Revista Comprecar
Honda City 2015, em sua segunda geração, chega às ruas
Maior, mais bonito e mais equipado, novo City matem seu posto de referência
Honda City 2015, em sua segunda geração, chega às ruas
22 de Setembro de 2014

A Honda apresentou oficialmente a segunda geração do seu sedan compacto, no Brasil: o novo City 2015. Amplamente renovado, o sedan incorporou mudanças no design, melhoria no espaço interno e evoluções do conjunto mecânico. Alguns dos destaques incluem inovações tecnológicas como o ar-condicionado digital automático, com comandos tipo touch-screen. O novo modelo estará disponível em quatro versões de acabamento, sendo: DX, LX, EX e EXL.
 
O Honda City foi lançado no Brasil em 2009, já no ano/modelo 2010. Em 2012, o City chegou a marca de 100 mil unidades comercializadas. E em 2013, o Honda City recebeu uma pequena reestilização. Agora, a Honda estima vender mais de 3 mil unidades do novo City 2015 por mês.
 
Assim como aconteceu no Novo Fit, novo City 2015 (que compartilha a mesma plataforma) vem equipado com moto r 1,5 litro - 16V i-VTEC, com a tecnologia FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio. Outra novidade é a chegada da transmissão CVT ao City 2015. Ainda que seja exatamente o mesmo câmbio utilizado no Novo Fit, ele traz nova configuração. Agora, o câmbio CVT pode simular sete marchas, e traz o paddle shift (atrás do volante), nas versões EX e EXL.
 
Visual
 
Baseado na nova identidade visual da Honda, o City 2015 traz o conceito “Solid Wing Face” (o mesmo do Novo Fit). Na frente, a semelhança com o novo Fit é grande. Já na traseira, as lanternas trazem um visual totalmente inédito. Elas foram alongadas e envolvem as laterais do carro.
 
O City 2015 está mais espaçoso, em relação ao modelo anterior. A distância entre-eixos foi ampliada em 5 cm (agora com 2,60 m) e o comprimento total cresceu 5,5 cm (agora com 4,45 m), Isso faz com que o City tenha um espaço interno comparável à sedans de categoria superior. Os passageiros do banco traseiro também contam com mais espaço para as pernas, com o aumento de 6 cm na distância para os bancos da frente. O porta-malas também cresceu, ampliando a sua capacidade total para 536 litros.
 
Algumas novidades
 
De forma inédita na categoria, o City 2015 traz ar-condicionado digital e automático de simples zona. Mas agora, com inéditos comandos tipo touch-screen. O novo carro inclui também uma central multimídia com monitor de 5 polegadas, câmera de ré com três tipos de visão (normal, campo ampliado e visão superior), oito alto-falantes, controle de áudio no volante, Bluetooth e entradas auxiliar, para USB e iPod/iPhone.
 
O City 2015 inclui também airbags frontais em todas as versões. Os laterais para moto rista e passageiro da frente, estão presentes apenas na versão EXL. Os cintos de segurança são de três pontos para todos os ocupantes e há ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH.
 
Motor e câmbio
 
O City 2015 traz o moto r 1,5 litro i-VTEC FlexOne. A potência máxima é de 116 cavalos a 6 mil rpm e torque máximo de 15,3 kgfm a 4.800 rpm com etanol (ou 115 cv e 15,2 kgfm com gasolina). O sistema i-VTEC permite um controle muito eficiente das válvulas. O sistema pode, inclusive, desativar uma das válvulas de admissão dos cilindros (em baixa rotação e regime constante) para economizar combustível. E a válvula se religa automaticamente, quando o moto r é exigido.
 
Com a tecnologia FlexOne, o sedan deixa de ter o tanque auxiliar de partida a frio e passa a contar com um conjunto de injetores com aquecedores integrados. Quando há uma alta concentração de etanol e baixa temperatura ambiente, os injetores aquecem o combustível de acordo com a necessidade.
 
Outra evolução no City 2015 é o câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) que simula sete marchas. Também pode trazer os paddle shifts nas versões EX e EXL. Assim como no Novo Fit, o câmbio conta com conversor de torque. Isso dá mais agilidade nas arrancadas e uma aceleração linear. Na versão de entrada DX, o câmbio é manual de cinco marchas. A LX vem equipada com o CVT, porém sem os paddle-shifts.
 
Na nova geração do Honda City, o modelo recebe nota “A” em todas as versões no programa de etiquetagem brasileiro do INMETRO. Aliás, o novo City traz ainda o selo Conpet, pois é nota “A” em relação a sua categoria, e nota “A” também na classificação geral. A Honda não informou a aceleração de 0 à 100 km/h, nem a velocidade máxima do modelo.
 
Algumas questões
 
O novo City 2015 melhorou muito, quando comparado a versão anterior. Entretanto, algumas questões precisam ser observadas. Pra começar, ele não oferece, nem como opcional o sistema de GPS na central multimedia. Alguns compactos de entrada já trazem GPS com touch screen, como Peugeot 208, Volkswagen Fox, Nissan New March e Renault Logan e Sandero.
 
Outra questão é o uso de um estepe fino (spare tire) como pneu reserva. Muito mais fino que o pneu de rodagem, limita bastante a utilização do carro na estrada, quando utilizado (velocidade máxima de 80 km/h).
 
Por fim, o novo Honda City 2015 (à exemplo do Novo Fit) vem equipado com tambores de freio nas rodas traseiras. Geralmente, veículos desse preço/categoria usam sistema de discos nas quatro rodas.
 
Sobre essas questões, os executivos da Honda tem posições claras. Referente à ausência do GPS e uso do “spare tire”, alegam que segundo pesquisas realizadas com os clientes do Honda City, eles não fazem questão do GPS no carro, ou do estepe de medida normal.
 
E sobre os tambores na traseira, a engenharia da Honda afirma categoricamente que a nova geração do Honda City (com tambores) freia melhor que a antiga, que trazia freios a disco nas quatro rodas. Também destaca que o custo de manutenção ficou menor, com o uso de tambores.
 
Posicionamento
 
É inegável que o novo City 2015 ficou maior, melhor e mais bonito. Como a Honda demonstrou o novo City, em alguns casos, pode até “cair” sobre a categoria de sedans médios por conta do espaço interno, nível de equipamentos e preço. As duas únicas coisas que “seguram” o modelo entre os sedans compactos são: o moto r de baixa cilindrada de 1,5 litro, e da Honda ter claramente o Civic definido como seu representante nos sedans médios. Em teoria, o novo City 2015 seria concorrente do Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena, Ford New Fiesta Sedan e Volkswagen Polo Sedan. Mas isso apenas em teoria. Pois o novo Honda City nas versões topo de linha traz preço superior às versões de entrada de sedans médios como Linea Essence, Citroen C4 Lounge, Peugeot 408, Renault Fluence e Nissan Sentra.
 
Que o novo Honda City é melhor que qualquer um dos sedans compactos/pequenos concorrentes, não há dúvida. Mas na hora de comparar o Honda City, por uma questão de preço, com sedans médios de verdade, é outra história. É fato que a Honda se vale de sua elevada aceitação no mercado, bem como o bom valor de revenda de seus carros, para atribuir preço alto ao
novo Honda City. Segundo a Honda, 60% do mix de vendas do novo Honda City, serão concentrados nas versões EX e EXL. A versão DX terá apenas 4% das vendas.
 
Versões e equipamentos
 
 
City DX manual
 
Rodas de aço aro 15 polegadas com calotas
Câmbio manual de cinco marchas
Retrovisores, travas das portas e vidros elétricos
Áudio CD/MP3 player
Direção elétrica EPS
Volante com ajuste de altura
Ar-condicionado manual
Painel de instrumentos com iluminação na cor âmbar
Airbags frontais
Preço: R$ 53,9 mil
 
 
City LX com CVT
 
Acrescenta:
Grade dianteira e friso traseiro cromados
Rodas de liga leve aro 16 polegadas diamantadas
Câmbio CVT
Volante com ajuste de altura e profundidade
Banco traseiro bipartido com descanso de braço central
Preço: R$ 62,9 mil
 
 
City EX com CVT
 
Acrescenta:
Grade dianteira, maçanetas externas e friso traseiro cromados
Faróis auxiliares dianteiros
Retrovisores externos com luzes indicadoras de direção
Câmbio CVT com paddle shift
Ar-condicionado digital com comando touchscreen
Sistema multimídia com monitor de 5 polegadas e 8 alto-falantes + HFT
Painel de instrumentos com iluminação na cor azul e branca
Controle de áudio + função do telefone no volante
Câmera de ré multivisão
Conectividade Bluetooth
Controle de cruzeiro
Chave tipo canivete
Preço: R$ 66,7 mil
 
 
City EXL com CVT
 
Acrescenta:
Bancos e volante forrados em couro
Apoio de braço dianteiro central
Airbags laterais dianteiros
Preço: R$ 69 mil
 
Os preços sugeridos são sempre com pintura sólida. A pintura metálica acrescenta R$ 1 mil ao preço.
 
Cores
 
Disponível nas cores Marrom Júpiter Metálico (inédito no modelo), Cinza Barium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico, Branco Taffetá e Preto Cristal Perolizado, a linha Honda City 2015 vem com três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
 
Honda Access
 
Durante a apresentação do novo modelo, a Honda também apresentou rapidamente uma ampla gama de acessórios para o novo Honda City. Mais de 40 itens estão disponíveis para equipar e personalizar o novo carro. Inclusive a Honda apresentou duas configurações de kits possíveis: o pacote Sport e o pacote Premium. Mas a montadora não informou o preço dos respectivos kits.

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Honda City 2015, em sua segunda geração, chega às ruas

Honda City 2015, em sua segunda geração, chega às ruas

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Maior, mais bonito e mais equipado, novo City matem seu posto de referência

22 de Setembro de 2014

A Honda apresentou oficialmente a segunda geração do seu sedan compacto, no Brasil: o novo City 2015. Amplamente renovado, o sedan incorporou mudanças no design, melhoria no espaço interno e evoluções do conjunto mecânico. Alguns dos destaques incluem inovações tecnológicas como o ar-condicionado digital automático, com comandos tipo touch-screen. O novo modelo estará disponível em quatro versões de acabamento, sendo: DX, LX, EX e EXL.
 
O Honda City foi lançado no Brasil em 2009, já no ano/modelo 2010. Em 2012, o City chegou a marca de 100 mil unidades comercializadas. E em 2013, o Honda City recebeu uma pequena reestilização. Agora, a Honda estima vender mais de 3 mil unidades do novo City 2015 por mês.
 
Assim como aconteceu no Novo Fit, novo City 2015 (que compartilha a mesma plataforma) vem equipado com moto r 1,5 litro - 16V i-VTEC, com a tecnologia FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio. Outra novidade é a chegada da transmissão CVT ao City 2015. Ainda que seja exatamente o mesmo câmbio utilizado no Novo Fit, ele traz nova configuração. Agora, o câmbio CVT pode simular sete marchas, e traz o paddle shift (atrás do volante), nas versões EX e EXL.
 
Visual
 
Baseado na nova identidade visual da Honda, o City 2015 traz o conceito “Solid Wing Face” (o mesmo do Novo Fit). Na frente, a semelhança com o novo Fit é grande. Já na traseira, as lanternas trazem um visual totalmente inédito. Elas foram alongadas e envolvem as laterais do carro.
 
O City 2015 está mais espaçoso, em relação ao modelo anterior. A distância entre-eixos foi ampliada em 5 cm (agora com 2,60 m) e o comprimento total cresceu 5,5 cm (agora com 4,45 m), Isso faz com que o City tenha um espaço interno comparável à sedans de categoria superior. Os passageiros do banco traseiro também contam com mais espaço para as pernas, com o aumento de 6 cm na distância para os bancos da frente. O porta-malas também cresceu, ampliando a sua capacidade total para 536 litros.
 
Algumas novidades
 
De forma inédita na categoria, o City 2015 traz ar-condicionado digital e automático de simples zona. Mas agora, com inéditos comandos tipo touch-screen. O novo carro inclui também uma central multimídia com monitor de 5 polegadas, câmera de ré com três tipos de visão (normal, campo ampliado e visão superior), oito alto-falantes, controle de áudio no volante, Bluetooth e entradas auxiliar, para USB e iPod/iPhone.
 
O City 2015 inclui também airbags frontais em todas as versões. Os laterais para moto rista e passageiro da frente, estão presentes apenas na versão EXL. Os cintos de segurança são de três pontos para todos os ocupantes e há ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH.
 
Motor e câmbio
 
O City 2015 traz o moto r 1,5 litro i-VTEC FlexOne. A potência máxima é de 116 cavalos a 6 mil rpm e torque máximo de 15,3 kgfm a 4.800 rpm com etanol (ou 115 cv e 15,2 kgfm com gasolina). O sistema i-VTEC permite um controle muito eficiente das válvulas. O sistema pode, inclusive, desativar uma das válvulas de admissão dos cilindros (em baixa rotação e regime constante) para economizar combustível. E a válvula se religa automaticamente, quando o moto r é exigido.
 
Com a tecnologia FlexOne, o sedan deixa de ter o tanque auxiliar de partida a frio e passa a contar com um conjunto de injetores com aquecedores integrados. Quando há uma alta concentração de etanol e baixa temperatura ambiente, os injetores aquecem o combustível de acordo com a necessidade.
 
Outra evolução no City 2015 é o câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) que simula sete marchas. Também pode trazer os paddle shifts nas versões EX e EXL. Assim como no Novo Fit, o câmbio conta com conversor de torque. Isso dá mais agilidade nas arrancadas e uma aceleração linear. Na versão de entrada DX, o câmbio é manual de cinco marchas. A LX vem equipada com o CVT, porém sem os paddle-shifts.
 
Na nova geração do Honda City, o modelo recebe nota “A” em todas as versões no programa de etiquetagem brasileiro do INMETRO. Aliás, o novo City traz ainda o selo Conpet, pois é nota “A” em relação a sua categoria, e nota “A” também na classificação geral. A Honda não informou a aceleração de 0 à 100 km/h, nem a velocidade máxima do modelo.
 
Algumas questões
 
O novo City 2015 melhorou muito, quando comparado a versão anterior. Entretanto, algumas questões precisam ser observadas. Pra começar, ele não oferece, nem como opcional o sistema de GPS na central multimedia. Alguns compactos de entrada já trazem GPS com touch screen, como Peugeot 208, Volkswagen Fox, Nissan New March e Renault Logan e Sandero.
 
Outra questão é o uso de um estepe fino (spare tire) como pneu reserva. Muito mais fino que o pneu de rodagem, limita bastante a utilização do carro na estrada, quando utilizado (velocidade máxima de 80 km/h).
 
Por fim, o novo Honda City 2015 (à exemplo do Novo Fit) vem equipado com tambores de freio nas rodas traseiras. Geralmente, veículos desse preço/categoria usam sistema de discos nas quatro rodas.
 
Sobre essas questões, os executivos da Honda tem posições claras. Referente à ausência do GPS e uso do “spare tire”, alegam que segundo pesquisas realizadas com os clientes do Honda City, eles não fazem questão do GPS no carro, ou do estepe de medida normal.
 
E sobre os tambores na traseira, a engenharia da Honda afirma categoricamente que a nova geração do Honda City (com tambores) freia melhor que a antiga, que trazia freios a disco nas quatro rodas. Também destaca que o custo de manutenção ficou menor, com o uso de tambores.
 
Posicionamento
 
É inegável que o novo City 2015 ficou maior, melhor e mais bonito. Como a Honda demonstrou o novo City, em alguns casos, pode até “cair” sobre a categoria de sedans médios por conta do espaço interno, nível de equipamentos e preço. As duas únicas coisas que “seguram” o modelo entre os sedans compactos são: o moto r de baixa cilindrada de 1,5 litro, e da Honda ter claramente o Civic definido como seu representante nos sedans médios. Em teoria, o novo City 2015 seria concorrente do Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena, Ford New Fiesta Sedan e Volkswagen Polo Sedan. Mas isso apenas em teoria. Pois o novo Honda City nas versões topo de linha traz preço superior às versões de entrada de sedans médios como Linea Essence, Citroen C4 Lounge, Peugeot 408, Renault Fluence e Nissan Sentra.
 
Que o novo Honda City é melhor que qualquer um dos sedans compactos/pequenos concorrentes, não há dúvida. Mas na hora de comparar o Honda City, por uma questão de preço, com sedans médios de verdade, é outra história. É fato que a Honda se vale de sua elevada aceitação no mercado, bem como o bom valor de revenda de seus carros, para atribuir preço alto ao
novo Honda City. Segundo a Honda, 60% do mix de vendas do novo Honda City, serão concentrados nas versões EX e EXL. A versão DX terá apenas 4% das vendas.
 
Versões e equipamentos
 
 
City DX manual
 
Rodas de aço aro 15 polegadas com calotas
Câmbio manual de cinco marchas
Retrovisores, travas das portas e vidros elétricos
Áudio CD/MP3 player
Direção elétrica EPS
Volante com ajuste de altura
Ar-condicionado manual
Painel de instrumentos com iluminação na cor âmbar
Airbags frontais
Preço: R$ 53,9 mil
 
 
City LX com CVT
 
Acrescenta:
Grade dianteira e friso traseiro cromados
Rodas de liga leve aro 16 polegadas diamantadas
Câmbio CVT
Volante com ajuste de altura e profundidade
Banco traseiro bipartido com descanso de braço central
Preço: R$ 62,9 mil
 
 
City EX com CVT
 
Acrescenta:
Grade dianteira, maçanetas externas e friso traseiro cromados
Faróis auxiliares dianteiros
Retrovisores externos com luzes indicadoras de direção
Câmbio CVT com paddle shift
Ar-condicionado digital com comando touchscreen
Sistema multimídia com monitor de 5 polegadas e 8 alto-falantes + HFT
Painel de instrumentos com iluminação na cor azul e branca
Controle de áudio + função do telefone no volante
Câmera de ré multivisão
Conectividade Bluetooth
Controle de cruzeiro
Chave tipo canivete
Preço: R$ 66,7 mil
 
 
City EXL com CVT
 
Acrescenta:
Bancos e volante forrados em couro
Apoio de braço dianteiro central
Airbags laterais dianteiros
Preço: R$ 69 mil
 
Os preços sugeridos são sempre com pintura sólida. A pintura metálica acrescenta R$ 1 mil ao preço.
 
Cores
 
Disponível nas cores Marrom Júpiter Metálico (inédito no modelo), Cinza Barium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico, Branco Taffetá e Preto Cristal Perolizado, a linha Honda City 2015 vem com três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
 
Honda Access
 
Durante a apresentação do novo modelo, a Honda também apresentou rapidamente uma ampla gama de acessórios para o novo Honda City. Mais de 40 itens estão disponíveis para equipar e personalizar o novo carro. Inclusive a Honda apresentou duas configurações de kits possíveis: o pacote Sport e o pacote Premium. Mas a montadora não informou o preço dos respectivos kits.

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