Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Saveiro Trendline Cabine Dupla

Saveiro Trendline Cabine Dupla

Opção para trabalho e o lazer, numa picape compacta

Por Jorge Augusto
Fotos: Marcelo Alexandre
 
Atenta ao sucesso que a Strada fez com a versão cabine dupla, a Volkswagen apresentou recentemente (no fim do mês de Agosto) a sua resposta a Fiat. Assim, a Saveiro cabine dupla chegou às ruas brasileiras. A receita é parecida, mas com algumas soluções bem diferentes da proposta da Fiat. E nessa avaliação trazemos a versão Trendline, da nova Saveiro cabine dupla.
 
A atual família Saveiro
 
Fabricada em São Bernardo do Campo (SP), a família Saveiro passa a contar com sete configurações entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, com duas opções de moto r 1,6 litro 8v e 1,6 litro – 16v. Não existe a opção do câmbio I-Motion na Saveiro. A Saveiro cabine dupla está disponível em três pacotes: Trendline, Highline e Cross. Existe um pacote mais básico definido por Startline, porém só disponível na Saveiro cabine simples. Outro detalhe interessante, é que a versão Highline só existe na carroceria de cabine dupla.
 
Proposta eficiente
 
Seguindo uma linha mais racional, o principal destaque da picape da Volkswagen é propor uma solução de engenharia mais eficiente, na cabine dupla. O modelo chega com o compromisso de oferecer espaço para acomodar cinco adultos (três no banco traseiro). Na Fiat Strada, são apenas dois lugares.
 
A grande sacada da Saveiro Cabine Dupla é o teto elevado em relação às demais configurações da linha Saveiro. Nas configurações de cabine dupla a altura é de 1,54 metro (4 cm a mais do que a a Cabine Estendida). Além da mudança do teto (mais alto e longo) as demais medidas entre-eixos e comprimento da Saveiro, não mudaram.
 
O interior da Saveiro Cabine Dupla conta com 1,33 m de espaço para os ombros (7,9 cm a mais do que o Strada, segundo a VW). O espaço interno para a cabeça merece atenção: a Saveiro Cabine Dupla entrega 1 m no banco dianteiro (2,3 cm a mais que na Cabine Estendida) e 94 cm no banco traseiro. A Volkswagen destaca que também oferece mais espaço para as pernas entre o banco traseiro e dianteiro, superando a Fiat Strada Cabine Dupla. Outro diferencial é o local de instalação do pneu estepe, que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba totalmente livre para o transporte de carga.
 
Com a nova cabine foi desenvolvido um novo rack para o teto. Esse rack presente nas três versões da Saveiro cabine dupla, ajuda a disfarçar a parte central do teto que foi “levantada” para dar mais espaço a cabeça dos passageiros do banco traseiro. E como a caçamba é mais curta, foi suprimido o “step-side”, encontrado em nas versões Estendida e Simples da Saveiro.
 
Banco traseiro para 3 pessoas
 
A Volkswagen preferiu fazer um banco traseiro mais “utilizável”. Diferente da Fiat que preferiu investir na facilidade do acesso ao banco traseiro, com a terceira porta, a Volkswagen optou pelo maior espaço e funcionalidade.
 
O banco traseiro inclui alguns recursos interessantes como o apoia-braço de cada lado. Também existe dois porta-garrafas de até 500 ml (um de cada lado) além de uma saída de 12V adicional. Outro destaque na Saveiro Cabine Dupla é a circulação de ar dentro já que os vidros laterais traseiros são basculantes (outra exclusividade na categoria). Existe também o desembaçador do vidro traseiro (de série em todas as versões da Cabine Dupla). Outros diferenciais são os três apoios de cabeça no banco traseiro e os cintos laterais de três pontos com recolhimento automático. O cinto central é do tipo abdominal. Os mais atentos vão notar também um compartimento na parte de baixo do banco, que serve para guardar ferramentas, como macaco e chave de roda.
 
É fato que o espaço no banco traseiro não é aquela maravilha, quando comparado a um banco traseiro de um carro sedan. Mas, certamente, a solução da Volkswagen é mais confortável que a da concorrente Strada. Pra começar, a inclinação do encosto é maior. A altura em relação ao teto, também é nitidamente maior que na picape da Fiat. Por fim, ainda que seja praticamente colocar três adultos de 1,80m juntos no banco traseiro, é possível transportar 3 pessoas de baixa estatura (na Strada, somente duas).
 
Caçamba funcional
 
Claro que na carroceria cabine dupla, a caçamba é um pouco menor (quando comparada a Saveiro Estendida) com 580 litros de capacidade. E a carga útil dessa versão é de 629 kg. A abertura e fechamento da tampa traseira, conta com molas a gás. Isso evita que a tampa “caia” causando grande barulho no momento da abertura. Para facilitar o transporte de cargas, a Saveiro Cabine Dupla traz rack de teto com dois pontos de amarração, caçamba com quatro ganchos fixos no assoalho, e outras quatro alças deslizantes nas laterais superiores. (10 pontos de amarração, no total). Tanto a capota marítima, como os ganchos deslizantes são equipamentos opcionais.
 
A Volkswagen também destaca que a caixa de rodas da Saveiro fica bem afastada, permitindo acomodar um pálete americano com medida de 1,00 x 1,20m. E se a caçamba tiver capota marítima instalada, é possível trancar a fechadura com a chave de contato, usando o compartimento como um porta-malas.
 
Equipamentos
 
Desde a versão de entrada a Saveiro cabine dupla já vem com direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e travamento central. Também de série, banco do moto rista com regulagem de altura, chave canivete, antena de teto e rodas de aço de aro 14 polegadas com pneus 175/70 R14.
 
Desde a versão básica da Saveiro Cabine Dupla, a picape vem com freios a disco nas quatro rodas com as funções ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência). Esse é o melhor sistema de freios entre as picapes compactas no mercado brasileiro.
 
A versão Trendline traz poucos equipamentos de conforto, de série. Entre os vários opcionais estão aquecimento ou ar-condicionado manual, alarme Keyless e rodas de liga-leve de 15 polegadas (pneus 205/60 R15). Outros opcionais são capas dos retrovisores e maçanetas das portas pintadas na cor da carroceria, faróis auxiliares dianteiros, lanterna traseira de neblina e sensores de estacionamento traseiro.
 
Um pacote opcional conforto inclui: chave tipo "canivete com keyless"; espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado do passageiro; luzes de leitura dianteiras; para-sol com espelho iluminado para moto rista e passageiro; travamento elétrico das portas e vidros elétricos.
 
Outro equipamento opcional é o rádio com entrada auxiliar P2 e USB (para pendrive). Aliás, o rádio esta integrado aos controles do volante. Além disso, o equipamento conta com conexão Bluetooth para viva-voz e reprodução de músicas sem fios. Dessa forma, o moto rista consegue mudar as faixas das músicas (usando a conexão Bluetooth), pelos controles do volante.
 
O I-System com ECO Comfort vem junto com o pacote de opcionais do rádio. O I-System concentra as informações do rádio, o status do telefone (se está ou não conectado com o Bluetooth) e os dados do computador de bordo (que informa distância percorrida, tempo de viagem, velocidade digital, consumos instantâneo e médio de combustível e autonomia). O I-System também permite configurar diversas funções do veículo. Entre os ajustes disponíveis estão as informações do sistema ECO Comfort. Esse emite uma série de mensagens no painel orientando o moto rista a dirigir de forma mais econômica. Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: “Não acionar o pedal do acelerador na partida do moto r” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”. Outro exemplo é se o ar-condicionado estiver ligado e o vidro for abaixado mais de 20%, aparecerá a seguinte mensagem no instrumento combinado: “Ar condicionado ligado; fechar janelas”.
 
Desempenho
 
No pacote Trendline, a Saveiro continua equipada com o já conhecido moto r EA111 1,6 litro – 8 válvulas, que equipa grande parte da linha de veículos nacionais da Volkswagen. Esse moto r vem sempre junto com o câmbio manual de 5 marchas MQ200. Quando abastecido com etanol, a potência é de 104 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina, a potência é de 101 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm a 2.500 rpm.
 
Com esse moto r e câmbio, a Saveiro Cabine Dupla chega à velocidade máxima de 169 km/h (gasolina) e de 171 km/h (etanol). Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita 11,2 segundos e 10,9 segundos, respectivamente.
 
A Saveiro Cabine Dupla ainda não esta no programa do INMETRO. Mas sua irmã de Cabine Estendida versão Trendline, que tem o mesmo moto r (e praticamente o mesmo peso), recebe nota “A”. A Fiat Strada Trekking Cabine Dupla leva nota “B”.
 
Dirigibilidade
 
Certamente, a Saveiro é a escolha certa para quem procura uma picape compacta com dirigibilidade semelhante à de um automóvel sedan. Nesse ponto, há muito tempo, a Saveiro sempre foi superior a sua principal concorrente, a Fiat Strada. Entretanto, a Saveiro perde para sua concorrente no quesito “trabalho”. A Strada possui um eixo traseiro em Omega que garante mais altura, em relação a alguns obstáculos, na terra. A concorrente conta com feixe de mola traseiro (notoriamente mais resistente). Na Saveiro é um sistema de molas helicoidais e amortecedores.
 
A Saveiro Cabine Dupla vem equipada de série com o sistema MSR (Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio- moto r. Esse sistema atua quando o moto rista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque progressivamente através do controle do acelerador eletrônico.
 
Assim, a Saveiro é a melhor escolha para quem procura um veículo com mais conforto, melhor acabamento interno e dirigibilidade superior.
 
Preço
 
A versão Trendline tem preço inicia de R$ 47,8 mil. Essa versão tem diversos opcionais, e com todos eles, o valor vai à R$ 57 mil. A pintura metálica tem valor adicional de R$ 1,1 mil. A garantia permanece de 1 ano para o veículo completo, e de 3 anos apenas para moto r e câmbio.