Revista Comprecar
Nova Honda CG 2018 chega ao mercado
Entra as novidades está sistema de freio combinado em toda linha CG 160cc
Nova Honda CG 2018 chega ao mercado
10 de Agosto de 2017

Desde seu lançamento (1976), a Honda CG é uma das motocicletas de maior sucesso no mercado brasileiro. Para a versão 2018, às novidades técnicas introduzidas deixaram a motocicleta ainda melhor. Agora, todos os modelos comercializados na linha CG 160, (CG 160 Start, CG 160 Fan e CG 160 Titan), contarão com a segurança do sistema de freio CBS (Combined Braking System), além da suspensão dianteira SFF (Separated Function Fork), tecnologia anteriormente exclusiva aos modelos de maior cilindrada, que permitirá aos modelos maior eficiência e conforto para encarar os mais diversos cenários cotidianos.
 
Sistema de freios CBS da Honda
 
Introduzido na linha em 2014 (inicialmente na CG 150 Titan), o sistema de freios CBS foi pioneiro ao acrescer mais segurança. Com eficácia de ganho em até 20% da distância de frenagem se comparado a modelos standard, o sistema CBS agora equipa tanto as CG dotadas de freio a disco de acionamento hidráulico na dianteira (CG 160 Titan e CG 160 Fan) como a com freio a tambor em ambas as rodas (CG 160 Start).
 
Seja com freios disco/tambor ou tambor/tambor, o sistema CBS atua da mesma forma: ao acionar o pedal de freio traseiro a força de frenagem é distribuída para ambas as rodas, 34% para o freio dianteiro e os 66% restantes para o freio traseiro, proporcionando uma frenagem mais eficaz, impedindo o travamento das rodas e corrigindo por meio de um sistema, o mal habito dos motociclistas de usar somente o freio traseiro, quando o ideal é acionar os dois.
 
SFF, o sistema de suspensão que faz a diferença
 
Desenvolvida baseada nas exigências das motocicletas usadas nas competições off-road, motocross, enduro e rally, a nova suspensão dianteira da Linha CG 2018 é do tipo SFF (Separated Function Fork). Seu princípio de funcionamento como indica o nome em inglês, é separar as funções das bengalas da dianteira: nas suspensões convencionais ambas bengalas contam com molas e dispositivos hidráulicos dedicados ao amortecimento. No sistema SFF, uma bengala é dedicada ao sistema hidráulico com o amortecimento progressivo da compressão e extensão, enquanto a outra bengala abriga a mola que da mobilidade e sustentação da estrutura.
 
As vantagens deste novo sistema são:a maior leveza da suspensão que favorece a dirigibilidade; o menor atrito interno que garante funcionamento mais preciso por absorver melhor as irregularidades do terreno, tendo como ganho a diminuição de componentes internos. Isso tudo facilita a manutenção e aumenta a durabilidade da suspensão para às diversidades de pisos.
 
Novos painéis de instrumentos
 
Para a versão CG 160 Tiitan e CG 160 Fan 2018, outra novidade é o exclusivo painel de instrumentos \"Blackout\", enquanto a CG 160 Start apresenta instrumento dotado de contagiros. Outra inovação na Start é o acabamento em “Black Chrome” nos aros de roda, que proporciona um estilo exclusivo aos modelos além de possibilitar reduzir emissão de elementos nocivos ao meio ambiente em sua produção se comparados aos aros cromados convencionais.
 
Motores mais econômicos
 
A CG 160 Start, Fan e Titan são equipadas com o mais potente motor da categoria, do tipo monocilíndrico com sistema de comando de válvula no cabeçote OHC (Over Head Camshaft), quatro tempos, arrefecido a ar e injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection).
 
Com capacidade cúbica de 162,7 cm3, é capaz de gerar 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv gasolina) a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 6.000 rpm.
 
Rodas e suspensão

Nas rodas, a CG 160 Titan utiliza o pneu traseiro de perfil mais baixo e mais largo, com maior área de contato. Suas medidas são 100/80-18M/C REINF 59P para o pneu traseiro, e 80/100-18M/C 47P para o dianteiro. Na CG 160 Fan, os pneus permanecem com as mesmas especificações: 80/100-18M/C 47P (dianteiro) e 90/90-18M/C REINF 57P (traseiro).
 
A suspensão usa um garfo telescópico com curso de 135 mm na frente, e sistema de duplo amortecimento de 106 mm atrás. Os freios possuem disco dianteiro simples de 240 mm, e tambor traseiro com 130 mm.
 
Preços
 
Produzidos em Manaus, os novos lançamentos estão disponíveis nas cores Azul Perolizado e Vermelho Perolizado na CG 160 Titan, Vermelha e Branca para a CG 160 Fan e Vermelha na CG 160 Start.
 
A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões. Os preços públicos sugeridos são R$ 7.990,00 (CG 160 Start), R$ 8.990,00 (CG 160 Fan) e R$ 10.190,00 (CG 160 Titan).

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Nova Honda CG 2018 chega ao mercado

Nova Honda CG 2018 chega ao mercado

Entra as novidades está sistema de freio combinado em toda linha CG 160cc

10 de Agosto de 2017

Desde seu lançamento (1976), a Honda CG é uma das motocicletas de maior sucesso no mercado brasileiro. Para a versão 2018, às novidades técnicas introduzidas deixaram a motocicleta ainda melhor. Agora, todos os modelos comercializados na linha CG 160, (CG 160 Start, CG 160 Fan e CG 160 Titan), contarão com a segurança do sistema de freio CBS (Combined Braking System), além da suspensão dianteira SFF (Separated Function Fork), tecnologia anteriormente exclusiva aos modelos de maior cilindrada, que permitirá aos modelos maior eficiência e conforto para encarar os mais diversos cenários cotidianos.
 
Sistema de freios CBS da Honda
 
Introduzido na linha em 2014 (inicialmente na CG 150 Titan), o sistema de freios CBS foi pioneiro ao acrescer mais segurança. Com eficácia de ganho em até 20% da distância de frenagem se comparado a modelos standard, o sistema CBS agora equipa tanto as CG dotadas de freio a disco de acionamento hidráulico na dianteira (CG 160 Titan e CG 160 Fan) como a com freio a tambor em ambas as rodas (CG 160 Start).
 
Seja com freios disco/tambor ou tambor/tambor, o sistema CBS atua da mesma forma: ao acionar o pedal de freio traseiro a força de frenagem é distribuída para ambas as rodas, 34% para o freio dianteiro e os 66% restantes para o freio traseiro, proporcionando uma frenagem mais eficaz, impedindo o travamento das rodas e corrigindo por meio de um sistema, o mal habito dos motociclistas de usar somente o freio traseiro, quando o ideal é acionar os dois.
 
SFF, o sistema de suspensão que faz a diferença
 
Desenvolvida baseada nas exigências das motocicletas usadas nas competições off-road, motocross, enduro e rally, a nova suspensão dianteira da Linha CG 2018 é do tipo SFF (Separated Function Fork). Seu princípio de funcionamento como indica o nome em inglês, é separar as funções das bengalas da dianteira: nas suspensões convencionais ambas bengalas contam com molas e dispositivos hidráulicos dedicados ao amortecimento. No sistema SFF, uma bengala é dedicada ao sistema hidráulico com o amortecimento progressivo da compressão e extensão, enquanto a outra bengala abriga a mola que da mobilidade e sustentação da estrutura.
 
As vantagens deste novo sistema são:a maior leveza da suspensão que favorece a dirigibilidade; o menor atrito interno que garante funcionamento mais preciso por absorver melhor as irregularidades do terreno, tendo como ganho a diminuição de componentes internos. Isso tudo facilita a manutenção e aumenta a durabilidade da suspensão para às diversidades de pisos.
 
Novos painéis de instrumentos
 
Para a versão CG 160 Tiitan e CG 160 Fan 2018, outra novidade é o exclusivo painel de instrumentos \"Blackout\", enquanto a CG 160 Start apresenta instrumento dotado de contagiros. Outra inovação na Start é o acabamento em “Black Chrome” nos aros de roda, que proporciona um estilo exclusivo aos modelos além de possibilitar reduzir emissão de elementos nocivos ao meio ambiente em sua produção se comparados aos aros cromados convencionais.
 
Motores mais econômicos
 
A CG 160 Start, Fan e Titan são equipadas com o mais potente motor da categoria, do tipo monocilíndrico com sistema de comando de válvula no cabeçote OHC (Over Head Camshaft), quatro tempos, arrefecido a ar e injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection).
 
Com capacidade cúbica de 162,7 cm3, é capaz de gerar 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv gasolina) a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 6.000 rpm.
 
Rodas e suspensão

Nas rodas, a CG 160 Titan utiliza o pneu traseiro de perfil mais baixo e mais largo, com maior área de contato. Suas medidas são 100/80-18M/C REINF 59P para o pneu traseiro, e 80/100-18M/C 47P para o dianteiro. Na CG 160 Fan, os pneus permanecem com as mesmas especificações: 80/100-18M/C 47P (dianteiro) e 90/90-18M/C REINF 57P (traseiro).
 
A suspensão usa um garfo telescópico com curso de 135 mm na frente, e sistema de duplo amortecimento de 106 mm atrás. Os freios possuem disco dianteiro simples de 240 mm, e tambor traseiro com 130 mm.
 
Preços
 
Produzidos em Manaus, os novos lançamentos estão disponíveis nas cores Azul Perolizado e Vermelho Perolizado na CG 160 Titan, Vermelha e Branca para a CG 160 Fan e Vermelha na CG 160 Start.
 
A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões. Os preços públicos sugeridos são R$ 7.990,00 (CG 160 Start), R$ 8.990,00 (CG 160 Fan) e R$ 10.190,00 (CG 160 Titan).

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O primeiro pára-choques foi colocado num carro checo, em 1897. O carro andou 15 quilômetros até o acessório cair e não ser mais colocado.