Assistente de Arranque (HSA), Assistente de Frenagem, com a função de Frenagem a seco e a rapidez dos freios, o controle é capaz de detectar qualquer derrapagem e estabilizar o carro em fração de segundo. A subfunção do modo de tração (DTC) proporciona mais esportividade e otimiza a aceleração em certas condições de condução. Mesmo com tração traseira, a 328i é um veículo muito seguro de ser guiado, mesmo quando utilizado com todos os seus 245 cavalos.
 
Família Série 3
 
A série 3 conta com vários modelos na família. Todos eles compartilham a mesma plataforma, tecnologia e eletrônica embarcada. Assim, o cliente pode escolher a versão 320i que tem um pouco menos de potência, mais mantém a grande maioria dos equipamentos da 328i. Já o cliente mais arrojado, pode fazer a opção da versão GT (320i e 328i) que oferece carroceria com desenho cupê. Assim, o cliente pode escolher entre o visual mais clássico da versão sedan, ou mais arrojado da GT, mantendo toda a tecnologia da série 3.
 

O preço da BMW 328i


 
A BMW 328i Sport tem preço de tabela de 203,9 mil, já no ano/modelo 2015. Porém existe uma grande oportunidade de compra da 328i com unidades ano/modelo 2014. Esses tem preço promocional com R$ 30 mil de bônus. Assim, uma BMW 328i ano 2014 sai por R$ 169.900,00, com entrada de 30 % (de R$ 51 mil), mais 48 parcelas de R$ 3.504,89.

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