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Avaliação Fiat Toro Volcano (diesel)

Avaliação Fiat Toro Volcano (diesel)

A picape intermediária mais completa e avançada da categoria

O mercado de picapes sofreu uma verdadeira revolução com a chegada das picapes intermediárias. Com capacidade de carga próxima as oferecidas nas picapes médias, espaço interno com o mesmo conforto dessas picapes, mas com uma dirigibilidade muito mais agradável, e pacote tecnológico avançado, esse produto tomou a cena rapidamente. Hoje, existem apenas duas opções entre as picapes intermediárias: Renault Duster Oroch e a Fiat Toro. Ainda que concorrentes na teoria, são bem diferentes na prática. A Oroch faz as vezes de uma picape mais barata, com foco no custo-benefício, enquanto a Toro é um produto mais sofisticado e arrojado. Aliás, a Toro tem uma versão que surpreende até os mais exigentes. Trata-se da versão Volcano (topo de linha) que sai recheada de equipamentos exclusivos, foco dessa avaliação.
 
A Fiat Toro Volcano é realmente um passo além, entre as picapes intermediárias. A Toro é uma picape derivada do Jeep Renegade. Fabricada no Polo Automotivo Jeep, em Goiana - PE (a mais moderna fábrica da FCA no mundo), a Toro dá um salto qualitativo em relação aos demais produtos da Fiat. Muito do que a FCA aprendeu com o bem-sucedido Jeep Renegade, foi aplicado na Fiat Toro. A Toro une qualidades de SUV, picape e de um sedan, tudo num mesmo produto. Aliás, a marca batiza de Sport Utility Pick-up (SUP).
 
Como a Toro utiliza a mesma plataforma do Renegade, ela tem o porte, a altura e a ergonomia interna muito parecida com o produto da Jeep. Aliás, a robustez também é bastante similar. Mas a Toro consegue garantir o conforto digno de um automóvel, e a praticidade e espaço de uma picape cabine dupla de quatro portas, com espaço para até cinco pessoas, além de capacidade para transportar até uma tonelada.
 
A Toro conta com opções de motores, sendo flex e diesel. A versão Volcano sai equipada exclusivamente com motor 2.0 litros turbo diesel, e o sofisticado câmbio automático de 9 marchas. Essa também é a versão para quem precisa usar a picape em terrenos mais acidentados, pois também faz parte do pacote, a tração 4x4.
 
Fato muito importante que a Toro é uma picape construída com estrutura monobloco (igual aos automóveis) de alta resistência. Diferente das picapes médias que utilizam construção de cabine sobre chassi, a estrutura monobloco garante maior conforto e melhor dirigibilidade.
 
A Fiat Toro foi construída sobre a plataforma global Small-Wide. Como se trata de uma plataforma modular e flexível, ela foi ampliada para gerar uma carroceria maior, com caçamba, formando uma reforçada estrutura monobloco. Ela utiliza mais de 85% de materiais nobres, como o aço de alta resistência avançado.
 
Ampla capacidade de carga
 
A Fiat Toro é a primeira picape do Brasil com tampa da caçamba bipartida. Ela tem duas portas que se abrem lateralmente, com a possibilidade de abertura de somente uma delas. Esse formato facilita muito o acesso ao compartimento de cargas. Sua grande caçamba (820 litros) pode carregar até 1.000 kg de carga.
 
Visual arrojado
 
O design é um ponto forte da Toro. Com visual inédito entre às picapes, a Toro traz inspiração do Jeep Cherokee. O grupo ótico superior tem um formato ousado e muito atraente. Ele traz as luzes de posição (iluminadas por LEDs) e de indicador de direção. Ele também pode contar com a luz DRL (Daytime Running Lamp), com iluminação a LEDs de alta intensidade. Já o segundo grupo ótico é responsável pelas funções de iluminação de profundidade (ou faróis principais).
 
Na traseira, além da porta da caçamba bipartida com fechadura elétrica, as lanternas traseiras iluminadas parcialmente em LEDs, também inovam com o posicionamento horizontal.
 
Interior sofisticado
 
Além do requinte, nota-se boa ergonomia e a sensação da qualidade de um carro de categoria superior. O ambiente interno é amplo e requintado. Detalhes como o volante, alguns consoles e instrumentação (como controles do ar-condicionado) são bem semelhantes ao Jeep Renegade. Porém, a Toro consegue ter identidade própria, fazendo jus a um novo produto sob a marca Fiat. Detalhes internos como elementos em cromo acetinado, composições de cores e revestimento em couro nos volantes, criam um ambiente harmônico.
 
Com carroceria e bancos elevados, a sensação é de se dirigir um SUV. Os bancos são anatômicos, e o motorista conta com regulagem elétrica. E com o amplo espaço interno, os passageiros nos bancos traseiros viajam muito confortáveis, sem a sensação de estar numa picape. Para completar, o porta-objetos no console é refrigerado, e as laterais do painel têm luzes noturnas. Outro destaque é que a picape pode oferecer teto-solar, um opcional incomum em picapes.
 
Tecnologia embarcada
 
Nessa versão topo de linha, está presente um quadro de instrumentos com display colorido de alta resolução de sete polegadas, entre os marcadores com ponteiros. O volante é sempre multifuncional, com borboletas para as trocas de marcha (nas versões automáticas). Também está presente uma Central Multimídia Uconnect Touch com navegador de 5 polegadas.
 
Suspensão altamente eficiente
 
Diferente das picapes médias que usam um eixo rígido na traseira, na Toro foi utilizada uma solução realmente inteligente entre as picapes. Na traseira, utiliza-se uma suspensão multilink. Com um projeto realmente revolucionário, que monta o amortecedor inclinado em 45 graus, e utiliza molas progressivas, a Toro tem ainda esses sistemas fixados na carroceria por apoios de elementos elásticos especiais, que garantem total isolamento e silêncio para os ocupantes, mesmo em pisos esburacados.
 
Além disso, esta suspensão independente garante melhor dirigibilidade, estabilidade e agilidade em qualquer tipo de terreno ou desvio de trajetória, mesmo carregando uma tonelada de carga. A avançada solução garante que a picape seja confortável tanto descarregada, como carregada.
 
Motor turbo-diesel
 
Na versão Volcano, a Toro sempre traz o motor 2.0 litros Turbodiesel - 16V. Esse é exatamente o mesmo motor que equipa o Jeep Renegade na versão diesel. Utilizando turbo com geometria variável, e injeção direta sequencial tipo Common Rail, ele tem potência máxima de 170 cv (à 3.750 RPM) e mostra o excepcional torque de 35,7 kgfm logo depois da marcha lenta, a apenas 1.750 rpm. Destaque para o baixo nível de vibração desse motor diesel.
 
Câmbio automático de 9 marchas
 
Como ela é equipada com o câmbio automático de nove marchas, a Toro usa normalmente da segunda a nona marcha, para andar no dia a dia. A primeira marcha do câmbio só é utilizada quando se aciona o bloqueio da tração 4x4, ou então quando o veículo vai arrancar em uma ladeira com mais de 15% de inclinação. Com tantas marchas, a rotação fica realmente reduzida quando a picape trafega à 120 km/h, na estrada, em velocidade constante. A rotação fica pouco abaixo de 2 mil RPM. Isso melhora bastante o conforto, e ajuda na economia de combustível.
 
Desempenho
 
A enorme oferta de marchas garante muito agilidade a Toro. Não importa a situação, o motorista tem sempre a sensação de disposição do conjunto motor-câmbio. Qualquer acelerada mais forte, visando uma retomada, é prontamente atendida. A picape não decepciona em nenhuma situação de uso. O seu 0 à 100 km/h é de expressivos 10 segundos! E a velocidade máxima é de 188 km/h.
 
Sobre o consumo, num uso moderado, podemos falar em até 10 km/l na cidade. Já na estrada, em velocidade constante, é possível superar a marca de 14 km/l.
 
Tração 4x4
 
Basicamente, o sistema da Toro utiliza a tração nas rodas dianteiras (4x2), transferindo a força para as traseiras (4x4), quando necessário. O sistema de tração da Fiat Toro é capaz de enviar até 20 kgfm de torque para as rodas traseiras (se for preciso) para otimizar a aderência. Mas existem alguns diferenciais, como a presença do sistema de reduzida. Assim, o sistema consegue entregar performance muito parecida com os sistemas mais tradicionais de 4x4, com a vantagem de melhorar a dirigibilidade do veículo.
 
Por isso, a Toro apresenta o eixo traseiro e unidade de transferência de força (PTU) totalmente desconectáveis. Isso alivia a transmissão quando a tração nas quatro rodas não é necessária e, desse modo, economiza combustível. Assim que a tração 4x4 se faz necessária, ela é acionada instantaneamente. Segundo a engenharia da Fiat, basta apenas um giro de 270 graus (3/4 de uma volta) de uma das rodas dianteiras em falso, para o sistema acoplar automaticamente o eixo traseiro. Tudo isso é apoiado pelo programa de estabilidade eletrônico, que distribui a tração entre as rodas, atuando individualmente sobre os freios do veículo, em cada uma das rodas.
 
Mais equipamentos e muita segurança
 
A Toro vem sempre equipada com direção dotada de assistência elétrica. Isso garante mais suavidade nas manobras em baixa velocidade, e maior precisão no uso rodoviário. Além disso a Toro traz o melhor da segurança ativa. Exemplos disso são os controles de estabilidade e de tração de série. O ESC (controle de estabilidade), está integrado ao ASR (que monitora a tração), e o TTC que gerencia a transferência de torque para as rodas.
 
Para sair em uma subida, nem é necessário manter o pé no freio, já que o Hill Holder mantém o Fiat Toro imóvel até a arrancada. E no fora de estrada existe o auxílio do HDC (Hill Descent Control), que controla eletronicamente a velocidade em descidas íngremes em terrenos acidentados.
 
Ele também chega com sistemas de segurança passiva, como as linhas de deformação pré-programadas de várias áreas da carroceria (com diferentes tipos de aço), feitas para absorver impactos, ou volante EAS (Energy Absorbing System), que também retém energia em acidentes.
 
A Fiat Toro Volcano vem com sete air bags: air-bags frontais dianteiros, laterais (side bags), de janelas (window bags) e também o de joelhos (knee bags). Também está presente a fixação de cadeiras de crianças, com sistema Isofix.
 
Também disponível está a chave canivete com telecomando. Basta que ela esteja na mão ou no bolso do motorista para que a entrada e a partida do motor estejam liberadas pelo Easy Entry/Keyless Entry 'N' Go, sem a necessidade da chave.
 
Outro recurso presente é a função Remote Start, que permite dar a partida da picape a distância, já acionando o ar-condicionado. Mas a porta não destranca, até o motorista chegar perto do veículo com a chave. E sem a chave, o câmbio não sai da posição Park, mesmo que o motor esteja ligado.
 
Pós-venda inovador
 
O Fiat Toro chega com 3 anos de garantia de fábrica completa. Mas também traz um novo conceito de serviço: o cliente poderá optar pela extensão desta garantia para mais um ou dois anos, desta forma, o veículo poderá ter cobertura até o seu quinto ano de uso.
 
Outra comodidade que a marca inaugurou com o Fiat Toro é o plano de revisão sob medida, onde o cliente também poderá comprar pacotes de revisões programadas de acordo com o perfil de uso e motorização de seu Fiat Toro. São pacotes de duas a dez revisões para a versão Flex e de duas a cinco revisões para as versões diesel.
 
Outra novidade é o Custom Shop, o Toro é o primeiro modelo da Fiat a usar esse conceito, em que a personalização do veículo é feita ainda na fábrica, o veículo recebe os acessórios em uma linha de customização e depois retorna aos procedimentos finais de checagem e inspeção antes da entrega do veículo. Com isto, ele ainda estende a garantia de seus acessórios para 3 anos, a mesma garantia, segurança e praticidade de um produto saído direto da linha de montagem, e com a vantagem do cliente ter escolhido seu kit de acessórios no site comercial da Fiat.
 
Mercado
 
Fato que a Fiat Toro Volcano não é muito barata. Seu preço sugerido é próximo de R$ 120 mil. Porém, conta a favor da Toro uma capacidade de carga expressiva (1.000 kg), eficiente conjunto motor e câmbio, um pacote tecnológico respeitável e ótima dirigibilidade. Para conhecer uma oferta da Toro Volcano, acesse: www.andretafiat.com.br
 
Ficha técnica
 
Fiat Toro Volcano 2.0 Turbodiesel
 
Motor: 2.0 Multijet Turbodiesel 16V
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x Curso: 83,0 x 90,4 mm
Cilindrada total: 1956 cm³
Taxa de compressão: 16,5:1
Potência máxima / regime: 170 cv / 3.750 rpm
Torque máximo / regime: 35,7 Kgfm / 1.750 rpm
Nº de válvulas por cilindro: Quatro no cabeçote
Eixo de comando de válvulas: Dois no cabeçote
 
Câmbio: Automático de 9 marchas
 
Relações de transmissão
1ª – 4,700
2ª - 2,840
3ª - 1,910
4ª - 1,380
5ª – 1,000
6ª – 0,810
7ª – 0,700
8ª – 0,580
9ª – 0,480
Ré - 3,805
Relação de transmissão do diferencial           4,334
 
Diâmetro mínimo de curva: 12,9 m
 
Peso do veículo
Em ordem de marcha:  1.871 Kg
Capacidade de Carga:   1.000 Kg
Carga máxima rebocável (sem freio): 400 Kg
 
Dimensões externas
Comprimento do veículo:  4.915 mm
Largura do veículo:          1.844 mm
Altura do veículo (vazio):  1.743 mm
Distância entre-eixos:       2.990 mm
Bitola dianteira:                1.549 mm
Bitola traseira:                 1.579 mm
Altura mínima do solo:        202 mm
Volume do porta-malas:     820 litros
Tanque de combustível:      60 litros
 
Desempenho
Velocidade máxima: 188 km/h
0 a 100 km/h: 10s0