Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Fiat inaugura a primeira concessionária digital do Brasil

Fiat inaugura a primeira concessionária digital do Brasil

Loja do grupo Amazonas está instalada na avenida Pacaembu, em São Paulo

A Fiat (marca do grupo FCA que também reúne a Jeep) já está operando a primeira concessionária digital da marca, no Brasil. Localizada na avenida Pacaembu, nº 1.954, a loja é um ponto de venda da concessionária Amazonas, uma das maiores distribuidoras Fiat da cidade de São Paulo.
 
A concessionária digital é um espaço diferente e compacto, onde a experiência do consumidor com a marca e seus produtos, passa por uma nova experiência. A loja, que já está operando, tem área construída de apenas 300 m².
 
As inovações começam na fachada. A identidade visual é distinta das demais concessionárias e se baseia na geometria de uma colmeia, formada por hexágonos brancos, cinzas e da cor bordô que caracteriza o logotipo da marca. À noite, a fachada tem iluminação sutil nos hexágonos e também dois painéis de led de alta definição. O resultado visual remete à ideia de modernidade e de um conceito tecnológico.
 
Quando o cliente entra na loja, um totem de autoatendimento já cadastra nome, email e telefone. Então, recebe um QR code impresso ou via SMS no seu celular, que utilizará em outras etapas do processo de interação. Sempre há a alternativa de solicitar o apoio de um especialista da loja. Mas toda a arquitetura física e de informação permite o autoatendimento completo.
 
O espaço é aberto e há três carros em exposição – os modelos Fiat Toro, Argo e Cronos. As informações sobre cada modelo podem ser obtidas através de um totem digital ao lado do veículo.
 
Há duas mesas interativas, que são telas de 43 polegadas sensíveis ao toque. Neste equipamento o cliente pode configurar todos os modelos da marca, escolhendo cores, opcionais, acessórios e serviços extras, sempre tendo acesso ao valor total do modelo configurado.
 
A loja conta ainda com um mostruário físico de opções de acabamento – cores, tecidos e outros detalhes. Está disponível também um sistema de realidade virtual, através de óculos VR (Virtual Reality), que permite que o cliente experimente as diferentes alternativas de acabamento e versões de cada modelo, alterando itens opcionais e cores. Configurado e escolhido o modelo, o cliente pode fazer um test drive acompanhado de um especialista.
 
Na hora de finalizar a compra, o consumidor solicita o apoio do especialista em negociação, que concluirá o processo de vendas. A operação de venda pode incluir o seminovo do cliente como parte do pagamento. A entrega do veículo é feita na própria concessionária digital, mas, em breve, o cliente poderá optar pelo serviço de entrega a domicílio. Os serviços de manutenção e pós-vendas serão prestados pela concessionária nos endereços em que já mantém estrutura de serviços.
 
O sistema iniciou a operação em 5 de novembro e, desde então, foram vendidos 14 veículos, sendo praticamente um por dia.
 
Vantagens da concessionária digital
 
- No lugar do vendedor tradicional, o processo é apoiado por especialistas no produto e em negociação;
 
- Como o processo de compra de um carro envolve cada vez mais a família ou o casal, a concessionária digital conta com espaço kids, lounge café, estacionamento de bicicletas, espaço pet e estande de vendas da Fiat Fashion;
 
- Para o concessionário, o espaço digital permite a ampliação da presença física em áreas urbanas de alto poder aquisitivo, como em um shopping center, por exemplo, com custos de instalação mais competitivos;
 
- Na prática, o sistema pode ampliar a cobertura territorial do mercado, através da instalação de pontos de venda em áreas em que a marca não está presente, melhorando a conveniência para os clientes;
 
- Atualmente a rede de distribuição Fiat é composta por 521 pontos de venda.
 
Esse novo plano da FCA prevê a inauguração de mais 20 concessionárias digitais, e a implantação do conceito em outras 110 concessionárias já existentes até o final de 2019, totalizando 130 pontos de venda.