Revista Comprecar
Avaliação: Volvo XC60 D5
Modelo é o primeiro ”a diesel” da marca no Brasil, e o mais potente entre seus concorrentes diretos
Avaliação: Volvo XC60 D5
12 de Fevereiro de 2017

Para conhecer uma oferta, clique AQUI!
 
A Volvo Automóveis lançou recentemente a sua linha 2017, do SUV XC60. Esse é o modelo mais vendido da fabricante sueca no país, e agora conta também com uma inédita opção de motor à diesel. Batizado de D5, esse é o mais potente entre os concorrentes diretos, com 220 cavalos de potência. Em geral, os concorrentes mais potentes, tem motor de 200 cavalos. Junto com o novo motor, também está presente a volta da tração integral, batizada pela Volvo de AWD.
 
Motor turbo-diesel D5
 
Fato que o novo motor da Volvo é uma obra-prima. A robustez do novo motor de 2.4 litros  turbo-diesel de cinco cilindros, sendo 4 válvulas por cilindro (nos concorrentes são sempre de 4 cilindros) vem acompanhada de muita força. São impressionantes 440 Nm de torque máximo, alcançados entre 1.500 e 3.000 RPM. Ou seja, pouco acima da marcha lenta, a XC60 está pronta para despejar toda a sua força, nas rodas.
 
Transmissão automática de 6 marchas
 
Junto com esse motor, vem um câmbio automático de seis marchas, desenhado especificamente para as necessidades do modelo. Batizado de Geartronic, existe ainda a possibilidade de trocas sequencias, pelas borboletas instaladas atrás do volante. O motorista pode escolher entre o modo de condução normal (posição Drive) e esportivo (posição S).
 
Desempenho
 
Ainda que seja um modelo a diesel, o desempenho impressiona. A aceleração de 0 à 100 km/h acontece em apenas 8,2 segundos. E a velocidade máxima é de expressivos 210 km/h. Essa marca supera com folga vários tradicionais sedans médios.
 
Baixo consumo
 
Esse moderno powertrain apresenta outro importante atributo: a elevada economia de combustível, mesmo considerando que estamos falando de um veículo pesado, com 1.900 kg. De acordo com o INMETRO, o XC60 D5 consome 9,5 km/l na cidade e 12,4 km/l em estrada. Assim, o modelo recebe letra “C” no programa. Com um tanque de combustível de 70 litros, o modelo pode atingir 868 quilômetros de autonomia. Mas em nossos testes, conseguimos médias de até 16 km/l na estrada, numa velocidade média de 110 km/h com ar-condicionado ligado. Com um tanque de 70 litros, a autonomia é impressionante.
 
Tração AWD (integral)
 
O XC60 D5 vem equipado com sistema de tração integral AWD, com diferencial central de acoplamento viscoso, que distribui a força do motor para as quatro rodas em qualquer circunstância e condição de uso. No caso de perda de aderência, por exemplo, o torque enviado às rodas varia de acordo com a necessidade, mantendo a dirigibilidade de referência do modelo.
 
Ainda que a XC60 não seja indicada para aventuras no fora de estrada, ela consegue ser muito útil em situações específicas como estradas de lama, ou caminhos de areia de praia.
 
Certamente a XC60 vai conseguir passar, onde a maioria dos carros e crossovers irão atolar. Sua altura em relação ao solo de 23 cm, aliado ao ângulo de entrada de 20 graus, e saída de 24,5 graus, permite atravessar obstáculos onde a maioria dos veículos terão problemas. Outro item que ajuda em obstáculos, são os pneus 235/60 R18. Com perfil alto, a chance causar danos às rodas, fica bem reduzida. 
 
Duas versões
 
Na linha 2017, o XC60 D5 é oferecido em duas versões de acabamento, Kinetic e Momentum, seguindo a nomenclatura global da Volvo Cars. O modelo apresenta acabamento refinado e de elevado padrão. Existem algumas opções de cores combinadas, para a forração dos bancos.
 
Entre os equipamentos presentes de fábrica, tem-se: banco dianteiro elétrico com memória para o motorista, ar-condicionado digital de duas zonas com sistema de controle de qualidade do ar multiativo (Clean Zone), função start/stop, espelhos retrovisores elétricos retráteis com desembaçador e memória, faróis de xênon com acendimento automático e controle direcional ativo, luzes sinalizadoras dianteiras de LED, controle de cruzeiro, freio de estacionamento elétrico e rodas de alumínio de 18 polegadas. Isso tudo na versão de entrada Kinetic.
 
Já a versão Momentum (que avaliamos) acrescenta banco com regulagem elétrica também para o passageiro, painel de instrumentos totalmente digital de 8 polegadas com três modos de tela, teto solar elétrico panorâmico, câmera traseira de estacionamento, além de suporte lombar com regulagem elétrica do assento dianteiro e sistema de navegação por GPS (com mapas em 3D e informações de tráfego em tempo real). Ainda de série, está o sistema de entretenimento com display central numa tela de 7 polegadas e DVD player. O áudio de alta performance é reproduzido em 8 alto-falantes.
 
Sistema CleanZone
 
Outro grande diferencial da XC60, quando comparada aos concorrentes diretos, é o avançado sistema de ar-condicionado. Batizado de CleanZone, ele proporciona um ambiente mais saudável. Com a introdução de um inovador multifiltro, as micropartículas que podem causar danos à saúde são eliminadas da cabine. Ele permite interceptar mais partículas e também pólen, além de incorporar um sistema de carvão ativado que efetivamente remove diversos contaminantes que podem prejudicar a saúde dos ocupantes.
 
O filtro é um elemento do inovador Air Quality System (IAQS) da Volvo Cars. Outra inovação é o sensor que monitora o ar que entra na cabine com substâncias nocivas. Se a quantidade de substâncias perigosas fica muito elevada (como ocorre quando se anda dentro de um túnel), a tomada de ar externa é fechada automaticamente. Quando o motorista destrava o carro por meio do controle remoto, automaticamente o sistema de ventilação da cabine é acionado, por um minuto, eliminando odores e renovando o ar interno. Tudo isso, automaticamente.
 
Muita segurança
 
Além do tradicional pacote de equipamentos de segurança, o XC60 vai além com o “City Safety”. Trata-se de um sistema de assistência ao condutor para evitar ou reduzir colisões com o veículo da frente, em velocidades reduzidas. Ao detectar a falta de reação do motorista a uma possível colisão, o sistema aciona imediatamente os freios até a parada total do veículo. Ele funciona a partir de uma câmera instalada na base do espelho retrovisor, que filma o caminho à frente. O acionamento é automático, e independe de qualquer reação o motorista.
 
O modelo é também equipado com seis air-bags, controle avançado de estabilidade (ASC), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), monitoramento de pressão dos pneus e sistemas de proteção contra lesões na coluna cervical e de impactos laterais. O banco traseiro conta com sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis e assentos integrados para crianças. Esses últimos, basta o motorista levantar a parte de baixo do assento, para ser utilizado.
 
Volvo On Call
 
O XC60 D5 também disponibiliza o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. O sistema dispõe de um aplicativo para smartphone e smartwatch que conecta o motorista a seu veículo. Entre os recursos, indicação da necessidade de manutenção de alguns itens e acesso a dados do computador de bordo.
 
O Volvo On Call está integrado ao sistema Sensus Connect, uma solução completa de entretenimento e conectividade, que oferece serviços de streaming de música, rádio e podcasts online, navegação e serviços, como a busca por pontos de interesse, postos de gasolina e estacionamento, entre outros. Em breve, teremos uma matéria sobre esse serviço.
 
Preço e mercado
 
O Volvo XC60 D5 está disponível por R$ 219,9 mil na versão Kinetic, e R$ 246,9 mil na Momentum. Atualmente, o XC60 é responsável por 53% das vendas da Volvo Cars no mercado nacional.
 
Para conhecer uma oferta, clique AQUI

Avaliações < Voltar
Avaliação: Volvo XC60 D5

Avaliação: Volvo XC60 D5

Modelo é o primeiro ”a diesel” da marca no Brasil, e o mais potente entre seus concorrentes diretos

12 de Fevereiro de 2017

Para conhecer uma oferta, clique AQUI!
 
A Volvo Automóveis lançou recentemente a sua linha 2017, do SUV XC60. Esse é o modelo mais vendido da fabricante sueca no país, e agora conta também com uma inédita opção de motor à diesel. Batizado de D5, esse é o mais potente entre os concorrentes diretos, com 220 cavalos de potência. Em geral, os concorrentes mais potentes, tem motor de 200 cavalos. Junto com o novo motor, também está presente a volta da tração integral, batizada pela Volvo de AWD.
 
Motor turbo-diesel D5
 
Fato que o novo motor da Volvo é uma obra-prima. A robustez do novo motor de 2.4 litros  turbo-diesel de cinco cilindros, sendo 4 válvulas por cilindro (nos concorrentes são sempre de 4 cilindros) vem acompanhada de muita força. São impressionantes 440 Nm de torque máximo, alcançados entre 1.500 e 3.000 RPM. Ou seja, pouco acima da marcha lenta, a XC60 está pronta para despejar toda a sua força, nas rodas.
 
Transmissão automática de 6 marchas
 
Junto com esse motor, vem um câmbio automático de seis marchas, desenhado especificamente para as necessidades do modelo. Batizado de Geartronic, existe ainda a possibilidade de trocas sequencias, pelas borboletas instaladas atrás do volante. O motorista pode escolher entre o modo de condução normal (posição Drive) e esportivo (posição S).
 
Desempenho
 
Ainda que seja um modelo a diesel, o desempenho impressiona. A aceleração de 0 à 100 km/h acontece em apenas 8,2 segundos. E a velocidade máxima é de expressivos 210 km/h. Essa marca supera com folga vários tradicionais sedans médios.
 
Baixo consumo
 
Esse moderno powertrain apresenta outro importante atributo: a elevada economia de combustível, mesmo considerando que estamos falando de um veículo pesado, com 1.900 kg. De acordo com o INMETRO, o XC60 D5 consome 9,5 km/l na cidade e 12,4 km/l em estrada. Assim, o modelo recebe letra “C” no programa. Com um tanque de combustível de 70 litros, o modelo pode atingir 868 quilômetros de autonomia. Mas em nossos testes, conseguimos médias de até 16 km/l na estrada, numa velocidade média de 110 km/h com ar-condicionado ligado. Com um tanque de 70 litros, a autonomia é impressionante.
 
Tração AWD (integral)
 
O XC60 D5 vem equipado com sistema de tração integral AWD, com diferencial central de acoplamento viscoso, que distribui a força do motor para as quatro rodas em qualquer circunstância e condição de uso. No caso de perda de aderência, por exemplo, o torque enviado às rodas varia de acordo com a necessidade, mantendo a dirigibilidade de referência do modelo.
 
Ainda que a XC60 não seja indicada para aventuras no fora de estrada, ela consegue ser muito útil em situações específicas como estradas de lama, ou caminhos de areia de praia.
 
Certamente a XC60 vai conseguir passar, onde a maioria dos carros e crossovers irão atolar. Sua altura em relação ao solo de 23 cm, aliado ao ângulo de entrada de 20 graus, e saída de 24,5 graus, permite atravessar obstáculos onde a maioria dos veículos terão problemas. Outro item que ajuda em obstáculos, são os pneus 235/60 R18. Com perfil alto, a chance causar danos às rodas, fica bem reduzida. 
 
Duas versões
 
Na linha 2017, o XC60 D5 é oferecido em duas versões de acabamento, Kinetic e Momentum, seguindo a nomenclatura global da Volvo Cars. O modelo apresenta acabamento refinado e de elevado padrão. Existem algumas opções de cores combinadas, para a forração dos bancos.
 
Entre os equipamentos presentes de fábrica, tem-se: banco dianteiro elétrico com memória para o motorista, ar-condicionado digital de duas zonas com sistema de controle de qualidade do ar multiativo (Clean Zone), função start/stop, espelhos retrovisores elétricos retráteis com desembaçador e memória, faróis de xênon com acendimento automático e controle direcional ativo, luzes sinalizadoras dianteiras de LED, controle de cruzeiro, freio de estacionamento elétrico e rodas de alumínio de 18 polegadas. Isso tudo na versão de entrada Kinetic.
 
Já a versão Momentum (que avaliamos) acrescenta banco com regulagem elétrica também para o passageiro, painel de instrumentos totalmente digital de 8 polegadas com três modos de tela, teto solar elétrico panorâmico, câmera traseira de estacionamento, além de suporte lombar com regulagem elétrica do assento dianteiro e sistema de navegação por GPS (com mapas em 3D e informações de tráfego em tempo real). Ainda de série, está o sistema de entretenimento com display central numa tela de 7 polegadas e DVD player. O áudio de alta performance é reproduzido em 8 alto-falantes.
 
Sistema CleanZone
 
Outro grande diferencial da XC60, quando comparada aos concorrentes diretos, é o avançado sistema de ar-condicionado. Batizado de CleanZone, ele proporciona um ambiente mais saudável. Com a introdução de um inovador multifiltro, as micropartículas que podem causar danos à saúde são eliminadas da cabine. Ele permite interceptar mais partículas e também pólen, além de incorporar um sistema de carvão ativado que efetivamente remove diversos contaminantes que podem prejudicar a saúde dos ocupantes.
 
O filtro é um elemento do inovador Air Quality System (IAQS) da Volvo Cars. Outra inovação é o sensor que monitora o ar que entra na cabine com substâncias nocivas. Se a quantidade de substâncias perigosas fica muito elevada (como ocorre quando se anda dentro de um túnel), a tomada de ar externa é fechada automaticamente. Quando o motorista destrava o carro por meio do controle remoto, automaticamente o sistema de ventilação da cabine é acionado, por um minuto, eliminando odores e renovando o ar interno. Tudo isso, automaticamente.
 
Muita segurança
 
Além do tradicional pacote de equipamentos de segurança, o XC60 vai além com o “City Safety”. Trata-se de um sistema de assistência ao condutor para evitar ou reduzir colisões com o veículo da frente, em velocidades reduzidas. Ao detectar a falta de reação do motorista a uma possível colisão, o sistema aciona imediatamente os freios até a parada total do veículo. Ele funciona a partir de uma câmera instalada na base do espelho retrovisor, que filma o caminho à frente. O acionamento é automático, e independe de qualquer reação o motorista.
 
O modelo é também equipado com seis air-bags, controle avançado de estabilidade (ASC), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), monitoramento de pressão dos pneus e sistemas de proteção contra lesões na coluna cervical e de impactos laterais. O banco traseiro conta com sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis e assentos integrados para crianças. Esses últimos, basta o motorista levantar a parte de baixo do assento, para ser utilizado.
 
Volvo On Call
 
O XC60 D5 também disponibiliza o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. O sistema dispõe de um aplicativo para smartphone e smartwatch que conecta o motorista a seu veículo. Entre os recursos, indicação da necessidade de manutenção de alguns itens e acesso a dados do computador de bordo.
 
O Volvo On Call está integrado ao sistema Sensus Connect, uma solução completa de entretenimento e conectividade, que oferece serviços de streaming de música, rádio e podcasts online, navegação e serviços, como a busca por pontos de interesse, postos de gasolina e estacionamento, entre outros. Em breve, teremos uma matéria sobre esse serviço.
 
Preço e mercado
 
O Volvo XC60 D5 está disponível por R$ 219,9 mil na versão Kinetic, e R$ 246,9 mil na Momentum. Atualmente, o XC60 é responsável por 53% das vendas da Volvo Cars no mercado nacional.
 
Para conhecer uma oferta, clique AQUI

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!

Você sabia?

O primeiro carro patenteado do mundo foi em 29 de janeiro de 1886,o engenheiro Carl Friedrich Benz patenteou o Triciclo. O Triciclo de Carl Benz, por ter sido patenteado é considerado o primeiro automóvel da história. Tinha um motor monocilíndrico horizontal de 580 cm3 e 0,7 cv, movido a gasolina.