Revista Comprecar
Honda oficializa a chegada do WR-V no Brasil
Marca japonesa inicia as vendas do crossover compacto em duas versões: EX e EXL
Honda oficializa a chegada do WR-V no Brasil
13 de Março de 2017

A Honda Automóveis acaba de oficializar a chegada do compacto WR-V. Inicialmente serão apenas duas versões, EX e EXL. O novo SUV compacto da Honda teve seu projeto liderado pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda Automóveis do Brasil, e traz o DNA global da marca que busca, colocar o ser humano no centro de seu desenvolvimento, com excelência em qualidade.

Proposta

O WR-V nasceu como resposta de pesquisa feita pela Honda, onde o cliente busca um veículo com o visual de SUV, boa mobilidade para as aventuras urbanas, mas sem abrir mão da versatilidade e praticidade de um carro compacto. Assim, usando o que a marca aprendeu com o Fit, o WR-V é o passo acima em robustez e mobilidade, sem perder os principais atributos de praticidade e economia do Honda Fit.

Por fora
 
Externamente, as duas versões trazem o mesmo visual desenvolvido com base no conceito “Wild Armor”, criado especificamente para esse modelo.  Ele é refletido em uma frente elevada, marcante e com grade frontal com acabamento em black piano que evoca a linha de SUV da Honda, faróis com luzes de uso diurno (DRL) em LED, além dos projetores de neblina que são de série em ambas as configurações. Faz parte também do pacote para-brisa com faixa degrade, vidros verdes com proteção UV, retrovisores com comandos elétricos e repetidores laterais em LED, presentes nas duas versões. O rack de teto também é de série.
 
Por dentro, o motorista encontra um banco anatômico, com forrações diferenciadas em preto e prata ou preto e laranja (exclusiva da cor Vermelho Mercúrio), com regulagem de altura. O volante traz comandos de som, viva-voz e controle de cruzeiro, além de revestimento em couro e ajustes de altura e profundidade em ambas as configurações, além de assistência elétrica EPS. O quadro de instrumentos conta com computador de bordo multifunções.
 
Estão presentes vidros elétricos (com função um toque para o motorist), ar-condicionado manual, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de encostos de cabeça em todas as posições. O banco traseiro traz a possibilidade de fixação de cadeirinhas infantis pelo sistema ISOFIX. O console central, o painel e laterais de portas trazem diversos porta-objetos, além de acabamentos em prata, criando um visual mais horizontal e harmônico.
 
O WR-V traz de série em ambas versões o sistema de bancos ULTRa SEAT (Utility Long Tall Refresh). Esse sistema permite diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões. O modo Utility, por exemplo, permite formar uma superfície plana, que amplia o espaço útil para acomodar bagagens, com mais de 1.000 litros.
 
Diferença das versões
 
A versão EX traz sistema de áudio com tela de cinco polegadas, onde são projetadas as imagens da câmera de ré, que oferecem três opções de visualização. Esse sistema oferece conectividade via Bluetooth, USB e cabo auxiliar, além de leitor de CD player. Todas as versões do WR-V trazem airbags frontais e laterais, além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além da exclusiva estrutura de deformação progressiva ACE (Advanced Compatibility Engineering) e barras de proteção nas portas, garantindo a máxima proteção nas diversas condições de colisão.
 
A versão EXL acrescenta airbags laterais do tipo cortina, aumentando ainda mais a segurança do SUV compacto e a central multimidia com sistema operacional Android e GPS embarcado. Essa é a mesma central vista na versão topo de linha do Fit. Esse sistema multimídia de sete polegadas conta ainda com navegador de internet via hotspot, e conectividade completa via Bluetooth, cartão SD e duas entradas USB.

Mas nenhuma das versões conta com o programa de estabilidade eletrônico, ou freio com auxílio de partida em rampa.
 
Boa mobilidade
 
O conjunto dinâmico do WR-V foi projetado para permitir altura do solo, vão livre e ângulos de ataque e saída compatíveis com a proposta de um veículo mais aventureiro. Com de 2,55 m de entre-eixos, 4 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,6 m de altura, o WR-V traz medidas compactas e funcionais.
 
Os 20,7 cm de vão livre do solo e os ângulos de ataque e saída de 21 e 33 graus, garantem boa capacidade para enfrentar obstáculos como lombadas, buracos e valetas. A suspensão traz amortecedores com batente hidráulico e diâmetro de cilindro reforçado, barra estabilizadora robusta. Isso reduz bastante os ruídos do conjunto, quando utilizado em pisos ruins. As buchas frontais são mais robustas, bem como a travessa de suspensão, com enfoque no conforto de rodagem.
 
O eixo traseiro tem seu desenvolvimento baseado no HR-V e traz alta rigidez para o aumento do conforto e dirigibilidade. A caixa de direção EPS (Electric Power Steering), é eletricamente assistida, desenvolvida especificamente para o WR-V, permitindo um raio de manobra de apenas 5,3 metros.
 
Rodas e pneus também foram desenvolvidos especificamente para o WR-V. As rodas de 16 polegadas trazem composto de alumínio com liga diferenciada, que reduz o ruído de rodagem e pneus 195/60 que trazem conforto e baixa vibração. Um pacote acústico completo, com isoladores instalados em diversos pontos do carro, colabora para ampliar o silêncio a bordo.
 
Motorização
 
O WR-V é equipado com o já conhecido motor 1.5 litro i-VTEC FlexOne (o mesmo de Fit e City), com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. A tecnologia i-VTEC varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação.
 
Com etanol, esse motor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque à 4.800 rpm – quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m à 4.800 rpm.
 
A transmissão CVT possui conversor de torque, proporcionando uma resposta mais rápida e aceleração linear. Essa combinação fez com que o WR-V alcançasse nota máxima “A” na categoria utilitário esportivo compacto dos testes de consumo do INMETRO. Assim, o modelo faz, com etanol, 8,2 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada. Com gasolina sobe para 11,7 km/l na cidade, e 12,4 km/l na estrada.
 
Lançamento no Brasil
 
O WR-V começa a ser vendido no Brasil em duas versões, EX e EXL e, no futuro breve, também em outros países da América do Sul e Índia. Com o WR-V a Honda quer explorar um novo mercado de SUVs compactos e, segundo sua filosofia, entregar mais alegria para seus consumidores. A título de curiosidade,  o nome do WR-V significa Winsome Runabout Vehicle, ou veículo recreacional e cativante. (“Winsome” significa alegre, agradável e atraente em inglês).
 
Preços

Os preços do novo WR-V são: EX por R$ 79,4 mil e EXL - R$ 83,4 mil. Serão seis cores disponíveis. Três perolizadas (vermelho mercúrio, branco estrelar e preto cristal), uma sólida (branco Taffeta) e duas metálicas (Cinza Barium e Prata Platinum). A partir do dia 24/3, o novo modelo compacto estará disponível em todas as concessionárias Honda.

Linha de acessórios exclusiva para o WR-V
 
A linha de acessórios, com mais de 30 itens, traz equipamentos de personalização, utilidade e proteção, além de componentes que ampliam a segurança, o entretenimento e a esportividade do WR-V.
 
Os para-choques ganham visual ainda mais agressivo com apliques frontais e traseiros, em conjunto com saias laterais na cor prata, que reforçam o estilo diferenciado do SUV. Retrovisores e maçanetas ganham opção de apliques com acabamento cromado.
 
Além disso, o WR-V pode ser equipado com rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento Dark, além de aerofólio traseiro com terceira luz de freio em LED e um exclusivo kit de adesivos – pretos ou prata – que personaliza a região do capô e das laterais do WR-V.
 
O visual externo pode ser complementado ainda com faróis de neblina em LED um acessório exclusivo em sua categoria. Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros são uma opção para tornar as manobras no SUV compacto ainda mais práticas.
 
O consumidor pode personalizar o interior do WR-V com equipamentos diferenciados, como pedaleiras esportivas em alumínio, apoio de braço para o console central, tapetes de carpete com costuras prata ou laranja – combinando com a cor do revestimento interno –, ou de borracha.
 
Uma bandeja de material impermeável para proteção do porta-malas, que permite carregar, por exemplo, equipamentos de esporte aquático logo após o uso, sem molhar o chão do porta-malas.
 
Complementando o estilo interno, o console central, as molduras dos alto-falantes, soleiras em inox e pedais ganham a opção de serem iluminados com LEDs na cor azul Soft.
 
A conectividade da versão EX pode ser ampliada, com a instalação do sistema multimídia de sete polegadas (mesma da versão EXL) com tela sensível ao toque e navegador via hotspot. Em todas as versões, o sistema de áudio pode receber tweeters nas portas dianteiras.
 
Para garantir uma proteção adicional ao WR-V, na parte externa, protetores de borracha de alta resistência podem ser instalados nas partes central e laterais do para-choque. Defletores de chuva desenvolvidos para o WR-V evitam a entrada de água com o vidro levemente aberto, e complementam o visual externo.
 
E, por fim, outros acessórios de proteção e segurança complementam a proteção do WR-V, como as porcas antifurto para rodas e estepe, bem como o protetor de cárter, com 2 mm de espessura e alta resistência para impactos.
 
Todos os acessórios originais da Honda podem ser adquiridos e instalados em qualquer concessionária da marca, não alterando a originalidade do veículo e não alterando a garantia do produto. Os preços devem ser consultados nos concessionários de cada região. Todos acessórios possuem três anos de garantia, oferecidos pela marca.

Notícias < Voltar
Honda oficializa a chegada do WR-V no Brasil

Honda oficializa a chegada do WR-V no Brasil

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Marca japonesa inicia as vendas do crossover compacto em duas versões: EX e EXL

13 de Março de 2017

A Honda Automóveis acaba de oficializar a chegada do compacto WR-V. Inicialmente serão apenas duas versões, EX e EXL. O novo SUV compacto da Honda teve seu projeto liderado pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda Automóveis do Brasil, e traz o DNA global da marca que busca, colocar o ser humano no centro de seu desenvolvimento, com excelência em qualidade.

Proposta

O WR-V nasceu como resposta de pesquisa feita pela Honda, onde o cliente busca um veículo com o visual de SUV, boa mobilidade para as aventuras urbanas, mas sem abrir mão da versatilidade e praticidade de um carro compacto. Assim, usando o que a marca aprendeu com o Fit, o WR-V é o passo acima em robustez e mobilidade, sem perder os principais atributos de praticidade e economia do Honda Fit.

Por fora
 
Externamente, as duas versões trazem o mesmo visual desenvolvido com base no conceito “Wild Armor”, criado especificamente para esse modelo.  Ele é refletido em uma frente elevada, marcante e com grade frontal com acabamento em black piano que evoca a linha de SUV da Honda, faróis com luzes de uso diurno (DRL) em LED, além dos projetores de neblina que são de série em ambas as configurações. Faz parte também do pacote para-brisa com faixa degrade, vidros verdes com proteção UV, retrovisores com comandos elétricos e repetidores laterais em LED, presentes nas duas versões. O rack de teto também é de série.
 
Por dentro, o motorista encontra um banco anatômico, com forrações diferenciadas em preto e prata ou preto e laranja (exclusiva da cor Vermelho Mercúrio), com regulagem de altura. O volante traz comandos de som, viva-voz e controle de cruzeiro, além de revestimento em couro e ajustes de altura e profundidade em ambas as configurações, além de assistência elétrica EPS. O quadro de instrumentos conta com computador de bordo multifunções.
 
Estão presentes vidros elétricos (com função um toque para o motorist), ar-condicionado manual, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de encostos de cabeça em todas as posições. O banco traseiro traz a possibilidade de fixação de cadeirinhas infantis pelo sistema ISOFIX. O console central, o painel e laterais de portas trazem diversos porta-objetos, além de acabamentos em prata, criando um visual mais horizontal e harmônico.
 
O WR-V traz de série em ambas versões o sistema de bancos ULTRa SEAT (Utility Long Tall Refresh). Esse sistema permite diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões. O modo Utility, por exemplo, permite formar uma superfície plana, que amplia o espaço útil para acomodar bagagens, com mais de 1.000 litros.
 
Diferença das versões
 
A versão EX traz sistema de áudio com tela de cinco polegadas, onde são projetadas as imagens da câmera de ré, que oferecem três opções de visualização. Esse sistema oferece conectividade via Bluetooth, USB e cabo auxiliar, além de leitor de CD player. Todas as versões do WR-V trazem airbags frontais e laterais, além de freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além da exclusiva estrutura de deformação progressiva ACE (Advanced Compatibility Engineering) e barras de proteção nas portas, garantindo a máxima proteção nas diversas condições de colisão.
 
A versão EXL acrescenta airbags laterais do tipo cortina, aumentando ainda mais a segurança do SUV compacto e a central multimidia com sistema operacional Android e GPS embarcado. Essa é a mesma central vista na versão topo de linha do Fit. Esse sistema multimídia de sete polegadas conta ainda com navegador de internet via hotspot, e conectividade completa via Bluetooth, cartão SD e duas entradas USB.

Mas nenhuma das versões conta com o programa de estabilidade eletrônico, ou freio com auxílio de partida em rampa.
 
Boa mobilidade
 
O conjunto dinâmico do WR-V foi projetado para permitir altura do solo, vão livre e ângulos de ataque e saída compatíveis com a proposta de um veículo mais aventureiro. Com de 2,55 m de entre-eixos, 4 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,6 m de altura, o WR-V traz medidas compactas e funcionais.
 
Os 20,7 cm de vão livre do solo e os ângulos de ataque e saída de 21 e 33 graus, garantem boa capacidade para enfrentar obstáculos como lombadas, buracos e valetas. A suspensão traz amortecedores com batente hidráulico e diâmetro de cilindro reforçado, barra estabilizadora robusta. Isso reduz bastante os ruídos do conjunto, quando utilizado em pisos ruins. As buchas frontais são mais robustas, bem como a travessa de suspensão, com enfoque no conforto de rodagem.
 
O eixo traseiro tem seu desenvolvimento baseado no HR-V e traz alta rigidez para o aumento do conforto e dirigibilidade. A caixa de direção EPS (Electric Power Steering), é eletricamente assistida, desenvolvida especificamente para o WR-V, permitindo um raio de manobra de apenas 5,3 metros.
 
Rodas e pneus também foram desenvolvidos especificamente para o WR-V. As rodas de 16 polegadas trazem composto de alumínio com liga diferenciada, que reduz o ruído de rodagem e pneus 195/60 que trazem conforto e baixa vibração. Um pacote acústico completo, com isoladores instalados em diversos pontos do carro, colabora para ampliar o silêncio a bordo.
 
Motorização
 
O WR-V é equipado com o já conhecido motor 1.5 litro i-VTEC FlexOne (o mesmo de Fit e City), com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. A tecnologia i-VTEC varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação.
 
Com etanol, esse motor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque à 4.800 rpm – quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m à 4.800 rpm.
 
A transmissão CVT possui conversor de torque, proporcionando uma resposta mais rápida e aceleração linear. Essa combinação fez com que o WR-V alcançasse nota máxima “A” na categoria utilitário esportivo compacto dos testes de consumo do INMETRO. Assim, o modelo faz, com etanol, 8,2 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada. Com gasolina sobe para 11,7 km/l na cidade, e 12,4 km/l na estrada.
 
Lançamento no Brasil
 
O WR-V começa a ser vendido no Brasil em duas versões, EX e EXL e, no futuro breve, também em outros países da América do Sul e Índia. Com o WR-V a Honda quer explorar um novo mercado de SUVs compactos e, segundo sua filosofia, entregar mais alegria para seus consumidores. A título de curiosidade,  o nome do WR-V significa Winsome Runabout Vehicle, ou veículo recreacional e cativante. (“Winsome” significa alegre, agradável e atraente em inglês).
 
Preços

Os preços do novo WR-V são: EX por R$ 79,4 mil e EXL - R$ 83,4 mil. Serão seis cores disponíveis. Três perolizadas (vermelho mercúrio, branco estrelar e preto cristal), uma sólida (branco Taffeta) e duas metálicas (Cinza Barium e Prata Platinum). A partir do dia 24/3, o novo modelo compacto estará disponível em todas as concessionárias Honda.

Linha de acessórios exclusiva para o WR-V
 
A linha de acessórios, com mais de 30 itens, traz equipamentos de personalização, utilidade e proteção, além de componentes que ampliam a segurança, o entretenimento e a esportividade do WR-V.
 
Os para-choques ganham visual ainda mais agressivo com apliques frontais e traseiros, em conjunto com saias laterais na cor prata, que reforçam o estilo diferenciado do SUV. Retrovisores e maçanetas ganham opção de apliques com acabamento cromado.
 
Além disso, o WR-V pode ser equipado com rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento Dark, além de aerofólio traseiro com terceira luz de freio em LED e um exclusivo kit de adesivos – pretos ou prata – que personaliza a região do capô e das laterais do WR-V.
 
O visual externo pode ser complementado ainda com faróis de neblina em LED um acessório exclusivo em sua categoria. Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros são uma opção para tornar as manobras no SUV compacto ainda mais práticas.
 
O consumidor pode personalizar o interior do WR-V com equipamentos diferenciados, como pedaleiras esportivas em alumínio, apoio de braço para o console central, tapetes de carpete com costuras prata ou laranja – combinando com a cor do revestimento interno –, ou de borracha.
 
Uma bandeja de material impermeável para proteção do porta-malas, que permite carregar, por exemplo, equipamentos de esporte aquático logo após o uso, sem molhar o chão do porta-malas.
 
Complementando o estilo interno, o console central, as molduras dos alto-falantes, soleiras em inox e pedais ganham a opção de serem iluminados com LEDs na cor azul Soft.
 
A conectividade da versão EX pode ser ampliada, com a instalação do sistema multimídia de sete polegadas (mesma da versão EXL) com tela sensível ao toque e navegador via hotspot. Em todas as versões, o sistema de áudio pode receber tweeters nas portas dianteiras.
 
Para garantir uma proteção adicional ao WR-V, na parte externa, protetores de borracha de alta resistência podem ser instalados nas partes central e laterais do para-choque. Defletores de chuva desenvolvidos para o WR-V evitam a entrada de água com o vidro levemente aberto, e complementam o visual externo.
 
E, por fim, outros acessórios de proteção e segurança complementam a proteção do WR-V, como as porcas antifurto para rodas e estepe, bem como o protetor de cárter, com 2 mm de espessura e alta resistência para impactos.
 
Todos os acessórios originais da Honda podem ser adquiridos e instalados em qualquer concessionária da marca, não alterando a originalidade do veículo e não alterando a garantia do produto. Os preços devem ser consultados nos concessionários de cada região. Todos acessórios possuem três anos de garantia, oferecidos pela marca.

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!

Você sabia?

O primeiro retrovisor foi criado em 1906 pelo francês Alfred Faucher. Ele também foi o inventor da luz de freio e do pisca-pisca de direção.