Revista Comprecar
Novo Toyota Yaris chega com motores 1.3 e 1.5 litro
Novo modelo chega em versões hatch e sedan; preço parte de R$ 59.590
Novo Toyota Yaris chega com motores 1.3 e 1.5 litro
08 de Junho de 2018

A Toyota acaba de apresentar o Yaris no Brasil, modelo compacto que chega para ocupar o lugar entre o Etios e o Corolla. Com a chegada do modelo, as versões topo de linha do Etios (XLS e Platinum) foram descontinuadas para um melhor posicionamento da linha. O Etios será apenas vendido nas versões X e X Plus. Com a chegada do Yaris, a Toyota espera crescer 5% em 2018, sobre sua participação no mercado de 2017.
 
Disponível nas carrocerias hatch e sedã, o Yaris pode estar equipado com os motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i que já equipam o Etios, além das opções de transmissão automática CVT Multidrive (a mesma do Corolla) e manual de seis velocidades apenas nas versões de entreda XL.
 
O Yaris chega ao Brasil em cinco opções de versões. Para o modelo hatch, são elas: XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT (todas com motorização 1.3 litro), XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor 1.5 litro. A carroceria sedã possui as mesmas versões, mas apenas com a motorização 1.5 litro Dual VVT-i.
 
Dimensões
 
Com relação às dimensões gerais, o novo Yaris possui 4.145 mm de comprimento (4.425 na versão sedã), 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de distância entreeixos. A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros, enquanto no sedan são 473 litros. Já o tanque de combustível que é igual nas duas carrocerias, comporta 45 litros.
 
Outra característica do novo Yaris é o assoalho traseiro plano, que contribui para uma viagem mais confortável quando há três ocupantes nos bancos traseiros.
 
Muito equipado de série
 
Desde a versão de entrada XL de câmbio manual, a linha traz de série, computador de bordo, comandos no volante, descansa-braços dianteiro, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).
 
O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado (manual ou automático de acordo com a versão), vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, travas elétricas, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
 
A versão XL com câmbio CVT adiciona os seguintes itens: controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo.
 
Já a versão XL Plus Tech passa a contar com, ar-condicionado automático e digital, chave inteligente presencial, Smart Entry e sistema de partida por botão, e central multimídia com tela de 7” sensível ao toque e sistema que permite espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL. Essa tecnologia permite espelhar diretamente na tela da central, os aplicativos WAZE, e um novo da sistema de navegação da TOM TOM, disponível para IOS e Android.
 
A versão XS agrega todos os equipamentos da XL Plus Tech, somando: volante, manopla do câmbio e revestimento das portas em couro; grade com detalhes cromados; roda de liga leve de 15” Dual Tone (preto e prata); bancos em couro; retrovisor externo com rebatimento elétrico; câmera de ré; tapetes em carpete e computador de bordo com tela de 4.2” com tecnologia TFT.
 
Por fim, a versão topo de linha XLS ainda agrega teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis projetores com lâmpadas halógenas, guias da iluminação da luz de lanterna em LED (demais iluminações utilizam lâmpadas convencionais) e sete airbags, adicionando aos dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista.
 
Motorização
 
A linha Yaris vem equipada com a família de propulsores produzidos na planta de motores da marca, localizada em Porto Feliz (SP). O motor 1.3 tem potência de 94/101 cavalos e torque de 12,5/12,9 kgfm quando abastecido com gasolina/etanol. Já o motor 1.5 tem potência de 105/110 cavalos e torque de 14,3/14,9 kgfm quando abastecido com gasolina/etanol. Observa-se que para o Yaris, ainda que esse sejam os mesmos motores que equipam o Etios, eles ganharam um pouco mais de potência e torque. Além disso, o aproveitamento é melhor, pois no Etios, a transmissão é automática de apenas 4 marchas, enquanto no Yaris ela é do tipo CVT. Apenas as versões XL de entrada, contam com a transmissão manual de seis marchas.
 
Segundo a Toyota, apenas 5% do mix de produção do Yaris, sairá equipado com a transmissão manual. Todo o restante será a CVT Multidrive.
 
Suspensão adaptada para o Brasil
 
Tanto o sistema de suspensão frontal quanto o traseiro tiveram a altura elevada em 13 mm em comparação com o projeto global do Yaris. Com isso, o carro está apto para encarar o perfil de solo brasileiro. Na traseira, foi adotado o eixo de torção com barra estabilizadora.
 
Em relação aos valores de revisão, até os 60.000 km, o custo total com revisões dentro do programa “Revisão na Medida” da marca será de R$ 2.914,44. É o mais baixo da categoria.
 
Questões importantes do Yaris
 
Ainda que o Yaris seja um projeto novo, cabe destacar que o sistema de freios utiliza discos nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras. Outra questão, é a falta do sistema de Day Time Runnig Light como equipamento de série. É possível ter esse equipamento instalado, porém ele é um acessório comprado na concessionária. Sensores de estacionamento, tanto o dianteiro como o traseiro, também são acessórios.
 
Outro detalhe é que, tirando a versão topo de linha XLS, todas as demais versões do Yaris possuem apenas 2 air-bags.  Ainda não existem um teste do Latin NCAP, e a Toyota não comenta qual a expectativa das estrelas alcançadas no veículo. Em favor do Yaris, pesa o fato do veículo ter uma estrutura bastante reforçada com aços de elevada resistência, principalmente na região da coluna B.
 
Preços:
 
Toyota Yaris Hatchback
XL 1.3 manual: R$ 59.590
XL 1.3L CVT: R$ 65.590
XL Plus Tech 1.3 CVT: R$ 69.590
XS 1.5L CVT: R$ 74.590
XLS 1.5L CVT: R$ 77.590
 
Toyota Yaris Sedan
XL 1.5L manual: R$ 63.990
XL 1.5L CVT: R$ 68.690
XL Plus Tech 1.5L CVT: R$ 73.990
XS 1.5L CVT: R$ 76.990
XLS 1.5L CVT: R$ 79.990

Notícias < Voltar
Novo Toyota Yaris chega com motores 1.3 e 1.5 litro
 

Novo Toyota Yaris chega com motores 1.3 e 1.5 litro

Publicado por Redação Comprecar – Especialista em carros usados e motos usadas

Novo modelo chega em versões hatch e sedan; preço parte de R$ 59.590

08 de Junho de 2018

A Toyota acaba de apresentar o Yaris no Brasil, modelo compacto que chega para ocupar o lugar entre o Etios e o Corolla. Com a chegada do modelo, as versões topo de linha do Etios (XLS e Platinum) foram descontinuadas para um melhor posicionamento da linha. O Etios será apenas vendido nas versões X e X Plus. Com a chegada do Yaris, a Toyota espera crescer 5% em 2018, sobre sua participação no mercado de 2017.
 
Disponível nas carrocerias hatch e sedã, o Yaris pode estar equipado com os motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i que já equipam o Etios, além das opções de transmissão automática CVT Multidrive (a mesma do Corolla) e manual de seis velocidades apenas nas versões de entreda XL.
 
O Yaris chega ao Brasil em cinco opções de versões. Para o modelo hatch, são elas: XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT (todas com motorização 1.3 litro), XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor 1.5 litro. A carroceria sedã possui as mesmas versões, mas apenas com a motorização 1.5 litro Dual VVT-i.
 
Dimensões
 
Com relação às dimensões gerais, o novo Yaris possui 4.145 mm de comprimento (4.425 na versão sedã), 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de distância entreeixos. A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros, enquanto no sedan são 473 litros. Já o tanque de combustível que é igual nas duas carrocerias, comporta 45 litros.
 
Outra característica do novo Yaris é o assoalho traseiro plano, que contribui para uma viagem mais confortável quando há três ocupantes nos bancos traseiros.
 
Muito equipado de série
 
Desde a versão de entrada XL de câmbio manual, a linha traz de série, computador de bordo, comandos no volante, descansa-braços dianteiro, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).
 
O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado (manual ou automático de acordo com a versão), vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, travas elétricas, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
 
A versão XL com câmbio CVT adiciona os seguintes itens: controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo.
 
Já a versão XL Plus Tech passa a contar com, ar-condicionado automático e digital, chave inteligente presencial, Smart Entry e sistema de partida por botão, e central multimídia com tela de 7” sensível ao toque e sistema que permite espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL. Essa tecnologia permite espelhar diretamente na tela da central, os aplicativos WAZE, e um novo da sistema de navegação da TOM TOM, disponível para IOS e Android.
 
A versão XS agrega todos os equipamentos da XL Plus Tech, somando: volante, manopla do câmbio e revestimento das portas em couro; grade com detalhes cromados; roda de liga leve de 15” Dual Tone (preto e prata); bancos em couro; retrovisor externo com rebatimento elétrico; câmera de ré; tapetes em carpete e computador de bordo com tela de 4.2” com tecnologia TFT.
 
Por fim, a versão topo de linha XLS ainda agrega teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis projetores com lâmpadas halógenas, guias da iluminação da luz de lanterna em LED (demais iluminações utilizam lâmpadas convencionais) e sete airbags, adicionando aos dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista.
 
Motorização
 
A linha Yaris vem equipada com a família de propulsores produzidos na planta de motores da marca, localizada em Porto Feliz (SP). O motor 1.3 tem potência de 94/101 cavalos e torque de 12,5/12,9 kgfm quando abastecido com gasolina/etanol. Já o motor 1.5 tem potência de 105/110 cavalos e torque de 14,3/14,9 kgfm quando abastecido com gasolina/etanol. Observa-se que para o Yaris, ainda que esse sejam os mesmos motores que equipam o Etios, eles ganharam um pouco mais de potência e torque. Além disso, o aproveitamento é melhor, pois no Etios, a transmissão é automática de apenas 4 marchas, enquanto no Yaris ela é do tipo CVT. Apenas as versões XL de entrada, contam com a transmissão manual de seis marchas.
 
Segundo a Toyota, apenas 5% do mix de produção do Yaris, sairá equipado com a transmissão manual. Todo o restante será a CVT Multidrive.
 
Suspensão adaptada para o Brasil
 
Tanto o sistema de suspensão frontal quanto o traseiro tiveram a altura elevada em 13 mm em comparação com o projeto global do Yaris. Com isso, o carro está apto para encarar o perfil de solo brasileiro. Na traseira, foi adotado o eixo de torção com barra estabilizadora.
 
Em relação aos valores de revisão, até os 60.000 km, o custo total com revisões dentro do programa “Revisão na Medida” da marca será de R$ 2.914,44. É o mais baixo da categoria.
 
Questões importantes do Yaris
 
Ainda que o Yaris seja um projeto novo, cabe destacar que o sistema de freios utiliza discos nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras. Outra questão, é a falta do sistema de Day Time Runnig Light como equipamento de série. É possível ter esse equipamento instalado, porém ele é um acessório comprado na concessionária. Sensores de estacionamento, tanto o dianteiro como o traseiro, também são acessórios.
 
Outro detalhe é que, tirando a versão topo de linha XLS, todas as demais versões do Yaris possuem apenas 2 air-bags.  Ainda não existem um teste do Latin NCAP, e a Toyota não comenta qual a expectativa das estrelas alcançadas no veículo. Em favor do Yaris, pesa o fato do veículo ter uma estrutura bastante reforçada com aços de elevada resistência, principalmente na região da coluna B.
 
Preços:
 
Toyota Yaris Hatchback
XL 1.3 manual: R$ 59.590
XL 1.3L CVT: R$ 65.590
XL Plus Tech 1.3 CVT: R$ 69.590
XS 1.5L CVT: R$ 74.590
XLS 1.5L CVT: R$ 77.590
 
Toyota Yaris Sedan
XL 1.5L manual: R$ 63.990
XL 1.5L CVT: R$ 68.690
XL Plus Tech 1.5L CVT: R$ 73.990
XS 1.5L CVT: R$ 76.990
XLS 1.5L CVT: R$ 79.990

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!