Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Chevrolet OnStar oferece segurança e comodidade

Chevrolet OnStar oferece segurança e comodidade

Sistema de telemática avançada permite controlar e monitorar o carro a distância

O que é o OnStar
 
Quem ainda não sabe, o OnStar tem 7 milhões de usuários no mundo, e está há 19 anos no mercado internacional. Também e é líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia avançada de informação. Recentemente, nos Estados Unidos, foi anunciado que o serviço atingiu a marca de 1 bilhão de atendimentos, sendo uma média de um contato a cada dois segundos.
 
Existem sistemas parecidos em carros de categoria Premium, como o Volvo OnCall ou o BMW ConnectDrive. Mas o OnStar consegue ser ainda mais completo, pois oferece uma ampla gama de serviços de conectividade, informações, segurança e emergência. Além disso, o sistema é fácil de ser utilizado e está presente em toda a linha Chevrolet, desde o Onix até a Trailblazer.
 
Apenas 3 botões
 
São apenas três botões. Um azul para realizar uma chamada a central OnStar para situações de conveniência (pedidos de endereço, consultas e ajuda corriqueiros). Um vermelho para situações de urgência e emergência (em caso de acidentes, panes mecânicas e outros problemas graves) e um terceiro utilizado para atender (ou encerrar) uma chamada da central OnStar.
 
Pressionando um botão na base do retrovisor interno, o motorista entra em contato com uma central de atendimento, que funciona 24 horas por dia. Não existem aqueles menus automáticos do tipo “pressione a tecla”, “vá para o MENU” e etc. O atendimento é sempre feito por pessoas. Através desse serviço, é possível solicitar desde consultas rápidas (como informações sobre a previsão do tempo ou de vias alagadas ao longo do trajeto) até o recebimento de destinos diretamente no GPS do veículo.
 
Na prática é como se o carro tivesse um smartphone, com uma linha celular (habilitada para voz e dados), embutido e integrado na central multimídia. E para ele funcionar, basta escolher entre três botões, e apertar um deles. O sistema é totalmente viva-voz, não distraindo o motorista. É como se estivesse conversando com uma pessoa ao lado, que está ajudando o motorista a encontrar um caminho, ou programando a central multimídia do carro. Mas, isso é feito através de uma linha celular. Assim, o condutor é capaz de realizar diversas tarefas ao longo do percurso sem precisar desviar a atenção do trânsito.
 
Comodidade a bordo
 
O serviço de Concierge do OnStar funciona como uma espécie de assistente pessoal, e pode reservar uma mesa em um restaurante solicitado ou até mesmo agendar um horário no salão de beleza de preferência do cliente - sempre mediante disponibilidade e que não dependam de pagamento prévio. Os atendentes também são aptos a oferecer informações turísticas e sobre pontos de interesse (POI), incluindo a localização de postos de combustíveis, concessionárias Chevrolet, comércios, entre outros.
 
Em vez de pesquisar pelo nome do estabelecimento ou de digitar um endereço no navegador do automóvel, o usuário pode solicitar ao Centro de Atendimento OnStar que envie para o GPS do sistema multimídia do carro o destino solicitado.
 
Muita segurança
 
Caso o motorista queira ser monitorado durante viagens e passeios pela cidade ou na estrada, basta solicitar que um atendente faça o acompanhamento via satélite ao longo do trajeto. Após coletar algumas informações, uma cerca eletrônica de monitoramento será criada e se for detectado desvio ou alguma parada inesperada, o Centro de Atendimento OnStar entrará em contato com os ocupantes do veículo para averiguar a situação e, caso necessário, dar direções ou auxílio.
 
A partir de solicitação do proprietário, o Centro de Atendimento OnStar passará a monitorar o veículo, mesmo que guiado por terceiros, e informará a ele ou a pessoa indicada, por telefone, quando o automóvel chegar ao ponto de destino. Esse recurso é útil principalmente para famílias que sentem-se mais tranquilas de saber que seus membros chegaram com segurança ao destino.
 
Suporte automático em acidentes
 
Mas o sistema OnStar vai muito além da simples comodidade. Caso o carro se envolva em um acidente (com a abertura dos airbags, por exemplo), uma mensagem automática é enviada ao Centro de Atendimento OnStar, que tentará contatar os ocupantes para entender a ocorrência, enviar ajuda imediata (ambulância, bombeiro, guincho, etc.). O resgate pode ser enviado mesmo que ninguém no veículo responda à chamada. Mesmo uma pequena batida, sem abertura do airbag, é detectada pelo sensor de pré-tensionamento do cinto de segurança. E nesse caso, a central também liga para o carro, para saber se está tudo bem.
 
Recuperação em caso de roubo
 
O OnStar também oferece serviços de segurança, entre eles o de assistência na recuperação em caso de roubo. Sensores no veículo são capazes de detectar situações de arrombamento e enviar um sinal à central que, neste caso, entra em contato com o proprietário para verificar o fato e dar sequência na operação de busca. Ainda que o automóvel tenha sido levado, é possível observar seu deslocamento via satélite e enviar um comando remoto de redução gradual da velocidade ou até de bloqueio total do motor, para facilitar a recuperação do bem pela polícia.
 
Ainda mais comodidade
 
O proprietário do Chevrolet equipado com OnStar também pode comandar diversas funções do carro por meio de um aplicativo especifico para smartphone, incluindo o travamento e o destravamento remoto das portas. Esse aplicativo está disponível para aparelhos Android e iOS.
 
Por esse app ainda é possível saber quando o veículo inicia uma nova movimentação, qual é a sua localização em tempo real e pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros como filhos adolescentes que acabaram de tirar a carta de habilitação.
 
Também é possível saber a localização do carro, e onde ele foi estacionado. E se isso não bastar, é possível acionar as luzes e buzina do carro, para localizá-lo num grande estacionamento, a partir do smartphone.
 
Como funciona
 
Para o funcionamento do sistema OnStar, os serviços dependem de cobertura da rede celular e da disponibilidade de sinal de GPS. A parceria foi feita com a Claro e o sistema só funciona em território nacional. Cruzando a fronteira para outros países (Argentina ou Paraguai), o sistema deixa de funcionar. Em áreas de sombra da rede celular da operadora Claro (dentro do Brasil), o sistema também perde função. Nesse caso, o motorista precisa voltar para uma região com cobertura, para retomar os serviços. A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro.
 
Quanto custa
 
O OnStar tem três planos mensais disponíveis, que são: Safe (R$ 50), Protect (R$ 65), e Exclusive (R$ 80).

Veja mais detalhes do OnStar no nosso vídeos clicando AQUI.