Revista Comprecar
Avaliação: Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC
Sob a definição de cupê compacto de quatro portas, CLA250 entrega dirigibilidade divertida
Avaliação: Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC
21 de Agosto de 2017

Há cerca de 1 ano, a Mercedes-Benz trazia ao mercado brasileiro uma atualização de design, no seu cupê compacto CLA. Derivado da plataforma NGCC (plataforma de carros compactos da marca), O CLA compartilha plataforma com modelos como Classe A, Classe B e GLA. Além da estrutura básica de construção, configurações de motor e câmbio, também são compartilhadas. Tirando a linha AMG, o CLA pode ser encontrado em duas configurações principais: com motor 1.6 turbo ou motor 2.0 turbo. Nessa avaliação trazemos a versão 250, equipada com motor 2.0 turbo, transmissão robotizada de dupla embreagem 7G-DCT e a eficiente tração integral sob demanda 4MATIC.
 
Estilo
 
Falando especificamente do design, a atualização foi relativamente pequena. Isso porque o CLA já tem um visual muito bonito e estimulante. Ainda que tenha sido lançando antes da atual geração da Classe C, muitas pessoas preferem o visual do CLA, ao mais recente Classe C. Na oportunidade, o CLA recebeu novos para-choques, nova grade dianteira preta e novas rodas de liga leve.
 
Ainda que a Mercedes-Benz fale em cupê compacto, o CLA é na verdade em sedan compacto com visual mais exclusivo. Inspirado claramente no CLS, o CLA busca encantar um público mais jovem, que o sedan Classe C. Para isso, a receita é um entre-eixos mais curto e perfil mais esportivo.   
 
Interior
 
Na condição de “cupê compacto” o CLA 250 faz jus a sua proposta. O interior é o esperado para um veículo Mercedes-Benz, com acabamento muito primoroso e alta qualidade. Característica típica de modelos da plataforma NGCC, o CLA traz bancos com encostos de cabeça fixos. Isso ajuda na segurança, ao mesmo tempo que caracteriza um estilo mais esportivo.
 
É possível transportar até cinco passageiros, ainda que o ideal sejam apenas quatro, justamente pelo espaço mais limitado no banco traseiro. E essa é uma das principais diferenças do CLA para o Classe C: o espaço interno!
 
Claro que o CLA 250 não decepciona no conforto e equipamentos. Quem viaja na frente conta com ar-condicionado digital e automático de dupla zona, além de ajustes elétricos completos dos bancos, incluindo 3 memórias distintas, inclusive para o passageiro. Mesmo quem vai no banco traseiro, conta com saídas de ar-condicionado. E para todos à bordo, o CLA 250 traz também o teto solar panorâmico, que se estende até a parte de traz do veículo.
 
Motor 2.0 litros turbo
 
Exclusivamente na versão 250 do CLA, está um motor turbo à gasolina 2,0 litros com injeção direta (no CLA 200 o motor é 1,6 litro turbo). Sua potência máxima é de 211 cv (@5.550 RPM), com 350 Nm de torque máximo, já disponíveis a 1.200 RPM e plano até 4.000 RPM. Entre os destaques tecnológicos, está sistema de injeção direta. A tecnologia incorporada a este motor de quatro cilindros engloba inovações apresentadas inicialmente nos motores V6 e V8 da Classe S da Mercedes-Benz.
 
A transmissão é robotizada de dupla embreagem, com sete marchas. Com esse conjunto, o CLA 250 atinge velocidade máxima de 240 km/h (limitada eletronicamente) e chega a 100 km/h em 6,5 segundos.
 
Tração integral 4MATIC
 
Outra exclusividade do modelo é a tração integral 4MATIC, que distribui a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro conforme as condições de pista e situações de condução, proporcionando mais segurança em curvas com piso de baixa aderência.
 
O comportamento dinâmico do CLA 250 Sport é garantido também pela suspensão esportiva e ressaltado visualmente pelo kit AMG. Além disso, o modelo também oferece diversos itens de conforto, como espelhos com rebatimento elétrico e retrovisor interno antiofuscante. Na versão 250 os pneus são mais largos com medida 235/40 R18.
 
O pacote visual AMG Sport ressalta o design externo e interno do modelo, combinando alguns elementos, como cintos de segurança em vermelho, círculos vermelhos ao redor das saídas de ar condicionado, volante esportivo com base achatada, pinças de freio vermelhas, para-choques com design esportivo com entradas de ar mais proeminentes, saídas de ar do escapamento duplas cromadas, difusores no para-choque traseiro e detalhes em vermelho no para-choque dianteiro e traseiro.
 
Direção precisa
 
Outro importante item é a direção com assistência elétrica Direct Steer. Esse sistema de assistência de direção proporciona melhor sensibilidade, em comparação com sistemas tradicionais hidráulicos. O sistema permite várias funções de assistência ativadas pela unidade de controle do ESP (electronic stability control - programa eletrônico de estabilidade).  Entre elas estão o contra esterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais e inclinação lateral da estrada.
 
Active Park Assist
 
O CLA 250 Sport também traz de série o sistema de estacionamento autônomo Active Park Assist com Parktronic. O sistema ajuda o motorista a estacionar o veículo em vagas. Quando acionado, o motorista escolhe o lado da manobra com a luz de seta. Ao passar pela vaga, o Park Assist mede o espaço e informa a viabilidade da manobra. O motorista confirma a operação através de uma tecla do computador de bordo, no volante. A partir daí, basta controlar apenas o freio e acelerador, que o volante vira sozinho até o estacionamento completo do veículo. O CLA traz ainda a câmera traseira com linhas auxiliares dinâmicas.
 
Faróis de alta performance em LEDs de série
 
Outro destaque no CLA são os faróis LED High Performance. Sua temperatura de cor é mais próxima da luz do dia que a dos faróis de xenônio ou alógenos e, por isso, causa menos cansaço visual e é mais confortável para o motorista à noite. Os faróis baixos de LED, com 34 watts, têm um consumo de energia muito baixo - cerca de 60% menos que os de xenônio e perto de 70% abaixo dos alógenos. Os faróis baixos usam tecnologia de projeção LED, enquanto os faróis altos usam tecnologia de reflexão LED.
 
Os indicadores de direção, luzes de condução diurna e as lanternas utilizam cabos de fibras óticas multifuncionais, que também são usados para a função \"Coming Home\". Todas as luzes usam tecnologia LED: durante toda a vida útil do veículo não é preciso trocar nenhuma lâmpada.
 
Os faróis LED High Performance são combinados a lanternas traseiras com controle automático de intensidade. Elas reduzem o efeito de ofuscamento para os veículos que vêm atrás. O brilho das luzes de freios e piscas é regulado em três estágios: dia, condução noturna e parada noturna.
 
Muita segurança
 
Presente também, o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST, que alerta o motorista quando detecta sinais de desatenção, sugerindo uma parada para descanso.
 
O sistema de frenagem adaptativo concentra, além de suas funções básicas, o controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em subidas, pré-carregamento em situações de emergência, secagem automática na chuva e a função HOLD, que mantém o veículo parado no tráfego sem necessidade de o motorista manter o pedal do freio acionado.
 
Sete airbags garantem a segurança passiva em caso de acidente. Além dos dois dianteiros, para o motorista e o passageiro, o CLA traz dois airbags laterais na frente, airbags tipo cortina, que protegem as 4 janelas do veículo, e um airbag para proteger os joelhos do motorista.
 
Conectividade
 
A atual geração do CLA250 traz um display maior para o sistema de multimídia, com 8 polegadas. Ele conta com a integração Apple CarPlay para smartphones iPhone. Assim, o Apple CarPlay é capaz de ler mensagens de texto e enviar respostas ditadas pelo motorista. Também está disponível o suporte ao Android Auto, integrando inclusive o APP Waze, diretamente na central do veículo.
 
Além disso, na versão 250, o sistema conta com sistema de GPS embarcado fornecido pela Garmin. Com ótima precisão de mapas, o sistema é programado pelos controles que ficam no console central do veículo, entre os bancos dianteiros. Não está disponível a tela sensível ao toque no multimídia. Aliás, o console central traz mais alguns porta-objetos, uma vez que a seleção das marchas do câmbio, são feitas por uma pequena alavanca que fica atrás do volante.

Preço

O CLA 250 Sport tem preço de R$ 230.900, já a sua versão de entrada CLA 200 ff tem preço de R$ 172.900. O modelo pode ser encontrado CB Motors que fica na Av. Antônio Frederico Ozanan, 3837 – Jundiaí. Mais informações pelos telefones (11) 3395-4050 ou (11) 9432-97709. Para conhecer outras ofertas da CB Motors, clique AQUI.

Avaliações < Voltar
Avaliação: Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC

Avaliação: Mercedes-Benz CLA 250 4MATIC

Sob a definição de cupê compacto de quatro portas, CLA250 entrega dirigibilidade divertida

21 de Agosto de 2017

Há cerca de 1 ano, a Mercedes-Benz trazia ao mercado brasileiro uma atualização de design, no seu cupê compacto CLA. Derivado da plataforma NGCC (plataforma de carros compactos da marca), O CLA compartilha plataforma com modelos como Classe A, Classe B e GLA. Além da estrutura básica de construção, configurações de motor e câmbio, também são compartilhadas. Tirando a linha AMG, o CLA pode ser encontrado em duas configurações principais: com motor 1.6 turbo ou motor 2.0 turbo. Nessa avaliação trazemos a versão 250, equipada com motor 2.0 turbo, transmissão robotizada de dupla embreagem 7G-DCT e a eficiente tração integral sob demanda 4MATIC.
 
Estilo
 
Falando especificamente do design, a atualização foi relativamente pequena. Isso porque o CLA já tem um visual muito bonito e estimulante. Ainda que tenha sido lançando antes da atual geração da Classe C, muitas pessoas preferem o visual do CLA, ao mais recente Classe C. Na oportunidade, o CLA recebeu novos para-choques, nova grade dianteira preta e novas rodas de liga leve.
 
Ainda que a Mercedes-Benz fale em cupê compacto, o CLA é na verdade em sedan compacto com visual mais exclusivo. Inspirado claramente no CLS, o CLA busca encantar um público mais jovem, que o sedan Classe C. Para isso, a receita é um entre-eixos mais curto e perfil mais esportivo.   
 
Interior
 
Na condição de “cupê compacto” o CLA 250 faz jus a sua proposta. O interior é o esperado para um veículo Mercedes-Benz, com acabamento muito primoroso e alta qualidade. Característica típica de modelos da plataforma NGCC, o CLA traz bancos com encostos de cabeça fixos. Isso ajuda na segurança, ao mesmo tempo que caracteriza um estilo mais esportivo.
 
É possível transportar até cinco passageiros, ainda que o ideal sejam apenas quatro, justamente pelo espaço mais limitado no banco traseiro. E essa é uma das principais diferenças do CLA para o Classe C: o espaço interno!
 
Claro que o CLA 250 não decepciona no conforto e equipamentos. Quem viaja na frente conta com ar-condicionado digital e automático de dupla zona, além de ajustes elétricos completos dos bancos, incluindo 3 memórias distintas, inclusive para o passageiro. Mesmo quem vai no banco traseiro, conta com saídas de ar-condicionado. E para todos à bordo, o CLA 250 traz também o teto solar panorâmico, que se estende até a parte de traz do veículo.
 
Motor 2.0 litros turbo
 
Exclusivamente na versão 250 do CLA, está um motor turbo à gasolina 2,0 litros com injeção direta (no CLA 200 o motor é 1,6 litro turbo). Sua potência máxima é de 211 cv (@5.550 RPM), com 350 Nm de torque máximo, já disponíveis a 1.200 RPM e plano até 4.000 RPM. Entre os destaques tecnológicos, está sistema de injeção direta. A tecnologia incorporada a este motor de quatro cilindros engloba inovações apresentadas inicialmente nos motores V6 e V8 da Classe S da Mercedes-Benz.
 
A transmissão é robotizada de dupla embreagem, com sete marchas. Com esse conjunto, o CLA 250 atinge velocidade máxima de 240 km/h (limitada eletronicamente) e chega a 100 km/h em 6,5 segundos.
 
Tração integral 4MATIC
 
Outra exclusividade do modelo é a tração integral 4MATIC, que distribui a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro conforme as condições de pista e situações de condução, proporcionando mais segurança em curvas com piso de baixa aderência.
 
O comportamento dinâmico do CLA 250 Sport é garantido também pela suspensão esportiva e ressaltado visualmente pelo kit AMG. Além disso, o modelo também oferece diversos itens de conforto, como espelhos com rebatimento elétrico e retrovisor interno antiofuscante. Na versão 250 os pneus são mais largos com medida 235/40 R18.
 
O pacote visual AMG Sport ressalta o design externo e interno do modelo, combinando alguns elementos, como cintos de segurança em vermelho, círculos vermelhos ao redor das saídas de ar condicionado, volante esportivo com base achatada, pinças de freio vermelhas, para-choques com design esportivo com entradas de ar mais proeminentes, saídas de ar do escapamento duplas cromadas, difusores no para-choque traseiro e detalhes em vermelho no para-choque dianteiro e traseiro.
 
Direção precisa
 
Outro importante item é a direção com assistência elétrica Direct Steer. Esse sistema de assistência de direção proporciona melhor sensibilidade, em comparação com sistemas tradicionais hidráulicos. O sistema permite várias funções de assistência ativadas pela unidade de controle do ESP (electronic stability control - programa eletrônico de estabilidade).  Entre elas estão o contra esterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais e inclinação lateral da estrada.
 
Active Park Assist
 
O CLA 250 Sport também traz de série o sistema de estacionamento autônomo Active Park Assist com Parktronic. O sistema ajuda o motorista a estacionar o veículo em vagas. Quando acionado, o motorista escolhe o lado da manobra com a luz de seta. Ao passar pela vaga, o Park Assist mede o espaço e informa a viabilidade da manobra. O motorista confirma a operação através de uma tecla do computador de bordo, no volante. A partir daí, basta controlar apenas o freio e acelerador, que o volante vira sozinho até o estacionamento completo do veículo. O CLA traz ainda a câmera traseira com linhas auxiliares dinâmicas.
 
Faróis de alta performance em LEDs de série
 
Outro destaque no CLA são os faróis LED High Performance. Sua temperatura de cor é mais próxima da luz do dia que a dos faróis de xenônio ou alógenos e, por isso, causa menos cansaço visual e é mais confortável para o motorista à noite. Os faróis baixos de LED, com 34 watts, têm um consumo de energia muito baixo - cerca de 60% menos que os de xenônio e perto de 70% abaixo dos alógenos. Os faróis baixos usam tecnologia de projeção LED, enquanto os faróis altos usam tecnologia de reflexão LED.
 
Os indicadores de direção, luzes de condução diurna e as lanternas utilizam cabos de fibras óticas multifuncionais, que também são usados para a função \"Coming Home\". Todas as luzes usam tecnologia LED: durante toda a vida útil do veículo não é preciso trocar nenhuma lâmpada.
 
Os faróis LED High Performance são combinados a lanternas traseiras com controle automático de intensidade. Elas reduzem o efeito de ofuscamento para os veículos que vêm atrás. O brilho das luzes de freios e piscas é regulado em três estágios: dia, condução noturna e parada noturna.
 
Muita segurança
 
Presente também, o sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST, que alerta o motorista quando detecta sinais de desatenção, sugerindo uma parada para descanso.
 
O sistema de frenagem adaptativo concentra, além de suas funções básicas, o controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em subidas, pré-carregamento em situações de emergência, secagem automática na chuva e a função HOLD, que mantém o veículo parado no tráfego sem necessidade de o motorista manter o pedal do freio acionado.
 
Sete airbags garantem a segurança passiva em caso de acidente. Além dos dois dianteiros, para o motorista e o passageiro, o CLA traz dois airbags laterais na frente, airbags tipo cortina, que protegem as 4 janelas do veículo, e um airbag para proteger os joelhos do motorista.
 
Conectividade
 
A atual geração do CLA250 traz um display maior para o sistema de multimídia, com 8 polegadas. Ele conta com a integração Apple CarPlay para smartphones iPhone. Assim, o Apple CarPlay é capaz de ler mensagens de texto e enviar respostas ditadas pelo motorista. Também está disponível o suporte ao Android Auto, integrando inclusive o APP Waze, diretamente na central do veículo.
 
Além disso, na versão 250, o sistema conta com sistema de GPS embarcado fornecido pela Garmin. Com ótima precisão de mapas, o sistema é programado pelos controles que ficam no console central do veículo, entre os bancos dianteiros. Não está disponível a tela sensível ao toque no multimídia. Aliás, o console central traz mais alguns porta-objetos, uma vez que a seleção das marchas do câmbio, são feitas por uma pequena alavanca que fica atrás do volante.

Preço

O CLA 250 Sport tem preço de R$ 230.900, já a sua versão de entrada CLA 200 ff tem preço de R$ 172.900. O modelo pode ser encontrado CB Motors que fica na Av. Antônio Frederico Ozanan, 3837 – Jundiaí. Mais informações pelos telefones (11) 3395-4050 ou (11) 9432-97709. Para conhecer outras ofertas da CB Motors, clique AQUI.

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!