Revista Comprecar
Fabricado no Brasil, Nissan Kicks evolui em versões, equipamentos e cores
Modelo recebe tecnologias inéditas no segmento como o alerta de colisão frontal e assistente inteligente de frenagem
Fabricado no Brasil, Nissan Kicks evolui em versões, equipamentos e cores
10 de Julho de 2017

O Nissan Kicks, modelo mais vendido da linha da Nissan no Brasil atualmente, tem a oficialização de sua produção no Complexo Industrial da empresa em Resende (RJ) (antes, o modelo era importado do México). Isso lhe garante algumas vantagens como a ampliação da quantidade de versões, a introdução de novos itens de série e mais equipamentos inéditos para o segmento, além de mais opções de cores em dois tons. O modelo que já estava nas concessionárias, conta agora com a nova versão S com câmbio manual de cinco marchas, com preço começando em R$ 70.500.
 
Entre os equipamentos introduzidos no Nissan Kicks brasileiro estão os inéditos (no segmento de crossovers/SUVs compactos) – alerta de colisão frontal (semelhante ao que existe no Sentra SL) e assistente inteligente de frenagem (esse último inédito nos carros da Nissan comercializados no Brasil). Cabe lembrar que esses são itens opcionais para a versão topo de linha SL.
 
O crossover também passa a incorporar o avançado sistema multimídia \"Nissan Multi-App\", já visto nos compactos Nissan March e Versa. O equipamento funciona de forma muito semelhante à de um tablete com sistema operacional Android.
 
O Kicks continua a oferecer uma completa gama de equipamentos, como a Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras, o Detector de Objetos em Movimento (Moving Object Detection), o Controle Inteligente de Chassi (Chassi Control), que reúne o Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), o Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control) e o Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake), que atuam na suspensão, freios e também na estabilidade.
 
Mais cores
 
Outra novidade é a ampliação da oferta de cores para a linha do modelo fabricado no Brasil. Uma delas é a vermelho \"Malbec\". As outras são novas opções \"2-Tone\", combinação que tem o teto em cor diferente da carroceria. Além da carroceria cinza com teto laranja oferecida no Nissan Kicks vendido até então, há outras quatro: prata com teto preto, branco com teto preto, cinza \"Rust\" com teto preto e preto com teto cinza \"Grafiti\".
 
Com o Kicks fabricado no Brasil, a Nissan passa a atuar também em novos segmentos do mercado, como taxistas e pessoas com deficiência (PcD), com uma versão exclusiva, baseada na S, porém com câmbio CVT C-XTRONIC.
 
Versões e Preços
 
KICKS S - R$ 70.500: A família do Nissan Kicks brasileiro tem como primeira opção a versão S com câmbio manual.
 
Ele vem de fábrica com airbags duplos frontais; ar-condicionado; alarme perimétrico; bancos dianteiros com a tecnologia Zero Gravity; acabamento de tecido nos bancos; fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX); cinto de segurança de três pontos para todos os cinco passageiros; freios ABS com EBD e assistência de frenagem (BA); rádio com entrada para mp3 player, conector USB e Bluetooth para conexão de telefones celulares; retrovisores na cor da carroceria e com regulagem elétrica; coluna de direção com ajustes de altura e profundidade; direção com assistência elétrica e com comandos do computador de bordo, comando de telefone e rádio no volante; rodas de aço de 16 polegadas com calotas; sistema de partida a frio FLEX START; travamento central automático das portas com o veículo em movimento e vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico.
 
A versão pode ter como opcionais, os controles de tração e estabilidade (VDC) e o sistema inteligente de partida em rampa (HSA), equipamentos que definem o \"Pack Safety\".
 
KICKS S XTRONIC CVT - R$ 79.200: O Kicks S equipado com transmissão XTRONIC CVT traz todos os itens de série da S manual com o \"Pack Safety\" e agrega rodas de liga leve aro 16 calçadas em pneus 205/60 R16 e faróis de neblina.
 
KICKS SV XTRONIC CVT - R$ 85.600: O Kicks brasileiro ganha uma inédita versão SV (diferente da edição limitada SV \"Limited\" trazida antes do México), que é equipada exclusivamente com câmbio XTRONIC CVT com modo Sport. Esta nova versão inclui os mesmos equipamentos da versão S CVT com acréscimo da câmera traseira com imagem integrada à tela do rádio; chave inteligente presencial (I-Key); sistema eletrônico de ignição (Push Start) sem o uso da chave; parachoques frontais e traseiros na cor do veículo; retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção de LED; rodas de liga leve aro 17; sensor de estacionamento; sistema de navegação integrado ao painel e tela sensível ao toque colorida de sete polegadas integrada ao rádio e controles de tração e estabilidade (VDC) com sistema inteligente de partida em rampa (HSA). Como opcional, o \"Pack Plus\", inclui acabamento de couro nos bancos e airbags laterais e de cortina.
 
KICKS SL XTRONIC CVT – R$ 94.900: No topo da linha nacional, a versão SL ganha novos equipamentos, que a diferenciam do modelo trazido do México: maçanetas cromadas, sistema multimídia Nissan \"Multi-App\", retrovisores com rebatimento elétrico automático e quatro novas combinações de pintura externa \"2-Tone\".
 
Além desses itens, a versão vem com o Controle Inteligente de Chassi (Chassi Control), que reúne avançados sistemas eletrônicos como o Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), o Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control) e o Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake); além do acabamento de couro nos bancos; acendimento inteligente dos faróis; airbags laterais e de cortina; ar-condicionado automático digital; Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras, Detector de Objetos em Movimento (MOD) e painel de instrumentos TFT.
 
A opção topo de linha pode ser equipada com um equipamento usado por carros de segmentos superiores: o alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem (FCW e FEB), item que será vendido como opcional no pacote \"Pack Tech\", que inclui ainda os faróis dianteiros com assinatura de LED.
 
Motor e transmissão
 
O Nissan Kicks vem equipado com a segunda geração do motor HR16DE 1.6 litro - 16 válvulas, que conta com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS) e sistema Flex Start System (FSS), que eliminou o tanque de partida a frio. Ele entrega 114 cavalos de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm.
 
Com boa relação peso/potência, o Nissan Kicks entrega performance comparável à dos principais rivais ao mesmo tempo em que oferece o melhor nível de consumo de combustível da categoria. O resultado é um crossover que obteve nota \"A\" em eficiência energética e emissão de gases dentro do Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
 
Os consumos na cidade para o câmbio manual, de acordo com medições do Inmetro, são de 7,8 km/l (Etanol) e 11,1 km/l (Gasolina) na cidade. Na estrada, a versão com pedal de embreagem marca 9 km/l (Etanol) e 13 km/l (Gasolina), respectivamente. Com a transmissão XTRONIC CVT as médias são de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, com etanol, e 11,4 km/l e 13,7 km/l com gasolina, respectivamente nos dois tipos de ciclo.
 
Com tração dianteira e a última versão da transmissão XTRONIC CVT, traz recurso como o D-Step, que simula trocas de marchas no CVT, e o modo Sport que proporciona melhor performance mesmo em rotações mais baixas.
 
Esse câmbio é mais leve e produz menos atritos na comparação com a geração anterior, utilizado em outros modelos da marca. A redução veio também da diminuição do diâmetro das polias, da adoção de uma bomba de óleo compacta, que necessita de baixa viscosidade para lubrificação, e da otimização de lubrificante e de pressão.
 
Segurança
 
O Kicks (dependendo da versão) conta com o Estabilizador Inteligente de Carroceria que utiliza sensores de aceleração. Eles detectam o movimento, e atuam no motor e freios para estabilizar a carroceria. O Controle Inteligente em Curvas entrega maior segurança em curvas ou trocas de faixa. Já o Controle Inteligente de Freio Motor recebe o sinal do sensor de aceleração e da posição do volante, atuando no freio motor para aumentar a segurança e o conforto em curvas e descidas de serras.
 
Também faz parte do pacote de segurança os já citados Detector de Objetos em Movimento (Moving Object Detection) e o sistema Inteligente de Partida em Rampa (Hill Start Assist).
                                       
A Visão 360º utiliza quatro câmeras – localizadas na frente, na traseira e embaixo de ambos os espelhos retrovisores – que oferecem uma vista superior simulada do entorno do veículo, exibida no monitor central, e utilizada como assistente de estacionamento. Quando detecta um objeto em movimento, como um pedestre, o sistema emite um bipe sonoro para alertar o condutor sobre um perigo potencial para evitar um acidente.
 
Exclusivo assistente inteligente de frenagem
 
O Nissan Kicks brasileiro também pode ser equipado (na versão topo de linha SL) com o alerta de colisão somado ao assistente inteligente de frenagem (FCW e FEB). Nenhum outro crossover compacto oferece esse equipamento. Assim como acontece no sedan Sentra SL, o FCW considera a velocidade, e distância com objeto à frente com um radar frontal, instalado no para-choque do veículo. Em caso de risco de colisão, ele emite avisos visuais e sonoros para alertar o motorista. Caso nada seja feita, o sistema inicia o acionamento parcial do freio (FEB). Dependendo do caso, o sistema pode chegar a parar o veículo completamente, evitando a colisão. E nos casos onde não é possível evitar por completo a colisão, ele minimiza os danos do impacto. O sistema funciona até a velocidade de 80 km/h e identifica somente veículos grandes à frente, como carros ou outros maiores (motos ficam de fora).
 
Conforto
 
Outra inovação no segmento está no conforto, e no desenho dos bancos dianteiros e traseiros com tecnologia Zero Gravity. Inspirados em estudos de ergonomia para tentar reduzir a fadiga do corpo durante longos períodos de condução da NASA (agência espacial norteamericana), indicaram que os assentos cansam menos quando se aproximam da chamada \"postura neutra\", ou seja, a posição relaxada que o corpo humano assume em ambiente sem gravidade.
 
Feito no Brasil com qualidade japonesa
 
A produção do Nissan Kicks no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) é parte dos investimentos que a companhia vem fazendo no Brasil para aumentar a sua presença no país. Para fabricar o modelo em solo nacional, a Nissan investiu R$ 750 milhões.
 
Com capacidade para produzir até 200 mil veículos e 200 mil motores por ano, o Complexo Industrial de Resende é fundamental para os objetivos de crescimento com foco na qualidade da Nissan no Brasil. Trata-se de uma das mais modernas e sustentáveis fábricas da empresa no mundo.
 
Para permitir o aumento de volume de produção da unidade industrial com a chegada do Nissan Kicks brasileiro, além da implantação de novos equipamentos e processos, a empresa contratou 600 novos funcionários para a fábrica. Com este aumento dos efetivos, a Nissan abrirá em breve o segundo turno de trabalho. Após essas contratações, o Complexo Industrial da Nissan passou a contar com uma equipe de 2.400 pessoas.
 
Inaugurada há três anos, com investimentos totais de R$ 2,6 bilhões, a fábrica produz, além do Nissan Kicks, os modelos compactos March e Versa e os motores 1.0 - 12V de 3 cilindros e o 1.6 - 16V de 4 cilindros.
 
Todas as áreas do Complexo Industrial de Resende trabalham integradas e seguindo os métodos e valores do Nissan Production Way – o sistema de produção Nissan – e do Nissan Way – filosofia e conjunto de códigos de conduta da marca. O foco é fabricar no Brasil produtos com toda a tecnologia e qualidade japonesa da Nissan.
 
Em Jundiaí e região o novo Kicks brasileiro pode ser encontrado na concessionária Nissan Forte. A concessionária também conta com a linha completa da Nissan (March, Versa, Sentra e a nova Frontier) para test-drive. Mais informações pelo site nissanjundiai.com.br

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Fabricado no Brasil, Nissan Kicks evolui em versões, equipamentos e cores

Fabricado no Brasil, Nissan Kicks evolui em versões, equipamentos e cores

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Modelo recebe tecnologias inéditas no segmento como o alerta de colisão frontal e assistente inteligente de frenagem

10 de Julho de 2017

O Nissan Kicks, modelo mais vendido da linha da Nissan no Brasil atualmente, tem a oficialização de sua produção no Complexo Industrial da empresa em Resende (RJ) (antes, o modelo era importado do México). Isso lhe garante algumas vantagens como a ampliação da quantidade de versões, a introdução de novos itens de série e mais equipamentos inéditos para o segmento, além de mais opções de cores em dois tons. O modelo que já estava nas concessionárias, conta agora com a nova versão S com câmbio manual de cinco marchas, com preço começando em R$ 70.500.
 
Entre os equipamentos introduzidos no Nissan Kicks brasileiro estão os inéditos (no segmento de crossovers/SUVs compactos) – alerta de colisão frontal (semelhante ao que existe no Sentra SL) e assistente inteligente de frenagem (esse último inédito nos carros da Nissan comercializados no Brasil). Cabe lembrar que esses são itens opcionais para a versão topo de linha SL.
 
O crossover também passa a incorporar o avançado sistema multimídia \"Nissan Multi-App\", já visto nos compactos Nissan March e Versa. O equipamento funciona de forma muito semelhante à de um tablete com sistema operacional Android.
 
O Kicks continua a oferecer uma completa gama de equipamentos, como a Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras, o Detector de Objetos em Movimento (Moving Object Detection), o Controle Inteligente de Chassi (Chassi Control), que reúne o Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), o Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control) e o Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake), que atuam na suspensão, freios e também na estabilidade.
 
Mais cores
 
Outra novidade é a ampliação da oferta de cores para a linha do modelo fabricado no Brasil. Uma delas é a vermelho \"Malbec\". As outras são novas opções \"2-Tone\", combinação que tem o teto em cor diferente da carroceria. Além da carroceria cinza com teto laranja oferecida no Nissan Kicks vendido até então, há outras quatro: prata com teto preto, branco com teto preto, cinza \"Rust\" com teto preto e preto com teto cinza \"Grafiti\".
 
Com o Kicks fabricado no Brasil, a Nissan passa a atuar também em novos segmentos do mercado, como taxistas e pessoas com deficiência (PcD), com uma versão exclusiva, baseada na S, porém com câmbio CVT C-XTRONIC.
 
Versões e Preços
 
KICKS S - R$ 70.500: A família do Nissan Kicks brasileiro tem como primeira opção a versão S com câmbio manual.
 
Ele vem de fábrica com airbags duplos frontais; ar-condicionado; alarme perimétrico; bancos dianteiros com a tecnologia Zero Gravity; acabamento de tecido nos bancos; fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX); cinto de segurança de três pontos para todos os cinco passageiros; freios ABS com EBD e assistência de frenagem (BA); rádio com entrada para mp3 player, conector USB e Bluetooth para conexão de telefones celulares; retrovisores na cor da carroceria e com regulagem elétrica; coluna de direção com ajustes de altura e profundidade; direção com assistência elétrica e com comandos do computador de bordo, comando de telefone e rádio no volante; rodas de aço de 16 polegadas com calotas; sistema de partida a frio FLEX START; travamento central automático das portas com o veículo em movimento e vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico.
 
A versão pode ter como opcionais, os controles de tração e estabilidade (VDC) e o sistema inteligente de partida em rampa (HSA), equipamentos que definem o \"Pack Safety\".
 
KICKS S XTRONIC CVT - R$ 79.200: O Kicks S equipado com transmissão XTRONIC CVT traz todos os itens de série da S manual com o \"Pack Safety\" e agrega rodas de liga leve aro 16 calçadas em pneus 205/60 R16 e faróis de neblina.
 
KICKS SV XTRONIC CVT - R$ 85.600: O Kicks brasileiro ganha uma inédita versão SV (diferente da edição limitada SV \"Limited\" trazida antes do México), que é equipada exclusivamente com câmbio XTRONIC CVT com modo Sport. Esta nova versão inclui os mesmos equipamentos da versão S CVT com acréscimo da câmera traseira com imagem integrada à tela do rádio; chave inteligente presencial (I-Key); sistema eletrônico de ignição (Push Start) sem o uso da chave; parachoques frontais e traseiros na cor do veículo; retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção de LED; rodas de liga leve aro 17; sensor de estacionamento; sistema de navegação integrado ao painel e tela sensível ao toque colorida de sete polegadas integrada ao rádio e controles de tração e estabilidade (VDC) com sistema inteligente de partida em rampa (HSA). Como opcional, o \"Pack Plus\", inclui acabamento de couro nos bancos e airbags laterais e de cortina.
 
KICKS SL XTRONIC CVT – R$ 94.900: No topo da linha nacional, a versão SL ganha novos equipamentos, que a diferenciam do modelo trazido do México: maçanetas cromadas, sistema multimídia Nissan \"Multi-App\", retrovisores com rebatimento elétrico automático e quatro novas combinações de pintura externa \"2-Tone\".
 
Além desses itens, a versão vem com o Controle Inteligente de Chassi (Chassi Control), que reúne avançados sistemas eletrônicos como o Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), o Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control) e o Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake); além do acabamento de couro nos bancos; acendimento inteligente dos faróis; airbags laterais e de cortina; ar-condicionado automático digital; Visão 360º com Sistema Inteligente de Câmeras, Detector de Objetos em Movimento (MOD) e painel de instrumentos TFT.
 
A opção topo de linha pode ser equipada com um equipamento usado por carros de segmentos superiores: o alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem (FCW e FEB), item que será vendido como opcional no pacote \"Pack Tech\", que inclui ainda os faróis dianteiros com assinatura de LED.
 
Motor e transmissão
 
O Nissan Kicks vem equipado com a segunda geração do motor HR16DE 1.6 litro - 16 válvulas, que conta com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS) e sistema Flex Start System (FSS), que eliminou o tanque de partida a frio. Ele entrega 114 cavalos de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm.
 
Com boa relação peso/potência, o Nissan Kicks entrega performance comparável à dos principais rivais ao mesmo tempo em que oferece o melhor nível de consumo de combustível da categoria. O resultado é um crossover que obteve nota \"A\" em eficiência energética e emissão de gases dentro do Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
 
Os consumos na cidade para o câmbio manual, de acordo com medições do Inmetro, são de 7,8 km/l (Etanol) e 11,1 km/l (Gasolina) na cidade. Na estrada, a versão com pedal de embreagem marca 9 km/l (Etanol) e 13 km/l (Gasolina), respectivamente. Com a transmissão XTRONIC CVT as médias são de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, com etanol, e 11,4 km/l e 13,7 km/l com gasolina, respectivamente nos dois tipos de ciclo.
 
Com tração dianteira e a última versão da transmissão XTRONIC CVT, traz recurso como o D-Step, que simula trocas de marchas no CVT, e o modo Sport que proporciona melhor performance mesmo em rotações mais baixas.
 
Esse câmbio é mais leve e produz menos atritos na comparação com a geração anterior, utilizado em outros modelos da marca. A redução veio também da diminuição do diâmetro das polias, da adoção de uma bomba de óleo compacta, que necessita de baixa viscosidade para lubrificação, e da otimização de lubrificante e de pressão.
 
Segurança
 
O Kicks (dependendo da versão) conta com o Estabilizador Inteligente de Carroceria que utiliza sensores de aceleração. Eles detectam o movimento, e atuam no motor e freios para estabilizar a carroceria. O Controle Inteligente em Curvas entrega maior segurança em curvas ou trocas de faixa. Já o Controle Inteligente de Freio Motor recebe o sinal do sensor de aceleração e da posição do volante, atuando no freio motor para aumentar a segurança e o conforto em curvas e descidas de serras.
 
Também faz parte do pacote de segurança os já citados Detector de Objetos em Movimento (Moving Object Detection) e o sistema Inteligente de Partida em Rampa (Hill Start Assist).
                                       
A Visão 360º utiliza quatro câmeras – localizadas na frente, na traseira e embaixo de ambos os espelhos retrovisores – que oferecem uma vista superior simulada do entorno do veículo, exibida no monitor central, e utilizada como assistente de estacionamento. Quando detecta um objeto em movimento, como um pedestre, o sistema emite um bipe sonoro para alertar o condutor sobre um perigo potencial para evitar um acidente.
 
Exclusivo assistente inteligente de frenagem
 
O Nissan Kicks brasileiro também pode ser equipado (na versão topo de linha SL) com o alerta de colisão somado ao assistente inteligente de frenagem (FCW e FEB). Nenhum outro crossover compacto oferece esse equipamento. Assim como acontece no sedan Sentra SL, o FCW considera a velocidade, e distância com objeto à frente com um radar frontal, instalado no para-choque do veículo. Em caso de risco de colisão, ele emite avisos visuais e sonoros para alertar o motorista. Caso nada seja feita, o sistema inicia o acionamento parcial do freio (FEB). Dependendo do caso, o sistema pode chegar a parar o veículo completamente, evitando a colisão. E nos casos onde não é possível evitar por completo a colisão, ele minimiza os danos do impacto. O sistema funciona até a velocidade de 80 km/h e identifica somente veículos grandes à frente, como carros ou outros maiores (motos ficam de fora).
 
Conforto
 
Outra inovação no segmento está no conforto, e no desenho dos bancos dianteiros e traseiros com tecnologia Zero Gravity. Inspirados em estudos de ergonomia para tentar reduzir a fadiga do corpo durante longos períodos de condução da NASA (agência espacial norteamericana), indicaram que os assentos cansam menos quando se aproximam da chamada \"postura neutra\", ou seja, a posição relaxada que o corpo humano assume em ambiente sem gravidade.
 
Feito no Brasil com qualidade japonesa
 
A produção do Nissan Kicks no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) é parte dos investimentos que a companhia vem fazendo no Brasil para aumentar a sua presença no país. Para fabricar o modelo em solo nacional, a Nissan investiu R$ 750 milhões.
 
Com capacidade para produzir até 200 mil veículos e 200 mil motores por ano, o Complexo Industrial de Resende é fundamental para os objetivos de crescimento com foco na qualidade da Nissan no Brasil. Trata-se de uma das mais modernas e sustentáveis fábricas da empresa no mundo.
 
Para permitir o aumento de volume de produção da unidade industrial com a chegada do Nissan Kicks brasileiro, além da implantação de novos equipamentos e processos, a empresa contratou 600 novos funcionários para a fábrica. Com este aumento dos efetivos, a Nissan abrirá em breve o segundo turno de trabalho. Após essas contratações, o Complexo Industrial da Nissan passou a contar com uma equipe de 2.400 pessoas.
 
Inaugurada há três anos, com investimentos totais de R$ 2,6 bilhões, a fábrica produz, além do Nissan Kicks, os modelos compactos March e Versa e os motores 1.0 - 12V de 3 cilindros e o 1.6 - 16V de 4 cilindros.
 
Todas as áreas do Complexo Industrial de Resende trabalham integradas e seguindo os métodos e valores do Nissan Production Way – o sistema de produção Nissan – e do Nissan Way – filosofia e conjunto de códigos de conduta da marca. O foco é fabricar no Brasil produtos com toda a tecnologia e qualidade japonesa da Nissan.
 
Em Jundiaí e região o novo Kicks brasileiro pode ser encontrado na concessionária Nissan Forte. A concessionária também conta com a linha completa da Nissan (March, Versa, Sentra e a nova Frontier) para test-drive. Mais informações pelo site nissanjundiai.com.br

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