Revista Comprecar
Nissan March e Versa com transmissão XTRONIC CVT
Únicos modelos compactos do mercado com a última geração do câmbio CVT
Nissan March e Versa com transmissão XTRONIC CVT
01 de Junho de 2017

Pouca gente prestou atenção, mas a Nissan trouxe recentemente uma importante novidade para o segmento de carros compactos. Trata-se da transmissão XTRONIC CVT para o Nissan March e o Nissan Versa, modelos que são produzidos em Resende - RJ. Essa opção de transmissão da linha de compactos, se posiciona como uma das melhores do segmento.
 
Trata-se de uma transmissão reconhecida mundialmente e difundida em modelos da marca de segmentos superiores como Sentra e Altima, e em crossovers vendidos em diversos mercados pelo mundo como Kicks, Qashqai, Juke e Murano.
 
Disponível para as versões equipadas com motor 1.6 - 16V, a Nissan disputa uma fatia do mercado que tem clientes cada vez mais interessados nesse tipo de transmissão: 40% dos futuros compradores de carros compactos quer um automático e 95% dos atuais donos de um modelo sem pedal de embreagem afirmam que seu próximo veículo também terá este recurso.
 
O câmbio continuamente variável, não dá os famosos trancos nas trocas de marchas das caixas robotizadas de simples embreagem, pois funciona com duas polias que variam de tamanho de acordo com a velocidade requisitada na condução.
 
A transmissão XTRONIC CVT é constituída de duas polias de diâmetro variável, ligadas por uma correia metálica, sendo que a Primária (conhecida como condutora) recebe o torque do motor e a Secundária (ou conduzida) o transmite ao diferencial. Cada polia tem dois cones que se afastam ou se aproximam, diminuindo ou aumentando a largura do canal onde passa a correia, elevando ou reduzindo a velocidade do carro de acordo com as demandas do pedal do acelerador.
 
Quando os cones estão juntos, esse canal fica mais estreito e o raio da polia aumenta. Em marcha reduzida, a polia condutora apresenta um raio menor (cones afastados), enquanto a polia conduzida fica com raio maior. Na medida em que o carro acelera, o movimento das polias se inverte e a relação de marcha fica maior. A distância entre as polias é fixa, como também o comprimento da correia. A caixa que equipa os modelos Nissan March e Nissan Versa é da última geração produzida pela Nissan para o segmento de veículos compactos, e é adotada em vários países do mundo.
 
Um dos diferenciais dessa caixa de última geração é o sistema \"Lock Up\" com Active Slip Control. Com ele, o XTRONIC CVT obtém acelerações com respostas mais vigorosas e sem alternâncias, pois \"segura\" a polia e a solta de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear e rápida.
 
Mais tecnologia, menos consumo
 
Com as modificações e um peso menor, o XTRONIC CVT de nova geração que agora equipa os Nissan March e Nissan Versa proporciona o melhor desempenho em consumo de combustível, já que mantém a rotação do motor adequada e torque sobre todas as condições de condução.
 
Dessa forma, os dois modelos obtiveram nota \"A\" no Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro, em suas categorias. Os dois modelos da Nissan também receberam o selo do Conpet para veículos leves, concedido aos modelos que participam do programa de etiquetagem que atingem grau máximo de eficiência energética. Reproduziram os resultados das suas versões equipadas com câmbio manual.
 
Com etanol, o Nissan March 1.6 16V obteve no programa 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, enquanto faz 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada quando equipado com gasolina. O Nissan Versa 1.6 16V fez 7,8 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada) e 12 km/l (cidade) e 14 km/l (estrada) com gasolina.
 
O XTRONIC CVT dos Nissan March e Nissan Versa conta também com a função \"Overdrive\". Um botão na lateral da alavanca do câmbio permite ao motorista mudar o regime de rotação do motor para uma maior faixa de giro, proporcionando melhores respostas nas acelerações. A opção traz vantagem nas ultrapassagens de veículos, acelerações em subidas, frenagem de alta velocidade nas curvas e permite a redução de velocidade pelo freio motor.
 
Manutenção: preços iguais aos da versão manual
 
Um dos temas que podem deixar os clientes do Nissan March e do Nissan Versa com o novo câmbio XTRONIC CVT preocupados é o custo da manutenção. Entretanto, dentro da sua política de ter os menores preços de revisões nos segmentos que seus modelos disputam, a Nissan do Brasil oferece revisões para as duas novas opções de sua linha com os mesmos valores do Nissan March e Nissan Versa equipados com transmissão manual.
 
Os proprietários de March e Versa com transmissão XTRONIC CVT desembolsarão R$ 2.344 para realizar todas as revisões até os 60 mil km, com intervalos de 10 mil km – é o menor total encontrado entre os modelos que disputam mercado com os dois compactos da Nissan.
 
Além disso, os clientes Nissan contam o serviço de assistência 24h Nissan Way Assistance, sem custos por dois anos, que atende 24 horas casos de pane, colisão, furto ou pneu furado e também oferece conserto no local ou reboque. Dependendo do local no qual ocorrer o inconveniente, a Nissan oferece guincho ou até quatro dias de hospedagem grátis. Se for o caso, um carro reserva gratuitamente por quatro dias. E, claro, os três anos de garantia sem limite de quilometragem.
 
Linha 2017
 
O câmbio XTRONIC CVT está disponível nas versões 1.6 - 16V SV e SL para o Nissan March e nas versões 1.6 - 16V SV, SL e Unique do sedan compacto Nissan Versa.
 
A linha 2017 traz algumas novidades no acabamento. As principais para o Nissan Versa são mudanças de versões e conteúdo. A versão de entrada 1.0, por exemplo, passa a se chamar 1.0 Conforto. Os itens de série do pacote \"Pack Plus\" foram incorporados às versões de entrada e a versão 1.6 SV sem o \"Pack Plus\" passa a se chamar 1.6 S. Assim, as versões base ficam mais equipadas.
 
O Nissan Versa conta agora com vidros elétricos nas quatro portas de série, além do ISOFIX disponível a partir da versão 1.6 SV.
 
Assim como o Versa, os conteúdos dos pacotes \"Pack Plus\" e \"Pack Multi\" para o Nissan March também foram incorporados nas versões de entrada.

Ambos os modelos pode ser encontrados na Nissan Forte em Jundiaí que fica na Av. Antônio Frederico Ozanan, 3900. Para mais informações ligue (11) 4532-2200 ou acesse nissanjundiai.com.br

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Nissan March e Versa com transmissão XTRONIC CVT

Nissan March e Versa com transmissão XTRONIC CVT

Únicos modelos compactos do mercado com a última geração do câmbio CVT

01 de Junho de 2017

Pouca gente prestou atenção, mas a Nissan trouxe recentemente uma importante novidade para o segmento de carros compactos. Trata-se da transmissão XTRONIC CVT para o Nissan March e o Nissan Versa, modelos que são produzidos em Resende - RJ. Essa opção de transmissão da linha de compactos, se posiciona como uma das melhores do segmento.
 
Trata-se de uma transmissão reconhecida mundialmente e difundida em modelos da marca de segmentos superiores como Sentra e Altima, e em crossovers vendidos em diversos mercados pelo mundo como Kicks, Qashqai, Juke e Murano.
 
Disponível para as versões equipadas com motor 1.6 - 16V, a Nissan disputa uma fatia do mercado que tem clientes cada vez mais interessados nesse tipo de transmissão: 40% dos futuros compradores de carros compactos quer um automático e 95% dos atuais donos de um modelo sem pedal de embreagem afirmam que seu próximo veículo também terá este recurso.
 
O câmbio continuamente variável, não dá os famosos trancos nas trocas de marchas das caixas robotizadas de simples embreagem, pois funciona com duas polias que variam de tamanho de acordo com a velocidade requisitada na condução.
 
A transmissão XTRONIC CVT é constituída de duas polias de diâmetro variável, ligadas por uma correia metálica, sendo que a Primária (conhecida como condutora) recebe o torque do motor e a Secundária (ou conduzida) o transmite ao diferencial. Cada polia tem dois cones que se afastam ou se aproximam, diminuindo ou aumentando a largura do canal onde passa a correia, elevando ou reduzindo a velocidade do carro de acordo com as demandas do pedal do acelerador.
 
Quando os cones estão juntos, esse canal fica mais estreito e o raio da polia aumenta. Em marcha reduzida, a polia condutora apresenta um raio menor (cones afastados), enquanto a polia conduzida fica com raio maior. Na medida em que o carro acelera, o movimento das polias se inverte e a relação de marcha fica maior. A distância entre as polias é fixa, como também o comprimento da correia. A caixa que equipa os modelos Nissan March e Nissan Versa é da última geração produzida pela Nissan para o segmento de veículos compactos, e é adotada em vários países do mundo.
 
Um dos diferenciais dessa caixa de última geração é o sistema \"Lock Up\" com Active Slip Control. Com ele, o XTRONIC CVT obtém acelerações com respostas mais vigorosas e sem alternâncias, pois \"segura\" a polia e a solta de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear e rápida.
 
Mais tecnologia, menos consumo
 
Com as modificações e um peso menor, o XTRONIC CVT de nova geração que agora equipa os Nissan March e Nissan Versa proporciona o melhor desempenho em consumo de combustível, já que mantém a rotação do motor adequada e torque sobre todas as condições de condução.
 
Dessa forma, os dois modelos obtiveram nota \"A\" no Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro, em suas categorias. Os dois modelos da Nissan também receberam o selo do Conpet para veículos leves, concedido aos modelos que participam do programa de etiquetagem que atingem grau máximo de eficiência energética. Reproduziram os resultados das suas versões equipadas com câmbio manual.
 
Com etanol, o Nissan March 1.6 16V obteve no programa 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, enquanto faz 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada quando equipado com gasolina. O Nissan Versa 1.6 16V fez 7,8 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada) e 12 km/l (cidade) e 14 km/l (estrada) com gasolina.
 
O XTRONIC CVT dos Nissan March e Nissan Versa conta também com a função \"Overdrive\". Um botão na lateral da alavanca do câmbio permite ao motorista mudar o regime de rotação do motor para uma maior faixa de giro, proporcionando melhores respostas nas acelerações. A opção traz vantagem nas ultrapassagens de veículos, acelerações em subidas, frenagem de alta velocidade nas curvas e permite a redução de velocidade pelo freio motor.
 
Manutenção: preços iguais aos da versão manual
 
Um dos temas que podem deixar os clientes do Nissan March e do Nissan Versa com o novo câmbio XTRONIC CVT preocupados é o custo da manutenção. Entretanto, dentro da sua política de ter os menores preços de revisões nos segmentos que seus modelos disputam, a Nissan do Brasil oferece revisões para as duas novas opções de sua linha com os mesmos valores do Nissan March e Nissan Versa equipados com transmissão manual.
 
Os proprietários de March e Versa com transmissão XTRONIC CVT desembolsarão R$ 2.344 para realizar todas as revisões até os 60 mil km, com intervalos de 10 mil km – é o menor total encontrado entre os modelos que disputam mercado com os dois compactos da Nissan.
 
Além disso, os clientes Nissan contam o serviço de assistência 24h Nissan Way Assistance, sem custos por dois anos, que atende 24 horas casos de pane, colisão, furto ou pneu furado e também oferece conserto no local ou reboque. Dependendo do local no qual ocorrer o inconveniente, a Nissan oferece guincho ou até quatro dias de hospedagem grátis. Se for o caso, um carro reserva gratuitamente por quatro dias. E, claro, os três anos de garantia sem limite de quilometragem.
 
Linha 2017
 
O câmbio XTRONIC CVT está disponível nas versões 1.6 - 16V SV e SL para o Nissan March e nas versões 1.6 - 16V SV, SL e Unique do sedan compacto Nissan Versa.
 
A linha 2017 traz algumas novidades no acabamento. As principais para o Nissan Versa são mudanças de versões e conteúdo. A versão de entrada 1.0, por exemplo, passa a se chamar 1.0 Conforto. Os itens de série do pacote \"Pack Plus\" foram incorporados às versões de entrada e a versão 1.6 SV sem o \"Pack Plus\" passa a se chamar 1.6 S. Assim, as versões base ficam mais equipadas.
 
O Nissan Versa conta agora com vidros elétricos nas quatro portas de série, além do ISOFIX disponível a partir da versão 1.6 SV.
 
Assim como o Versa, os conteúdos dos pacotes \"Pack Plus\" e \"Pack Multi\" para o Nissan March também foram incorporados nas versões de entrada.

Ambos os modelos pode ser encontrados na Nissan Forte em Jundiaí que fica na Av. Antônio Frederico Ozanan, 3900. Para mais informações ligue (11) 4532-2200 ou acesse nissanjundiai.com.br

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Você sabia?

O primeiro carro patenteado do mundo foi em 29 de janeiro de 1886,o engenheiro Carl Friedrich Benz patenteou o Triciclo. O Triciclo de Carl Benz, por ter sido patenteado é considerado o primeiro automóvel da história. Tinha um motor monocilíndrico horizontal de 580 cm3 e 0,7 cv, movido a gasolina.