Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Avaliação: Chevrolet Onix Effect 2018

Avaliação: Chevrolet Onix Effect 2018

Detalhes exclusivos caracterizam versão de visual diferenciado do carro mais vendido do Brasil

No último mês de maio, a Chevrolet voltou a disponibilizar no mercado nacional a versão Effect do Onix, o carro mais vendido do Brasil. Essa versão é a opção para quem busca um veículo original de fábrica, porém com um visual diferente. O Onix Effect mantém a já conhecida configuração mecânica do modelo, com transmissão manual de seis marchas e o motor 1.4 litro. O Onix Effect não está disponível com a opção do câmbio automático. Em relação ao preço, ele fica posicionado entre as versões LT e LTZ, do Onix.
 
Estilo
 
Essa versão busca atender o cliente que não gosta de um veículo muito tradicional. Geralmente, trata-se de um público mais e prioritariamente masculine. Assim, o Onis Effect traz a sugestão de um visual esportivo com mudanças nos pacotes de equipamentos e acabamentos. Já as rodas são de alumínio aro 15 com acabamento exclusivo em cinza metálico escuro.
 
O modelo caracteriza-se pela aplicação de peças e detalhes exclusivos, entre eles kit aerodinâmico composto pelos spoilers frontal e traseiro e pelas saias laterais, que deixam a impressão de que o carro está mais próximo do solo.
 
O teto vem com acabamento em preto brilhante, assim como a moldura da grade frontal, os adesivos da coluna central e as capas dos retrovisores externos. Para manter o contraste do conjunto, são apenas duas opções de cores para a carroceria: o Branco Summit ou Vermelho Carmim.
 
Além desses ítens, o Onix Effect traz adesivos que remetem ao mudo do automobilismo, aplicados na grade frontal, nas laterais e na tampa do bagageiro. Existe também um emblema “Effect”, em alto relevo e acabamento cromado, que assina a versão.
 
Completam o pacote de estilo, o conjunto óptico com máscara negra, os faróis auxiliares com moldura preta e a luz de neblina na parte inferior do para-choque traseiro que passa a equipar também as versões LTZ e Activ do Novo Onix 2018.
 
Interior
 
Por dentro, também existem alterações na versão Effect. O interior é predominantemente preto, e ganha detalhes em vermelho acetinado nas molduras das saídas de ar do painel, e no contorno dos aros do volante.
 
O volante traz os controles da central multimídia e desenho exclusive na versão com a parte central com textura lisa e base reta. O revestimento dos bancos do Onix Effect é do tipo híbrido, por mesclar materiais tecido em alto relevo na região central. Tanto os assentos como os encostos são customizados por costuras na cor vermelha.
 
Como em todos os modelos da família Onix, o painel de instrumentos traz o velocímetro digital, mas o conta-giros traz grafismo customizado com padronagem que remete aos adesivos do exterior.
 
Um dos pilares que sempre orientou o projeto do Onix, foi a usabilidade. A oferta de porta-objetos é ampla com 15 porta-objetos. Além disso, o interior é trabalho para dar a sensação de um carro de categoria superior. O Onix preserva o conceito de Dual Cockpit encontrado em outros modelos da marca. Na frente, notam-se vários porta-objetos no painel e no console central. Outro detalhe que chama a atenção são os mostradores analógicos e digitais. Esse estilo de painel foi inspirado em motos esportivas. O painel vem com iluminação LED na tonalidade “Ice Blue”.
 
O porta-luvas merece atenção pelo inteligente desenho, com a tampa do porta-luvas abrindo para cima. É possível acessar o compartimento sem o incomodo da tampa bater nas pernas do passageiro da frente. Além disso, o porta-luvas é grande o suficiente para abrigar uma bolsa feminina. O porta-malas com 280 litros está na média da categoria, e a abertura da tampa pode ser feita pelo telecomando da chave.
 
Equipamentos
 
O Onix Effect tem um bom pacote de equipamentos. Ele conta com faróis com guias em LED, lanterna traseira de neblina, direção com assistência elétrica progressiva, retrovisores externos com ajuste elétrico, computador de bordo, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e sensor de estacionamento traseiro.
 
Dentro dos itens mais tradicionais, o Onix Effect traz ar-condicionado com controle manual; travas e vidros elétricos com controle remoto; banco do motorista com ajuste de altura e coluna de direção com regulagem de altura (não tem profundidade).
 
Também faz parte do pacote o multimídia MyLink com tela sensivel ao toque. O sistema, além de conexão por porta USB e Bluetooth, faz a integração com o sistema Android Auto e Apple Car Play. Aliás, como o sistema MyLink do Onix não traz o GPS embarcado, a Única forma de utilizar navegação GPS no veículo, é através da integração do Android Auto, usando o Google Maps. A navegação por integração na central não está disponível no Apple Car Play.
 
Em relação a versão LTZ, o Onix Effect perdeu o controle de cruzeiro, o acinamento elétrico dos vidros traseiros e o câmbio automático de seis marchas. Não existem opcionais de fábrica no Onix Effect. O senão entre os equiopamentos do Onix é o fato dele vir equipado com um estepe de uso “temporário”, que é mais fino que os pneus normais do carro.
 
Exclusivo sistema OnStar
 
O Onix Effect é o único hatch-back compacto a oferecer o sistema de telemática avançado OnStar. Ele oferece serviços de concierge, emergência, recuperação veicular, diagnóstico avançado, navegação por setas e aplicativo que permite comandar diversas funções do veículo pelo smartphone. Veja o video complete disso AQUI!
 
Motor e câmbio
 
Um importante diferencial do Onix Effect é justamente o fato dele ser o compacto de visual esportivo, mais econômico da categoria. Ele recebe duplo “A” no programa de eficiência energética pelo Inmetro, tanto na categoria, quanto na classificação geral.
 
De acordo com os números do teste padrão, o carro percorre 8,6 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, os números são 10,2 km/l e 14,9 km/l, respectivamente. Mas esses são numerous do teste. Em nossa avaliação na estrada, com gasoline, o modelo superou os 17 km/l, com velocidade media de 110 km/h, ar-condicionado ligado e duas pessoas no veículo.
 
O Onix Effect é equipado com a recém-lançada geração ECO do motor 1.4 litro – 8 válvulas Flex SPE/4. Ele entrega até 106 cavalos de potência (etanol) ou 98 cavalos na gasolina, junto com a transmissão manual de seis marchas. Essa marcha extra em relação ao Onix anterior, contribui para o melhor conforto acústico, já que se transita em rotações mais baixas na estrada. A velocidade máxima é de 180 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em até 10,5 segundos.

Preço

A garantia do veículo é de três anos sem limite de quilometragem. A linha 2018 do Onix já está disponível nas concessionárias Chevrolet do grupo Andreta, nas cidades de Campinas (duas lojas com nome Adara), e em Junduaí (loja Spassus). Mais informações em www.grupoandreta.com.br. O preço sugerido do Onix Effect é de R$ 54.990.
 
Linha Onix 2018 mais equipada
 
As demais versões da linha 2018 do Onix também trazem novidades. O modelo de entrada Joy passa a ser comercializado apenas na configuração Conforto, que traz travas e vidros elétricos, ar-condicionado, direção elétrica, painel com velocímetro digital e conta-giros, cinto do motorista com regulagem de altura, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e alarme, entre outros itens.
 
As versões LTZ e Activ do Novo Onix ganham a luz de neblina na parte inferior do para-choque traseiro. Há ainda uma nova opção cor de carroceria: o Imperial Blue, um tom escuro de azul.