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Honda vende Civic Type R, só na Europa!

Honda vende Civic Type R, só na Europa!

Modelo é o Type R mais radical já produzido, e não virá pra o Brasil

Julho de 2015 marca a chegada, na Europa, do mais aguardado “hot hatch” da categoria, o Honda Civic Type R. Descrito como um “carro de corrida para as ruas”, o modelo é movido pelo moto r mais extremo e de mais alto desempenho já produzido para um Type R da Honda, e estabelecerá novos padrões para o segmento hatch de alta performance com tração dianteira.
 
Tendo como base a palavra japonesa Buttigiri, que significa “romper com o presente e deixar o resto para trás”, os engenheiros da Honda buscaram desenvolver um Type R que faria mais do que atender às grandes expectativas do emblema vermelho. O novo Civic Type R foi projetado para oferecer um desempenho dinâmico e de ponta, tanto em pistas rápidas como naquelas repletas de curvas ou mesmo nas pistas de corrida, ao mesmo tempo em que oferece um pacote prático e de fácil uso, tudo o que se espera de um Civic. O novo Civic Type R 2015 estará disponível apenas com cinco portas e em duas versões.
 
Motor VTEC Turbo 2.0 de 310 cavalos
 
No coração do Civic Type R está o novo moto r a gasolina VTEC Turbo 2.0 de injeção direta, que entrega potência de 310 cv a 6.500 rpm e torque máximo é de 400 Nm entre 2.500 e 4.500 rpm – ambos mais altos do que os de qualquer outro modelo Honda Type R.
 
Com limite de rotações a 7.000 rpm, o moto r (parte da série da nova geração Honda Earth Dreams Technology) apresenta um avançado sistema turbocharger que traz as tecnologias VTEC (Variable Timing and Lift Electronic Control – controle variável de tempo e abertura das válvulas) e VTC (Dual-Variable Timing Control – controle duplo de variação do tempo das válvulas), que aumentam a resposta em baixos regimes e entregam aceleração contínua.
 
O Dual-VTC permite um grau de sobreposição do tempo das válvulas (overlap), abrangendo um amplo regime de rotações para beneficiar a capacidade de resposta e eficiência. O VTEC varia o nível de abertura das válvulas de exaustão para reduzir o retardamento do turbo por meio de uma maior pressão de exaustão em baixas rotações, enquanto entrega um alto rendimento em giros mais altos. Para aumentar ainda mais a capacidade de resposta, o sistema de turbocharger inclui uma válvula eletrônica que proporciona um maior grau de liberdade ao controle de pressão de indução em relação a uma válvula convencional.
 
Um sistema de injeção direta previne a aderência do combustível na admissão, injetando-o diretamente nos cilindros e fazendo com que apenas o ar passe por ela, com o auxílio do controle da injeção multiponto da Honda. Um injetor de alta pressão (20MPa) é utilizado para aumentar significativamente a atomização do combustível e é auxiliado por uma melhoria de 85% na taxa de fluxo e um aumento de 45% na pressão do combustível em relação a um sistema convencional baseado em uma bomba de combustível.
 
O Civic Type R tem a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e a velocidade máxima é a maior da categoria, chegando à 270 km/h.
 
Design exclusivo
 
As modificações no estilo do Civic Type R conferem ao carro uma atitude agressiva. O tamanho das aberturas na grade do para-choque dianteiro, que conduzem o ar ao intercooler, é projetado com o propósito de minimizar perdas aerodinâmicas.
 
O exclusivo pacote aerodinâmico do Civic Type R utiliza elementos específicos para a geração de downforce e, com isso, criar uma sustentação negativa total, o que é incomum na indústria e único nesta categoria em particular. Esse resultado é um grande diferencial, especialmente na parte dianteira do veículo, permitindo estabilidade em altas velocidades, mesmo no auge de seus 270 km/h, a maior velocidade da categoria.
 
Grades superiores e inferiores no para-choque dianteiro permitem a entrada de um volume maior de ar no compartimento do moto r. O fluxo de ar é canalizado do compartimento para difusores nos para-lamas alargados e saídas de ar nos arcos das rodas dianteiras, para proporcionar um melhor resfriamento e ventilação ao moto r de alta performance, ao mesmo tempo que minimiza o arrasto resultante das grades ampliadas.
 
Os arcos das rodas traseiras e dianteiras do novo Civic Type R são alargados para acomodar um crescimento nas bitolas traseiras e dianteiras. As expansões integradas dos arcos são de alumínio, proporcionando uma redução de 42% no peso em relação a um painel convencional em aço.
 
Novas rodas de liga leve de alta rigidez de 19 polegadas, exclusivas do Type R, complementam as mudanças visuais. Elas preenchem os ampliados arcos das rodas com pneus 235/35R19 desenvolvidos especialmente para o modelo em conjunto com a Continental.
 
Interior ultra esportivo
 
No interior, uma série de melhorias estéticas e funcionais, projetadas exclusivamente para o novo Type R, resultam em um cockpit voltado tanto para a pilotagem nas pistas como para uma direção mais esportiva no dia a dia. Os bancos, o volante e a manopla da alavanca do câmbio são exclusivos e levam em conta a posição de direção, a visualização de informações importantes e as condições necessárias para o controle do veículo pelo moto rista.
 
Bancos esportivos tipo concha, revestidos com tecido preto e efeito tipo suede com costura dupla vermelha, se moldam ao corpo, enquanto uma estrutura modificada do assento proporciona ao condutor e ao passageiro da frente um amplo apoio, tanto na condução do dia a dia quanto na direção mais esportiva em curvas fechadas.
 
O banco traseiro, exclusivo do Type R, com uma estrutura remodelada e uma espessura reduzida dos materiais, acomoda dois passageiros e pode ser bipartido (60/40), além de oferecer uma superfície plana quando rebatido. As modificações resultam em uma redução de 17% do peso em relação ao modelo padrão do Civic de cinco portas, mantendo a mesma capacidade de carga.
 
A costura dupla vermelha no revestimento do volante em couro preto, assim como da alavanca do câmbio, combina com a dos bancos. O acabamento do teto é em tecido preto. A exemplo dos modelos anteriores do Type R, a manopla da alavanca do câmbio é feita em alumínio usinado.
 
Exclusivos sistemas de suspensão
 
Um novo sistema de amortecimento adaptativo nas quatro rodas foi desenvolvido especialmente para o Type R. Ele permite um controle independente contínuo de cada roda para entregar uma excepcional aderência ao asfalto, limitar a transferência da carga sobre as rodas em acelerações e desacelerações acentuadas, além de proporcionar uma rodagem estável, com movimentação contida.
 
O sistema Agile Handling Assist é outra tecnologia avançada aplicada para melhorar ainda mais a estabilidade dinâmica do esportivo, em especial na reação a rápidas mudanças ou em situações de altas cargas laterais, como as realizadas em manobras de emergência. Ele é acionado por meio do sistema Vehicle Stability Assist e aplica uma frenagem muito sutil, imperceptível ao moto rista, às rodas internas quando o volante é girado.
 
O carro é também equipado com um pacote de freios Brembo de alta performance, desenvolvido especialmente para o Civic Type R.  Na parte dianteira, pinças de quatro pistões exercem a força de frenagem sobre os discos de 350 mm, os maiores já instalados em um modelo Type R de produção, frisados para estabilizar o atrito da frenagem entre o disco e a pastilha em altas temperaturas.
 
Novo modo de condução +R
 
O novo Civic Type R marcará a estreia do novo botão “+R” que aumenta a velocidade de resposta de diversos sistemas do chassi e do drivetrain. Com o modo +R selecionado, diversas modificações dinâmicas são ativadas no powertrain e no sistema dinâmico do veículo.
 
O modo +R também traz um enfoque mais dinâmico à tela do i-MID em frente ao moto rista. É possível acessar as informações do Type R diretamente a partir de qualquer uma das quatro telas de informações básicas, ou acessar diretamente a primeira tela específica para o modelo. A seleção de uma tela de desempenho é indicada pela exibição de uma imagem do Type R. Em modo +R, também é possível exibir informações do veículo, mesmo quando o cronômetro estiver ativado.
 
Tecnologia digital
 
O novo sistema de informação e entretenimento Honda Connect é um item de série no novo Civic Type R, proporcionando conforto e conectividade ao volante. Fácil e intuitivo, o Honda Connect funciona com o popular sistema operacional Android e emprega as já familiares funcionalidades de “pinças, arraste e toque” de um smartphone para acessar seus recursos.
 
A central multimídia Honda Connect oferece fácil acesso aos ocupantes dos assentos dianteiros, incluindo desde informações do veículo, câmera de ré e sistema de áudio até conectividade Bluetooth. As funcionalidades incluem: acesso à internet, aplicativos pré-instalados, Honda App Centre, AM/FM/DAB e rádio via internet, interface para o telefone e conectividade Bluetooth, além de controles no volante e câmera de ré com orientações dinâmicas. O conjunto de áudio conta com seis alto-falantes de 180 watts.
 
Cores
 
O novo Civic Type R está disponível em cinco cores distintas que conferem ao novo e arrojado estilo um maior impacto visual. Além da Championship White – compartilhada com sucessivas gerações dos icônicos modelos Type R – os consumidores podem escolher entre as cores Crystal Black (perolizada), Polished Metal (metálica), Brilliant Sporty Blue (metálica) e Milano Red.

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