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Novo Volvo XC90 com multifiltro purificador do ar

Novo Volvo XC90 com multifiltro purificador do ar

Dispositivo permite filtragem ainda mais eficiente do ar recebido pelos ocupantes

A iniciativa CleanZone, abordagem única da Volvo Cars para controlar a qualidade do ar interno tem como objetivo promover um ambiente melhor para o moto rista, com soluções inovadoras para o bem-estar e a saúde dos ocupantes.
 
Assim, com a introdução de um inovador multifiltro no Novo Volvo XC90, as micropartículas danosas à saúde serão impedidas de entrar no carro. O multifiltro foi desenhado especialmente para a plataforma SPA e será apresentado no novo modelo da marca, no começo de 2015.
 
Ele traz dimensões maiores, que permitem interceptar mais partículas e também pólen, além de incorporar um sistema de carvão ativado que efetivamente remove diversos contaminantes prejudiciais à saúde dos ocupantes. Em um carro equipado com o novo multifiltro, a quantidade total de micropartículas menores que 0,4 ?m foi 70% inferior à encontrada no interior de um carro sem o filtro, de acordo com os testes padronizados realizados pela Volvo com o componente.
 
 “Mais de 45% da população das cidades tem algum tipo de alergia ou hipersensibilidade. Mais de 10% tem asma. Para a Volvo, a ideia de segurança vai além de cintos de segurança e bolsas infláveis. É o fato de ter certeza de que cada minuto que você e sua família passam dentro de um Volvo seja o mais seguro possível. E essa segurança se estende para a respiração”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento. “Com esse filtro, nós estamos à frente da indústria em termos de separação de partículas.”
 
O filtro é um elemento do inovador Air Quality System (IAQS) da Volvo Cars. Outro elemento é o sensor que monitora o ar que entra na cabine com substâncias nocivas. Se a quantidade de substâncias perigosas fica muito elevada (como ocorre quando se anda dentro de um túnel), a tomada de ar externa é fechada automaticamente. Juntos, o multifiltro e o sensor mantêm fora do carro diversos poluentes perigosos, incluindo: Óxido de nitrogênio, Hidrocarbonetos, Ozônio no nível do solo e gases desagradáveis.
 
O filtrar o ar externo é apenas uma parte do conceito CleanZone para melhorar o meio ambiente do moto rista. Os moto ristas, por exemplo, quando destravam o carro por meio do controle re moto , ativam automaticamente um sistema de ventilação da cabine, por um minuto, eliminando odores e renovando o ar interno antes de o moto rista entrar.
 
A Volvo Cars também é a líder na indústria na substituição de materiais por outros menos tóxicos e com menos quantidade de aditivos perigosos. Assim, implantou um rígido programa de testes para monitorar e controlar emissões dos materiais que fazem parte do interior. Esse programa inclui investimentos no Volvo Cars Nose Team, cujos membros são habilitados a identificar diferentes odores dos objetos para determinar se eles são aceitáveis ou não. O que é conhecido hoje como “cheiro de carro novo” traz um baixo nível de emissão dos materiais. Esses níveis não representam perigo, mas em dias quentes sua concentração pode irritar pessoas com hipersensibilidade.
 
Outro diferencial do programa é o simulador de sol, em que o carro é aquecido até a temperatura de 65ºC – simulando um veículo estacionado no sol em um dia quente. É medida a emissão dos compostos orgânicos voláteis totais (total volatile organic compounds ou TVOCs) e aldeídos. A Volvo Cars tem um limite muito restrito para os TVOCs, que, em alto nível no interior do carro, podem causar dor de cabeça, náusea e tontura – além de facilitar o início de uma crise de asma. Os aldeídos também são limitados, pois principalmente os formaldeídos podem causar alergias respiratórias e de contato. A presença de níquel, que se torna outra fonte de alergia de contato quando se desprende das superfícies dos metais, também foi reduzida.