Revista Comprecar
Bosch desenvolve sensor que monitora pressão de pneus em carros com ABS
Equipe brasileira desenvolve software que atua com ABS e com os sensores de rodas já existentes no veículo
Bosch desenvolve sensor que monitora pressão de pneus em carros com ABS
14 de Setembro de 2017

Uma equipe de engenheiros da Bosch Brasil, em conjunto com a Nira Dynamics - empresa responsável por sensores, desenvolveu uma solução que visa verificar a pressão dos pneus de forma indireta (TPMS) em carros equipados com Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS).
 
Anteriormente, essa tecnologia estava presente apenas em carros com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), mas agora é possível ampliar a gama de veículos com a função graças a implementação diretamente no software do ABS.
 
O TPMS funciona por meio dos sensores de velocidade já presentes nas rodas, monitorando o raio efetivo dos pneus e também extraindo a frequência de ressonância - ambas as informações são necessárias para detectar anomalias, como pneu murcho ou furado. Uma vez que o dispositivo identifica que o pneu está com pressão abaixo dos limites de segurança, o TPMS alerta o motorista por meio de uma mensagem de advertência no painel do veículo.
 
Entre os benefícios do TPMS estão a redução no consumo de combustível (entre 0,3% e 2,1%), menor desgaste dos pneus (6,3% e 13,3%), além da garantia de veículos mais seguros circulando nas ruas e estradas brasileiras, visto o risco de acidente por perda de controle que podem ser causados por pneu murcho ou furado.
 
Além disso, o método indireto de monitoramento de pressão dos pneus elimina a necessidade dos sensores físicos adicionais nas rodas e de um receptor de sinal no veículo, o que reflete em um menor custo de implementação da tecnologia. Além do desenvolvimento atender as demandas do programa Inovar Auto por carros mais eficientes, está diretamente alinhado às regulamentações internacionais ECE-R 64 (Europeia) e FMVSS 138 (Americana).
 
O Fiat Argo é o primeiro veículo a contar com o sistema e a Bosch está apresentando o desenvolvimento para outras montadoras.

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Bosch desenvolve sensor que monitora pressão de pneus em carros com ABS

Bosch desenvolve sensor que monitora pressão de pneus em carros com ABS

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Equipe brasileira desenvolve software que atua com ABS e com os sensores de rodas já existentes no veículo

14 de Setembro de 2017

Uma equipe de engenheiros da Bosch Brasil, em conjunto com a Nira Dynamics - empresa responsável por sensores, desenvolveu uma solução que visa verificar a pressão dos pneus de forma indireta (TPMS) em carros equipados com Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS).
 
Anteriormente, essa tecnologia estava presente apenas em carros com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), mas agora é possível ampliar a gama de veículos com a função graças a implementação diretamente no software do ABS.
 
O TPMS funciona por meio dos sensores de velocidade já presentes nas rodas, monitorando o raio efetivo dos pneus e também extraindo a frequência de ressonância - ambas as informações são necessárias para detectar anomalias, como pneu murcho ou furado. Uma vez que o dispositivo identifica que o pneu está com pressão abaixo dos limites de segurança, o TPMS alerta o motorista por meio de uma mensagem de advertência no painel do veículo.
 
Entre os benefícios do TPMS estão a redução no consumo de combustível (entre 0,3% e 2,1%), menor desgaste dos pneus (6,3% e 13,3%), além da garantia de veículos mais seguros circulando nas ruas e estradas brasileiras, visto o risco de acidente por perda de controle que podem ser causados por pneu murcho ou furado.
 
Além disso, o método indireto de monitoramento de pressão dos pneus elimina a necessidade dos sensores físicos adicionais nas rodas e de um receptor de sinal no veículo, o que reflete em um menor custo de implementação da tecnologia. Além do desenvolvimento atender as demandas do programa Inovar Auto por carros mais eficientes, está diretamente alinhado às regulamentações internacionais ECE-R 64 (Europeia) e FMVSS 138 (Americana).
 
O Fiat Argo é o primeiro veículo a contar com o sistema e a Bosch está apresentando o desenvolvimento para outras montadoras.

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