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Avaliação: Novo Camaro 2017

Avaliação: Novo Camaro 2017

Embora não pareça, só o nome é igual em relação ao modelo anterior

Na figura de superesportivo de maior sucesso no Brasil, o novo Camaro chega à sua sexta geração completamente repaginado. Do modelo anterior, o Camaro 2017 manteve somente duas peças: a gravata dourada da Chevrolet e o emblema SS que identifica a versão. Ainda que a evolução seja total, o estilo “Muscle Car” que consagrou o modelo anterior foi mantido, porém com uma linguagem mais moderna.
 
O novo motor V8 de 6.2 litros veio da Corvette. Outra novidade é a transmissão automática de 8 marchas com sistema Active Select. Faz parte também um intensificador de som do motor para a cabine, que torna o ronco mais envolvente à medida que o giro sobe.
 
A cabine do Camaro 2017 está mais refinada, com recursos como: painel customizável, Heads-up Display, multimídia Mylink compatível com Android Auto e Apple Car Play, alto-falantes Bose, carregador wireless para smartphone, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação + ajuste elétrico e memória, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.
 
O cupê da Chevrolet adiciona ainda seletor de modo de condução (Drive Mode Selector), sistema de vetorização do torque, freios de alta performance Brembo com assistência de frenagem de urgência, alertas anti-distração, oito airbags, pneus mais largos, teto solar, faróis de xenônio e lanternas com LEDs.
 
Tecnologias avançadas
 
Aproximadamente 70% dos componentes do novo Camaro foram desenvolvidas especificamente para o carro. Ele está estruturalmente 28% mais rígido, e 83 kg mais leve. A distribuição de peso é praticamente idêntica entre os dois eixos. Isso melhora muito a dirigibilidade do veículo. No atual projeto é intenso o uso de materiais nobres, como o aço de alta resistência, e alumínio em diversos componentes do veículo.
 
Também visando a melhor dirigibilidade, a suspensão foi amplamente modificada. Agora, o conjunto dianteiro agora é multi-link McPherson com geometria específica, barra estabilizadora e pivô duplo, enquanto o traseiro é do tipo independente com cinco braços, desenhado para proporcionar melhor controle do veículo, e não deixar a carroceria empinar em acelerações bruscas, ou tombar em curvas fortes.
 
Os freios de alta performance são da marca Brembo, e trazem discos ventilados de 345 mm na dianteira e 338 mm na traseira, todos com pinças de quatro pistões. Contam com assistência antiblocante (ABS), distribuição da força de frenagem (EBD) e frenagem de urgência (PBA). Esse último aumenta a pressão sobre os freios, quando o motorista não aplica a força necessária.
 
Pneus esportivos Run Flat
 
Os pneus são mais largos atrás, onde está a tração. As medidas são 245/40 ZR20 (Dianteiros) e 275/35 ZR20 (Traseiros). Por serem do tipo Run Flat, podem rodar, emergencialmente, mesmo furados, numa distância máxima de 80 km, à uma velocidade máxima de 80 km/h. As rodas são de alumínio aro 20 polegadas.
 
Assistência Eletrônica na Condução
 
Para auxiliar o motorista em uma pilotagem orientada à performance, o Novo Camaro traz uma série de tecnologias: sistema de vetorização do torque, controle de tração e de estabilidade e um inédito seletor com quatro modos de condução (Passeio, Esportivo, Neve, Pista), que configura diversos parâmetros do veículo. Muda desde a sensibilidade do pedal do acelerador e do volante, passando pelo mapeamento da transmissão até a cor da ambientação da cabine.
 
O modo passeio é a escolha para o dia a dia. O esportivo para uso em estradas quando se quer uma pegada mais divertida. O modo “pista” é indicado para quando o carro pode ser usado num autódromo e pista fechada. Dá para tirar todo o potencial do carro. Inclusive, o programa de estabilidade eletrônico atua de forma atrasada, para permitir algum escorregamento das rodas, em arrancadas ou saídas em curva. E o modo “neve” ainda tem a sua serventia no Brasil. Pode ser usado em piso de paralelepípedo molhado, ou estradas escorregadias e sinuosas com chuva. Esse modo diminui a tração do carro, deixando ele bem mais suave e controlável.
 
Outro destaque é o avançado sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração. Ou seja, ele limita a roda que esta escorregando com o sistema de freio, transferindo a tração para a outra que tem mais contato. Geralmente, o sistema atua na roda de tração que esta no lado interno da curva.
 
Alteração no tamanho
 
O novo Camaro teve suas dimensões alteradas. Ele ficou mais baixo e compacto que o anterior, visando melhor performance.
 
                                  6a Geração         5a Geração
Comprimento (mm):       4.784                   4.836
Largura (mm):               1.894                   1.917
Altura (mm):                  1.340                   1.371
Entre-eixos (mm):          2.812                   2.852
 
Visual “Muscle Car”
 
Apesar de completamente redesenhado, o Novo Camaro manteve a identidade visual que o consagrou como ícone dos “Muscle Cars”. A sexta geração do carro deixa ainda mais acentuado o efeito dos músculos esculpidos pela carroceria, que teve todas as dimensões revistas e a aerodinâmica aperfeiçoada.
 
Os faróis são agora equipados com lâmpada de xenônio, e luz diurna em LED para melhor visibilidade. Quando acessos, criam uma assinatura luminosa da marca Chevrolet. Enquanto novas entradas no capô e no parachoque servem para refrigerar os freios e o motor V8, auxiliando ainda na função aerodinâmica.
 
Na parte traseira do Novo Camaro há as tradicionais lanternas horizontais de dois elementos. Assumem aspecto futurista com o efeito dos LEDs. Já o aerofólio exclusivo do modelo SS passa a ser do tipo suspenso, sustentando por três pontos. O novo formato da peça ajudou a elevar em 50% o “downforce” traseiro.
 
Interior sofisticado
 
Seguindo o tema externo com inspiração no clássico, com adequações modernas, o quadro de instrumentos traz o “canhão” do conta-giros à esquerda e o do velocímetro à direita, ambos analógicos. Porém, uma novidade é a tela de alta definição, de oito polegadas, entre os dois mostradores. Configurável, a tela pode exibir informações adicionais de performance, de navegação, do multimídia e do computador de bordo.
 
Outra tela de oito polegadas, posicionada na parte central do painel sensível ao toque, exibe as funções da última geração do multimídia MyLink, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, comando de voz e sistema de navegação com mapas em 3D.
 
O console central foi modificado. Os comandos do sistema de ar-condicionado de dupla zona foram incorporados às molduras das saídas de ventilação, e o freio de mão passa a ter acionamento elétrico eliminando a alavanca do freio de mão.
 
Iluminação personalizável
 
O novo Camaro permite ainda escolher a cor da iluminação dos LEDs internos que contornam o multimídia, os painéis de porta e o porta-copos central. São 24 opções de cores disponíveis, configuráveis na tela do multimedia.
 
A cor do ambiente também muda quando o motorista troca os modos de condução. Na posição “Passeio”, indicado para uma condução mais tranquila, a iluminação fica azul clara. No modo “Pista”, que deixa o comportamento do carro completamente arisco, a iluminação fica vermelha.
 
Mais comodidade
 
Os bancos dianteiros ganham sistema de ventilação interno e ajuste elétrico com três opções de memória – válidas também para os retrovisores externos; enquanto o volante redesenhado traz base reta e aquecimento.
 
A linha 2017 conta ainda com partida remota pela chave ou por botão no painel, sistema de destravamento das portas por aproximação (keyless), carregador de celular wireless, sistema de som Bose, oito airbags, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e alerta de pressão e temperatura dos pneus, entre outros.
 
O SS mais potente da história com motor Corvette
 
O mais potente Camaro SS de todos os tempos traz agora o novo motor V8 - 6.2 litros, o mesmo que equipa o Corvette Stingray. Cerca de 20% dos componentes de motor foram desenvolvidos especificamente para atender às especificações do Camaro, incluindo um sistema de escapamento tubular em forma de “Y”.
 
Este moderno motor traz tecnologias de ponta como a nova geração do sistema AFM (Active Fuel Management) de desligamento automático dos cilindros. Em velocidades de cruzeiro, o sistema de gerenciamento do motor desativa metade dos cilindros para poupar combustível. Esse motor traz sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável. Com tudo isso, o carro está até 20% mais econômico.
 
Quando comparado ao anterior, o novo Camaro ganhou 55 cavalos potência e 7 kgfm de torque. Ao todo são 461 cv a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm. A tração continua sendo traseira. A transmissão automática também é completamente nova. Traz oito marchas, com trocas fluídas. O motorista pode optar trocar as marchas manualmente, por meio de aletas atrás do volante.
 
Desempenho impressionante
 
Com as novas dimensões e tecnologias, o novo Camaro acelera de 0 à 100 km/h em apenas 4,2 segundos, e tem velocidade máxima de 290 km/h (não é limitada).
 
Escapamento mais sonoro
 

O Camaro ainda traz um sistema de ressonadores que intensifica o ronco do som do motor dentro da cabine em giros mais altos – uma experiência única para os admiradores de carros esportivos.
 
A linha 2017 tem cinco opções de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branco Summit, Amarelo Lemon Peel, Vermelho Tinto e Azul Ocean.

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