Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Avaliação Nissan Sentra SL 2016

Avaliação Nissan Sentra SL 2016

Um sedan que valoriza a eficiência e o custo-benefício, para um cliente racional

No final de 2013 a Nissan começou a comercializar oficialmente no Brasil a atual geração do Sentra. Com modificações profundas no visual, além de muitas melhorias em sua estrutura, o modelo ganhou força para conquistar um lugar ao sol, no competitivo segmento de sedans médios. Aliás, no ano de 2015, o Sentra foi o terceiro sedan mais vendido no Brasil.
 
Recentemente, o sedan Sentra chegou à linha 2016 com algumas mudanças. Entre os destaques esta a inclusão de mais tecnologia, além do lançamento da série especial Unique. Entre os destaques tecnológicos, está o controle de estabilidade e o sistema multimedia com suporte a plataforma de mídias sociais Nissan Connect.
 
Avaliado aqui na versão topo de linha SL, o Sentra mostra um conjunto evoluído, além de ser um carro que apresenta um excelente custo-benefício para quem busca um sedan eficiente e confortável. Mas antes da avaliação, vamos falar das novidades.
 
Controles de estabilidade e tração
 
Entre as grandes novidades do Sentra 2016, estão os controles de tração e estabilidade (VDC), presentes equipamentos de série a partir da versão SV. Trata-se de importante incremento na segurança, deixando o Sentra em linha com o que o mercado oferece de melhor na categoria. Cabe destacar, que o Toyota Corolla, nem na versão topo de linha, oferece o controle de estabilidade.
 
O VDC (que engloba os controles de estabilidade e tração) tem como principal objetivo auxiliar o moto rista em situações onde acontece à perda da dirigibilidade, como o carro derrapando numa curva escorregadia. O sistema eletrônico trabalha diretamente nos freios ABS, e no pedal do acelerador para controlar o torque das rodas. Esse sistema fornecido pela Bosch, monitora constantemente os movimentos de condução e frenagem por meio de sensores espalhados pelo veículo. Ao perceber qualquer variação fora do padrão, o VDC age compensando-a com a redução da velocidade dos giros do moto r e aplicando pressão no freio da roda que está perdendo aderência. Adicionalmente, o controle de tração percebe também se há deslizamento das rodas para responder instantaneamente e ajudar a reduzir a aceleração, recuperando o controle do carro. O moto rista percebe quando o VDC está em funcionamento pelo indicador “SLIP” no painel de instrumentos, que pisca para indicar condições de pavimento escorregadias.
 
Outro detalhe importante, é que as versões SL e Unique, contam ainda com seis airbags de fábrica, ampliando ainda mais a segurança.
 
Mais conectividade
 
Outro diferencial do Nissan Sentra 2016 é a incorporação do sistema Nissan Connect (já visto no Nissan New March), plataforma global da marca japonesa para a conectividade do carro com apps de smartphones, como item de série para a versão SL e Unique. O pacote de serviço do Nissan Connect é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. É importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com o pacote de dados e do cadastro no app.
 
Baixando um app no smartphone, o cliente pode utilizar algumas funções do Facebook, diretamente na tela da central. Também pode realizar pesquisas pelo Google Search. No Facebook é possível acompanhar o feed de notícias, realizar checkins e até confirmar eventos e programar o navegador GPS do carro para ir direto ao local do evento.
 
GPS com tela sensível
 
Outro destaque é a central multimedia com sistema de GPS embutido, e tela sensível ao toque. Isso facilita muito sua utilização. Também aceita CDs e arquivos no formato MP3 e tem conectividade com pendrives e entrada do tipo P2, para o uso de MP3 Players com cabo. Existe também a conectividade Bluetooth, para uso de viva-voz com celulares. Vale destacar que o mapa dessa central está num cartão do tipo SD Card que pode ser facilmente retirado. Assim, uma futura atualização de mapas é bem mais fácil de ser realizada. Essa central incluiu a câmera de ré. Além dos detectores de obstáculo, o moto rista consegue ver o que tem atrás do carro, durante a manobra.
 
Interior
 
Internamente, o Sentra se mostra funcional. Para começar, o painel de instrumentos é bonito, com iluminação na cor branca. Destaque para um indicador de economia que mede a forma como o moto rista esta acelerando, através de uma barra de leds. O moto rista consegue melhorar consideravelmente o consumo, se dirigir mantendo a essa barra sempre com o maior número de leds acessos.
 
O volante traz alguns controles. Um deles é exclusivo para acessar as informações do computador de bordo. Ainda estão presentes os controles do som e controle de cruzeiro. Ainda que o Sentra ofereça controles elétricos nos vidros, apenas o do moto rista conta com a função de simples toque.
 
A oferta de porta-objetos é suficiente. Existem porta-latas em todas as portas e entre os bancos dianteiros. Tanto o porta-luvas, como o porta-objetos entre os bancos dianteiros são espaçosos. Os mais atentos vão observar que o Sentra não tem mais cinzeiro. No lugar, um pequeno porta-objetos com uma tomada de 12 volts.
 
O Sentra ainda oferece porta-óculos retrátil no teto. As luzes de leitura utilizam leds, para maior conforto. Outro recurso que ajuda são os parassois com extensores. Solução muito útil quando o sol esta batendo de lado.
 
Também faz parte dos pacotes de equipamentos a regulagem de altura do banco do moto rista e o espelho retrovisor eletrocrômico, que além do escurecimento automático, traz uma bússola com indicação digital.
 
O banco traseiro tem bom nível de conforto, graças ao espaço amplo para as pernas. Aliás, o Sentra esta entre os mais confortáveis da categoria, graças ao grande entre-eixos de 2,7 metros (um dos maiores da categoria). Para mais conforto tem-se um descansa-braço escamoteável com dois porta-copos. O Sentra mostra a sua versatilidade com um porta-malas realmente amplo. No total são 503 litros para bagagens.
 
Mais equipamentos
 
O Sentra SL é um carro completo. Assim, está presente o sistema de chave presencial. Com ela, é possível entrar no carro e dar a partida sem tirar a chave do bolso. Para isso, a pessoa que esta com a chave, só precisa pressionar um botão na maçaneta do carro para destrancar o veículo. E com a chave no interior do carro, basta pressionar um botão no console para dar a partida (com o pedal de freio pressionado). Porém, não existe um lugar para deixar a chave dentro do carro.
 
Outro equipamento que marca presença no Sentra é o ar-condicionado que traz ajuste digital e automático, com dupla zona. Assim, duas pessoas na frente podem ter temperaturas diferentes, para maior conforto.
 
A versão 2.0 SL traz ainda acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); airbags laterais e de cortina (seis no total) e sensor de estacionamento que atua em conjunto com a câmera de ré para facilitar as manobras e evitar colisões ou atropelamentos com alertas sonoros de proximidade; retrovisor interno eletrocrômico; controlador automático de velocidade de cruzeiro. A versão conta, opcionalmente, com teto solar com controle elétrico e sistema antiesmagamento.
 
Motor 2.0 e câmbio CVT
 
O Sentra SL esta equipado com um moto r flex 2,0 litros – 16 válvulas. Um detalhe muito interessante é que esse moto r utiliza a tecnologia flexstart. Não é necessário o uso do tanquinho adicional para a gasolina de partida. O sistema preaquece o etanol, em baixas temperaturas e garante uma partida sempre instantânea e segura. A potência máxima desse moto r é de 140 cavalos (tanto no etanol, quanto na gasolia). Já o torque máximo é de 20 kgfm. Porém esse torque só e atingido com 4.800 rpm.
 
O carro utiliza um câmbio com tecnologia CVT. Essa tecnologia oferece relações de marchas infinitas. Isso permite ao câmbio escolher sempre o melhor regime de rotação para o moto r. Dessa forma, além de não existir qualquer tranco nas acelerações (pois nunca existem trocas de marcha), o conjunto é incrivelmente confortável para a condução do carro.
 
Com esse conjunto de moto r e câmbio, o Sentra entrega bom desempenho. A velocidade máxima é de 186 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos. O modelo recebe letra “A” dentro de sua categoria, na classificação do INMETRO.
 
Dirigibilidade
 
O Sentra é um carro realmente confortável para ser dirigido. Além de não existir trancos, pois não existe troca de marcha, a suspensão completa o conjunto com suavidade. A direção vem com assistência elétrica. Isso permite realizar manobras com menos esforço, pois o volante é muito mais leve, que a maioria dos carros equipados com direção hidráulica.
 
A versão SL vem equipada com rodas de liga leve 17 polegadas e pneus nas medidas 205/50. Vale destacar que o estepe, ainda que possa ser utilizado como pneu normal, vem com roda de ferro preta.
 
Série especial Unique
 
Essa série foi criada com o objetivo oferecer exclusividade aos clientes do sedan. Posicionada no topo da gama, a novidade tem preço sugerido de R$ 88.490. Equipada com moto r 2.0 litros – 16V de 140 cavalos, o Nissan Sentra Unique mantém o conforto da versão topo de linha SL, na qual é baseada. Mas difere-se pelo acabamento claro, em uma combinação de tons cinza e bege chamada de “Greige”, dos painéis das portas e dos bancos de couro.
 
Outros detalhes dessa série especial são tapetes com a inscrição “Unique”; rodas esportivas aro 17 com desenho exclusivo; logotipo na tampa do porta-malas “Unique”; friso lateral pintado na cor da carroceria; soleiras das portas iluminadas com o nome “Sentra” gravado; automatizador dos quatro vidros com acionamento elétrico e sistema antiesmagamento, além do alarme volumétrico. Completam a lista de equipamentos do Sentra Unique a chave inteligente I-Key (que dispensa o manuseio para abertura das portas e partida do moto r) ; farois de neblina; volante revestido de couro com controle de áudio; câmera traseira com imagem no display do rádio; sistema de navegação por GPS; airbags frontais para moto rista e passageiro, laterais e de cortina; sensor de estacionamento; teto solar; controles de tração e de estabilidade e conectividade com mídias sociais por meio do Nissan Connect.
 
Preços e versões
 
Os preços de cada versão do Nissan Sentra 2016 são:
 
S - R$ 69.990,00
SV - R$ 76.990,00
SL sem teto solar - R$ 86.290,00
UNIQUE - R$ 89.990,00
 
Valores do modelo com pintura sólida.
 
Nissan em Campinas
 
Em Campinas (e região metropolitana) é a Dahruj Nissan a responsável pelo atendimento dos carros da marca Nissan. Segundo André Scinocca, gerente de venda da concessionária, a Dahruj Nissan não perde negócio, em especial para o cliente que já tem um carro da marca, e quer trocar por outro mais novo! Além disso, o gerente destaca que o momento de comprar o Sentra é agora, pois a Nissan já tem programado um aumento para o modelo, no mês de Maio.
 
A concessionária fica na Avenida Orozimbo Maia, 2655 – Cambuí - Campinas – SP. Mais informações pelo telefone (19) 3705-3001. Ou conheça uma oferta de Nissan, clicando AQUI!