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Hyundai Corporation anuncia novidades pela submarca Kia Motors

Hyundai Corporation anuncia novidades pela submarca Kia Motors

Novidades são motor 3 cilindros turbo e câmbio de dupla embreagem

A mega holding Hyundai Corporation escolheu a sua submarca Kia Motors (de menor volume e expressão mundial) para lançar (e testar) duas grandes novidades. A primeira é um novíssimo moto r Kappa 1,0 litro T-GDI (turbo a gasolina de injeção direta), com produção mundial prevista a partir de seu lançamento que ocorre no 85º Salão Internacional do Automóvel de Genebra, em 3 de março. Seguindo tendência downsizing, a holding escolheu o novo Kia Cee’d GT Line para estrear o novo moto r.
 
O novo moto r T-GDI Kappa segue a tendência da indústria de unidades menores com eficiências mais elevadas que consomem menos combustível e emitem menos emissões, mas com mais desempenho motriz. É importante destacar que o moto r utilizado atualmente no HB20 1,0 litro é da mesma família Kappa, dessa nova solução.
 
Esse novo moto r Kappa desenvolve 120 cv a 172 Nm de torque e foi projetado para oferecer níveis de emissões de CO2 mais baixos quando comparado com o moto r GDI 1.6 litro disponível em outros modelos Cee’d. Após o Cee’d GT Line, disponível em toda Europa a partir do 4º trimestre de 2015, o novo 1.0 litro T-GDI equipará outros modelos da Hyundai Corporation no futuro. Ao longo do desenvolvimento do T-GDI, as equipes de engenharia têm assegurado melhoria de 10% a 15% em eficiência de combustível em comparação com atual moto r GDI 1.6 litro.
 
O novo moto r de tamanho reduzido apresenta injetores perfurados a laser, com seis furos individuais. Ao invés de injetar convencionalmente a mistura ar-combustível dentro da câmara de combustão, os buracos perfurados a laser, dispostos em forma de pirâmide, permitem a mistura ar-combustível se espalhar por todo o cilindro. Apoiado por uma bomba de alta pressão, os novos injetores são capazes de fornecer pressão de injeção de combustível de até 200 bar.
 
Nova transmissão de dupla embreagem DCT
 
Outra novidade no Kia Cee’d traz o lançamento de um novo câmbio de dupla embreagem e sete marchas (DCT). Esse novo DCT será equipado no Cee’d dotado do moto r 1.6 litro diesel da linha GT. Capaz de lidar com saídas de torques mais elevadas quando comparada com a existente transmissão de seis marchas, o novo DCT permite trocas mais rápidas, transmitindo uma sensação mais esportiva na condução da linha GT.
 
A submarca Kia Motors Europa também prevê níveis de emissões menores e mais economia de combustível. O novo DCT será disponibilizado em uma ampla gama de modelos da marca no futuro.
 
Ao longo de seu desenvolvimento, as equipes de engenharia tiveram como meta melhorias na aceleração e na eficiência do combustível, de 3% a 5%, dependendo do modelo. O DCT é composto de duas embreagens, sendo que cada uma é equipada com um atuador da embreagem para melhor capacidade de resposta.
 
O próprio eixo permite ao sistema se envolver rapidamente com marchas pares, enquanto um eixo sólido opera em velocidades ímpares. Esta troca de marchas cruzada permite a entrega de potência contínua e mais eficientes.
 
O mecanismo permite que o eixo do DCT opere sequencialmente e o modelo antecipe a próxima marcha provável do moto rista que necessita de aceleração ou frenagem, ou até ainda ‘pular’ imediatamente para qualquer uma das sete marchas para frente (e atrás).
 
Com o aumento do torque do Cee’d (265/285 Nm), o novo sistema foi projetado para gerenciar efetivamente as saídas de até 300 Nm, alcançar melhor equilíbrio e melhorar o desempenho do moto r.
 
O DCT permite que o moto r diesel da linha GT opere em suas velocidades com mais eficiência em todos os momentos. Como o torque do moto r aumentou 265 para 285 Nm, o novo DCT foi projetado para gerenciar efetivamente as saídas de até 300 Nm, alcançar melhor equilíbrio entre o desempenho do moto r e maior economia de combustível.
Redução de ruído, vibração e aspereza (NVH) também foram foco da equipe Kia no desenvolvimento do DCT, com um amortecedor externo para garantir maior nível de requinte à nova transmissão.

Revista Comprecar

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