Revista Comprecar
Jeep Renegade Trailhawk é uma referência na categoria
Mesmo depois de quase dois anos, versão Trailhawk do Renegade não tem concorrentes
Jeep Renegade Trailhawk é uma referência na categoria
23 de Fevereiro de 2017

Ninguém duvida do sucesso que o Jeep Renegade fez no mercado nacional. Lançado oficialmente em março de 2015, o Renegade reinventou o segmento dos crossovers e utilitários-esportivos. Mas, entre todas as versões oferecidas no mercado brasileiro (Sport e Longitude), nenhuma é tão especial quando a Trailhawk. Com verdadeira vocação no 4x4, essa versão, além de receber importantes mudanças em sua estrutura, também representa o topo de linha da família Renegade. E mesmo dois anos depois, a versão topo de gama do Renegade, reina absoluta, sem concorrentes para se equiparar.
 
O Renegade Trailhawk traz em seu DNA a melhor combinação entre um veículo para o trânsito urbano, com um excelente desempenho no fora de estrada. Como acontece em todas as versões à diesel do Renegade, ele conta com o exclusivo câmbio de nove marchas, além do motor 2.0 litros MultiJet II turbodiesel. Outra característica marcante das versões à diesel, é a tração contínua 4x4.
 
Estilo
 
O Renegade foi inspirado no porte do Jeep Wrangler. Porém, ele adiciona traços modernos e arrojados. E a versão Trailhawk incorpora ainda mais o verdadeiro espírito Jeep. Com diversas modificações estéticas, essa versão traz elementos marcantes, como os ganchos dianteiros e traseiros expostos nos para-choques, pintados em vermelho. Ela também tem maior altura em relação ao solo, o que possibilita ótimos ângulos de entrada e saída. Aliás, o pára-choque dianteiro é bem diferente das outras versões, principalmente na parte de baixo, visando melhor mobilidade no fora de estrada.
 
Outro diferencial dessa versão é a opção do teto solar duplo com estrutura opaca. Em vez do vidro, existe uma placa de material composto. Como todo teto-solar, a parte da frente pode ser aberta e basculada. Já a parte de trás é fixa. Mas o grande diferencial é que ambas as placas podem ser desmontadas do teto! Isso mesmo, com uma chave especial, o cliente retira as duas placas e pode guardá-las no porta-malas, numa bolsa específica. Isso deixa o Renegade Trailhawk no melhor estilo Jipe.
 
Interior
 
Em geral, todas as versões do Jeep Renegade contam com uma cabine inspirada num visual bastante enérgico, remetendo à lendária herança da marca. O interior conta com elevado padrão de acabamento. Batizada pelos designers de “Tek-Tonic”, a linguagem estilística do habitáculo mistura formas sutis com detalhes mais rústicos e funcionais.
 
O painel, por exemplo, revestido com material suave ao toque, é intercalado com elementos como a alça de apoio para o passageiro dianteiro, indispensável no uso off-road e inspirado no irmão maior, o Jeep Wrangler. E na versão Trailhawk existem alguns outros elementos que lembram a proposta 4x4. O conta-giros, por exemplo, traz a região de limite de giro pintada em marrom, fazendo alusão ao barro.
 
As saídas de ar centrais lembram óculos escuros de marcas de esportes radicais, e há outros toques que lembram atividades de aventura, como as molduras da base da alavanca do câmbio e dos alto-falantes nas portas. O “X” das lanternas traseiras aparece em vários pontos, como nos porta-copos no console central. Outro destaque é o assoalho 2 em 1 no piso do porta-malas. De um lado, a peça é revestida de tecido e do outro, de vinil, fácil de limpar em caso de levar artigos sujos ou molhados.
 
Motor turbo diesel
 
O Jeep Renegade Trailhawk vem equipado com um eficiente motor turbo-diesel. Aliás, o Renegade é o único SUV Compacto da categoria a oferecer motor à diesel, no Brasil.
 
Batizado de MultiJet II, esse motor turbo quatro cilindros 2.0 litros entrega até 170 cavalos de potência máxima à 3.750 RPM. O torque também é elevado, com expressivos 35,7 kgfm já a partir de 1.750 RPM. Esse motor traz a tecnologia MultiJet de segunda geração. Esse sistema common rail (duto único) controla a injeção de combustível em alta pressão (até 1.600 bar) de forma avançada. Os injetores do tipo solenoide são capazes de trabalhar múltiplas vezes em cada ciclo de combustão, para diminuir o consumo de diesel. A turbina de geometria variável, permite boa potência em alta velocidade, como rápido torque em baixas rotações.
 
Câmbio automático de nove marchas
 
A versão Trailhawk, assim como todas as outras à diesel, trazem um eficiente câmbio automático de nove marchas. Essa transmissão assegura muitos benefícios. Além de ajudar muito na economia de combustível, permite fortes acelerações graças a uma enorme gama de relações. Além disso, permite um funcionamento muito suave mesmo em velocidades altas. Afinal, a 120 km/h em velocidade constante, o ponteiro do conta-giros marca um pouco mais que 1.000 RPM. Ainda que esse seja um câmbio automático, o motorista quase tem a sensação de estar dirigindo um veículo com câmbio CVT (continuamente variável). Com tantas relações de marcha, em vários momentos, não dá para perceber a troca de marcha. Essa situação é mais nítida quando o carro esta em velocidade e nas marchas mais altas. Consequentemente, o conforto é algo que se destaca durante a condução.
 
Desempenho
 
Esse eficiente conjunto de motor e câmbio, permite ao Renegade Trailhawk atingir números bem expressivos. Mesmo pesando 1.674 kg, o veículo acelera de 0 à 100 km/h em apenas 9,9 segundos. E a velocidade máxima é de 190 km/h. Porém, ele também consegue ser muito econômico. Mesmo dentro da cidade, são possíveis médias de até 13 km/l. E na estrada, a marca passa dos 16 km/l! Ainda que o motor não seja tão silencioso como modelos à gasolina, praticamente não existe vibração na carroceria do carro.
 
Tecnologias avançadas
 
É inegável o nível tecnológico presente no Jeep Renegade. Além da plataforma moderna e robusta, o Renegade conta com suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas. Além disso, vem equipado com freio de mão com acionamento elétrico e programa de estabilidade eletrônico em todas as versões. Faz parte do pacote: coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; HDC - Controle eletrônico de velocidade em descidas; ar condicionado automático dual zone; câmera de estacionamento traseira; aletas para trocas de marcha no volante; sensor de estacionamento traseiro; banco do motorista com regulagem de altura e Hill Start Assist - auxílio de partida em subidas.
 
De série, a versão Trailhawk sempre sai equipada com sistema multimedia Uconnect Touch. De fábrica, o sistema vem com tela coloridas de 5 polegadas. Mas existe um pacote opcional que muda para uma central com tela de 6,5 polegadas. Ambas contam com conexão Bluetooth, comandos de voz e navegação GPS. O pacote da central de 6,5 polegadas acrescenta também sistema de audio premium Beats com 8 alto falantes e subwoofer; Banco do motorista com regulagem elétrica (inclusive lombar) e faróis com iluminação Xenon.
 
Especificamente na versão Trailhawk, existe uma diferença expressiva no painel de instrumentos. Entre os marcadores de velocidade e conta-giros, existe uma tela colorida multifuncional de TFT de 7 polegadas. Ela é a maior do segmento, e permite acessar diversas informações sobre o carro, que vão muito além de um simples computador de bordo. O motorista pode acessar enorme gama de opções de configuração do veículo, e até escolher quais dados vão aparecer nessa tela. Tudo isso é feito pelos botões presentes no volante multifuncional.
 
Exclusividades do Renegade
 
Não bastasse ser o único SUV compacto no Brasil com opção de motor turbo diesel e o primeiro veículo nacional com câmbio automático de 9 marchas, o Renegade continua sendo o único que não deriva de nenhum carro de passeio, o que proporciona a possibilidade de usufruir de uma posição elevada ao volante e robustez em qualquer tipo de terreno.
 
Equipamentos específicos do Trailhawk
 
Como uma versão diferenciada, a Trailhawk acrescenta alguns equipamentos exclusivos, sejam eles estéticos ou funcionais. Entre os funcionais podemos destacar: seletor para 5 tipos de terreno; rodas em liga aro 17 polegadas e pneus 215/60 de uso misto; protetor de transmissão; protetor de tanque; protetor de carter; suspensão off road com altura mais elevada do solo e ganchos de reboque vermelhos (2 dianteiros e 1 traseiro). No quesito conforto, essa versão acrescenta: espelho interno eletrocrômico; sensor de chuva; acendimento automático dos faróis e uma prática lanterna removível (com iluminação LED) instalada na parte interna do porta-malas.
 
Entre as mudanças estéticas destacam-se: molduras do painel e console na cor vermelho rubi; forração do teto na cor preta; rack do teto na cor cinza; retrovisores externos na cor cinza; adesivo no capô e alavanca do câmbio com revestimento em couro.
 
Elevado desempenho off-road
 
Desenvolvido para entregar a versatilidade e a capacidade fora de estrada da Jeep, o Renegade é o primeiro veículo do grupo FCA a utilizar a nova arquitetura “Small-Wide 4x4”, que nasceu para gerar um SUV compacto com tração 4x4. Esse Renegade tem 22,3 cm de altura do solo, para elevar o padrão do desempenho no uso off-road dentro de seu segmento. Assim o ângulo de ataque é de 31,3 graus, enquanto o de saída é de 33 graus.
 
Trazendo a tecnologia 4x4 da nova geração do Jeep Cherokee, lançado no final do ano passado, o Jeep Renegade 2016 oferece a mais avançada tração 4x4 do segmento. O sistema é capaz de enviar até 20 kgfm de torque para as rodas traseiras, se for preciso, para otimizar a aderência.
 
Entre os itens exclusivos que o Renegade apresenta no segmento, destaque para:
 
- controle anticapotamento (de série em todas as versões)
- suspensão independente nas quatro rodas (de série em todas as versões)
- faróis diurnos (DRL), especialmente importantes com a nova legislação brasileira (de série em todas as versões)
- faróis de neblina com função cornering; ligam automaticamente para o lado em que se vira o volante, em baixa velocidade ou durante manobras (de série em todas as versões)
- ar-condicionado digital de duas zonas (de série na Longitude, Limited e Trailhawk)
- air bag para os joelhos do motorista (de série na Trailhawk)
- detectores de pontos cegos (opcional)
- duas variedades de teto solar; panorâmico e removível (opcionais)
 
Preço
 
O Jeep Renegade Trailhawk tem preço de venda à partir de R$ 136,9 mil. Mas isso sem opcionais. Com opcionais pode passar de R$ 150 mil.
 
Oportunidade
 
A Jeep Bicudo na cidade de Itu, está vendendo um Jeep Renegade Trailhawk zero KM, já com o teto-panorâmico, farol xenon, bancos em couro e na cor laranja Aurora, por apenas R$ 129,9 mil. É a última unidade! Para mais informações, clique AQUI!

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Jeep Renegade Trailhawk é uma referência na categoria

Jeep Renegade Trailhawk é uma referência na categoria

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Mesmo depois de quase dois anos, versão Trailhawk do Renegade não tem concorrentes

23 de Fevereiro de 2017

Ninguém duvida do sucesso que o Jeep Renegade fez no mercado nacional. Lançado oficialmente em março de 2015, o Renegade reinventou o segmento dos crossovers e utilitários-esportivos. Mas, entre todas as versões oferecidas no mercado brasileiro (Sport e Longitude), nenhuma é tão especial quando a Trailhawk. Com verdadeira vocação no 4x4, essa versão, além de receber importantes mudanças em sua estrutura, também representa o topo de linha da família Renegade. E mesmo dois anos depois, a versão topo de gama do Renegade, reina absoluta, sem concorrentes para se equiparar.
 
O Renegade Trailhawk traz em seu DNA a melhor combinação entre um veículo para o trânsito urbano, com um excelente desempenho no fora de estrada. Como acontece em todas as versões à diesel do Renegade, ele conta com o exclusivo câmbio de nove marchas, além do motor 2.0 litros MultiJet II turbodiesel. Outra característica marcante das versões à diesel, é a tração contínua 4x4.
 
Estilo
 
O Renegade foi inspirado no porte do Jeep Wrangler. Porém, ele adiciona traços modernos e arrojados. E a versão Trailhawk incorpora ainda mais o verdadeiro espírito Jeep. Com diversas modificações estéticas, essa versão traz elementos marcantes, como os ganchos dianteiros e traseiros expostos nos para-choques, pintados em vermelho. Ela também tem maior altura em relação ao solo, o que possibilita ótimos ângulos de entrada e saída. Aliás, o pára-choque dianteiro é bem diferente das outras versões, principalmente na parte de baixo, visando melhor mobilidade no fora de estrada.
 
Outro diferencial dessa versão é a opção do teto solar duplo com estrutura opaca. Em vez do vidro, existe uma placa de material composto. Como todo teto-solar, a parte da frente pode ser aberta e basculada. Já a parte de trás é fixa. Mas o grande diferencial é que ambas as placas podem ser desmontadas do teto! Isso mesmo, com uma chave especial, o cliente retira as duas placas e pode guardá-las no porta-malas, numa bolsa específica. Isso deixa o Renegade Trailhawk no melhor estilo Jipe.
 
Interior
 
Em geral, todas as versões do Jeep Renegade contam com uma cabine inspirada num visual bastante enérgico, remetendo à lendária herança da marca. O interior conta com elevado padrão de acabamento. Batizada pelos designers de “Tek-Tonic”, a linguagem estilística do habitáculo mistura formas sutis com detalhes mais rústicos e funcionais.
 
O painel, por exemplo, revestido com material suave ao toque, é intercalado com elementos como a alça de apoio para o passageiro dianteiro, indispensável no uso off-road e inspirado no irmão maior, o Jeep Wrangler. E na versão Trailhawk existem alguns outros elementos que lembram a proposta 4x4. O conta-giros, por exemplo, traz a região de limite de giro pintada em marrom, fazendo alusão ao barro.
 
As saídas de ar centrais lembram óculos escuros de marcas de esportes radicais, e há outros toques que lembram atividades de aventura, como as molduras da base da alavanca do câmbio e dos alto-falantes nas portas. O “X” das lanternas traseiras aparece em vários pontos, como nos porta-copos no console central. Outro destaque é o assoalho 2 em 1 no piso do porta-malas. De um lado, a peça é revestida de tecido e do outro, de vinil, fácil de limpar em caso de levar artigos sujos ou molhados.
 
Motor turbo diesel
 
O Jeep Renegade Trailhawk vem equipado com um eficiente motor turbo-diesel. Aliás, o Renegade é o único SUV Compacto da categoria a oferecer motor à diesel, no Brasil.
 
Batizado de MultiJet II, esse motor turbo quatro cilindros 2.0 litros entrega até 170 cavalos de potência máxima à 3.750 RPM. O torque também é elevado, com expressivos 35,7 kgfm já a partir de 1.750 RPM. Esse motor traz a tecnologia MultiJet de segunda geração. Esse sistema common rail (duto único) controla a injeção de combustível em alta pressão (até 1.600 bar) de forma avançada. Os injetores do tipo solenoide são capazes de trabalhar múltiplas vezes em cada ciclo de combustão, para diminuir o consumo de diesel. A turbina de geometria variável, permite boa potência em alta velocidade, como rápido torque em baixas rotações.
 
Câmbio automático de nove marchas
 
A versão Trailhawk, assim como todas as outras à diesel, trazem um eficiente câmbio automático de nove marchas. Essa transmissão assegura muitos benefícios. Além de ajudar muito na economia de combustível, permite fortes acelerações graças a uma enorme gama de relações. Além disso, permite um funcionamento muito suave mesmo em velocidades altas. Afinal, a 120 km/h em velocidade constante, o ponteiro do conta-giros marca um pouco mais que 1.000 RPM. Ainda que esse seja um câmbio automático, o motorista quase tem a sensação de estar dirigindo um veículo com câmbio CVT (continuamente variável). Com tantas relações de marcha, em vários momentos, não dá para perceber a troca de marcha. Essa situação é mais nítida quando o carro esta em velocidade e nas marchas mais altas. Consequentemente, o conforto é algo que se destaca durante a condução.
 
Desempenho
 
Esse eficiente conjunto de motor e câmbio, permite ao Renegade Trailhawk atingir números bem expressivos. Mesmo pesando 1.674 kg, o veículo acelera de 0 à 100 km/h em apenas 9,9 segundos. E a velocidade máxima é de 190 km/h. Porém, ele também consegue ser muito econômico. Mesmo dentro da cidade, são possíveis médias de até 13 km/l. E na estrada, a marca passa dos 16 km/l! Ainda que o motor não seja tão silencioso como modelos à gasolina, praticamente não existe vibração na carroceria do carro.
 
Tecnologias avançadas
 
É inegável o nível tecnológico presente no Jeep Renegade. Além da plataforma moderna e robusta, o Renegade conta com suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas. Além disso, vem equipado com freio de mão com acionamento elétrico e programa de estabilidade eletrônico em todas as versões. Faz parte do pacote: coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; HDC - Controle eletrônico de velocidade em descidas; ar condicionado automático dual zone; câmera de estacionamento traseira; aletas para trocas de marcha no volante; sensor de estacionamento traseiro; banco do motorista com regulagem de altura e Hill Start Assist - auxílio de partida em subidas.
 
De série, a versão Trailhawk sempre sai equipada com sistema multimedia Uconnect Touch. De fábrica, o sistema vem com tela coloridas de 5 polegadas. Mas existe um pacote opcional que muda para uma central com tela de 6,5 polegadas. Ambas contam com conexão Bluetooth, comandos de voz e navegação GPS. O pacote da central de 6,5 polegadas acrescenta também sistema de audio premium Beats com 8 alto falantes e subwoofer; Banco do motorista com regulagem elétrica (inclusive lombar) e faróis com iluminação Xenon.
 
Especificamente na versão Trailhawk, existe uma diferença expressiva no painel de instrumentos. Entre os marcadores de velocidade e conta-giros, existe uma tela colorida multifuncional de TFT de 7 polegadas. Ela é a maior do segmento, e permite acessar diversas informações sobre o carro, que vão muito além de um simples computador de bordo. O motorista pode acessar enorme gama de opções de configuração do veículo, e até escolher quais dados vão aparecer nessa tela. Tudo isso é feito pelos botões presentes no volante multifuncional.
 
Exclusividades do Renegade
 
Não bastasse ser o único SUV compacto no Brasil com opção de motor turbo diesel e o primeiro veículo nacional com câmbio automático de 9 marchas, o Renegade continua sendo o único que não deriva de nenhum carro de passeio, o que proporciona a possibilidade de usufruir de uma posição elevada ao volante e robustez em qualquer tipo de terreno.
 
Equipamentos específicos do Trailhawk
 
Como uma versão diferenciada, a Trailhawk acrescenta alguns equipamentos exclusivos, sejam eles estéticos ou funcionais. Entre os funcionais podemos destacar: seletor para 5 tipos de terreno; rodas em liga aro 17 polegadas e pneus 215/60 de uso misto; protetor de transmissão; protetor de tanque; protetor de carter; suspensão off road com altura mais elevada do solo e ganchos de reboque vermelhos (2 dianteiros e 1 traseiro). No quesito conforto, essa versão acrescenta: espelho interno eletrocrômico; sensor de chuva; acendimento automático dos faróis e uma prática lanterna removível (com iluminação LED) instalada na parte interna do porta-malas.
 
Entre as mudanças estéticas destacam-se: molduras do painel e console na cor vermelho rubi; forração do teto na cor preta; rack do teto na cor cinza; retrovisores externos na cor cinza; adesivo no capô e alavanca do câmbio com revestimento em couro.
 
Elevado desempenho off-road
 
Desenvolvido para entregar a versatilidade e a capacidade fora de estrada da Jeep, o Renegade é o primeiro veículo do grupo FCA a utilizar a nova arquitetura “Small-Wide 4x4”, que nasceu para gerar um SUV compacto com tração 4x4. Esse Renegade tem 22,3 cm de altura do solo, para elevar o padrão do desempenho no uso off-road dentro de seu segmento. Assim o ângulo de ataque é de 31,3 graus, enquanto o de saída é de 33 graus.
 
Trazendo a tecnologia 4x4 da nova geração do Jeep Cherokee, lançado no final do ano passado, o Jeep Renegade 2016 oferece a mais avançada tração 4x4 do segmento. O sistema é capaz de enviar até 20 kgfm de torque para as rodas traseiras, se for preciso, para otimizar a aderência.
 
Entre os itens exclusivos que o Renegade apresenta no segmento, destaque para:
 
- controle anticapotamento (de série em todas as versões)
- suspensão independente nas quatro rodas (de série em todas as versões)
- faróis diurnos (DRL), especialmente importantes com a nova legislação brasileira (de série em todas as versões)
- faróis de neblina com função cornering; ligam automaticamente para o lado em que se vira o volante, em baixa velocidade ou durante manobras (de série em todas as versões)
- ar-condicionado digital de duas zonas (de série na Longitude, Limited e Trailhawk)
- air bag para os joelhos do motorista (de série na Trailhawk)
- detectores de pontos cegos (opcional)
- duas variedades de teto solar; panorâmico e removível (opcionais)
 
Preço
 
O Jeep Renegade Trailhawk tem preço de venda à partir de R$ 136,9 mil. Mas isso sem opcionais. Com opcionais pode passar de R$ 150 mil.
 
Oportunidade
 
A Jeep Bicudo na cidade de Itu, está vendendo um Jeep Renegade Trailhawk zero KM, já com o teto-panorâmico, farol xenon, bancos em couro e na cor laranja Aurora, por apenas R$ 129,9 mil. É a última unidade! Para mais informações, clique AQUI!

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Você sabia?

O primeiro automóvel movido a combustão foi em 1863 o francês Étienne Lenoir diz ter adaptado um motor de combustão interna à base de gás de iluminação a um veículo, mas não há provas deste trabalho. Em 1882, Wilhelm Maybach e Gottlieb Daimler, desenvolveram vários motores para carros, na Alemanha. Em 1884 construiram o motor Standuhr , de 1 HP e 600 rpm e em 1886 fabricaram o primeiro automóvel a combustão do mundo com este motor