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O novo Audi A8 supera as expectativas tecnológicas

O novo Audi A8 supera as expectativas tecnológicas

Trata-se do primeiro carro totalmente autônomo que pode guiar sozinho até 60 km/h

O futuro já começou com a chegada do novo Audi A8, durante a Audi Summit em Barcelona. Em sua quarta geração, o modelo se torna novamente uma referência em tecnologia, ao trazer uma nova linguagem de design, um inovador conceito operacional interativo e uma tração integral elétrica.
 
O Audi A8 também é o primeiro automóvel com condução autônoma nível 3, que será produzido em série. A partir de 2018, a Audi incluirá gradualmente na produção funções de condução pilotada como assistente de estacionamento (“parking pilot”), assistente de garagem (“garage pilot”) e assistente de trânsito (“traffic jam pilot”).
 
Novo estilo
 
O Audi A8 é o protagonista de uma nova tendência e era de design. O novo A8 cumpre a promessa feita pelo estudo de concepção inicial da Audi. A Audi é uma marca reconhecida pelo apelo esportivo, construção leve e tração permanente quattro, e o design do novo A8 transmite esses valores.
 
O modelo define sua identidade tanto de dia quanto de noite, fazendo uso dos faróis dianteiros Matrix LED em alta definição além da iluminação a laser (já vista no R8). Presente também as luzes traseiras com tecnologia OLED. Tudo isso produz efeitos luminosos únicos conforme o motorista se aproxima e se afasta do carro.
 
Interior
 
Comparado ao modelo anterior, o carro ganhou comprimento em ambas as versões de carroceria. Também traz uma abrangente variedade de equipamentos e materiais, com detalhes personalizados – das perfurações nos estofamentos dos assentos às persianas abertas e fechadas eletricamente nas saídas de ar.
 
O toque de maior classe do novo modelo está na parte traseira direita com o assento para relaxamento opcional no A8 L. Ele vem com quatro opções de ajuste diferentes e um apoio para os pés. Nesse assento, o passageiro poderá se aquecer e massagear as solas dos pés. Os novos e confortáveis apoios de cabeça completam a experiência. Os passageiros do banco de trás também poderão controlar uma ampla variedade de funções, como iluminação ambiente, as novas luzes de leitura HD Matrix, além de fazer telefonemas por meio de uma unidade operacional separada. O controle remoto do assento traseiro, com sua tela OLED do tamanho de um smartphone, é removível e fica localizado no apoio de braço central.
 
Controles sensíveis ao toque
 
Agora a Audi leva seus altos padrões de qualidade para a era digital, com um conceito operacional radicalmente novo. O painel de instrumentos agora está praticamente livre de botões mecânicos e chaves de ajuste. Na sua área central há uma tela sensível ao toque de 10.1 polegadas que, quando desligada, funde-se quase invisivelmente ao entorno de alto brilho.
 
A interface do usuário é exibida assim que o carro é aberto. O motorista utiliza o sistema Infotainment com controle na ponta dos dedos na enorme tela do painel. Eles poderão usar uma segunda tela sensível ao toque no console central para acessar as funções de ar condicionado e conforto ambiente, assim como inserir textos. Quando o motorista acionar uma função nas telas superior e inferior, ouvirá e sentirá um clique de confirmação.
 
Os botões acionadores com visual de vidro respondem da mesma forma. A combinação de feedback acústico e tátil com o uso de gestos de toque comuns, tais como o deslizar das mãos, tornam o novo sistema de resposta ao toque MMI seguro, intuitivo e rápido de usar.
 
O A8 também poderá se envolver com conversas inteligentes. O motorista poderá acionar uma ampla gama de funções no automóvel usando uma forma natural de controle de voz. Informações sobre destinos e mídias estão disponíveis a bordo ou pela internet à velocidade LTE.
 
A ampla gama de dispositivos de conexão também inclui reconhecimento de faróis de trânsito e informações sobre riscos – inovadores serviços “car-to-X” que fazem uso da inteligência combinada (swarm intelligence) da frota da Audi.
 
A navegação otimizada é mais um recurso novo. Ela aprende sozinha, com base na rota recentemente percorrida. Isso oferece ao motorista sugestões de busca inteligentes. O mapa também incorpora modelos 3D altamente detalhados das principais cidades europeias.
 
A inédita condução autônoma
 
O novo A8 será o primeiro carro com condução autônoma nível 3 a ser produzido em série. O assistente de trânsito com inteligência artificial assume o controle da condução quando o trânsito está lento, até 60 km/h, em rodovias onde uma barreira física separa as duas faixas da pista. O sistema é ativado usando o botão AI no console central.
 
O assistente de trânsito administra a partida, aceleração, direção e frenagem. O motorista não precisa mais monitorar o carro permanentemente. Ele poderá retirar suas mãos do volante e, dependendo das leis de cada país onde o carro vai rodar, focar em uma atividade diferente oferecida pelo automóvel, como assistir TV, por exemplo. Assim que o sistema alcançar seus limites de velocidade ou uso urbano, ele convocará o motorista para retomar o controle da tarefa de condução.
 
Durante a condução autônoma, um controlador central de assistência ao motorista (zFAS) processará permanentemente uma imagem das imediações combinando os dados dos sensores. Assim como os sensores de radar, uma câmera frontal e sensores ultrassônicos, a Audi também é a primeira fabricante de automóveis a usar um scanner a laser.
 
A introdução do assistente de trânsito Audi AI significa que o quadro normativo precisará ser esclarecido em cada mercado pelo mundo, juntamente com uma definição específica de cada país para a aplicação e teste do sistema. Além disso, uma ampla variedade de procedimentos de homologação e seus correspondentes cronogramas precisarão ser observados no mundo todo. Portanto, a Audi adotará uma abordagem passo a passo para introduzir o assistente de trânsito nos modelos em produção.
 
Assistente de estacionamento remoto sem motorista
 
Já o assistente de estacionamento remoto Audi AI conduz autonomamente o A8 para dentro e para fora de uma vaga de estacionamento (ou uma garagem) enquanto a manobra é monitorada pelo motorista, que não precisará estar sentado no carro. Ele acionará o sistema a partir do seu smartphone usando a nova aplicação myAudi. Para monitorar a manobra, ele manterá o botão do Audi AI pressionado para visualizar uma imagem ao vivo gerada no seu dispositivo pelas câmeras de 360 graus do carro.
 
Suspensão totalmente inteligente
 
Com um completo pacote de inovações, a suspensão explora os limites do que é fisicamente possível. Uma das inovações é a operação dinâmica de todas as rodas, que combina condução direta e condução esportiva com muita estabilidade. A razão de direção (esterçamento) das rodas frontais varia em função da velocidade. As rodas traseiras também são ativas, podendo ser giradas na mesma direção, ou no sentido contrário da condução dependendo da velocidade.
 
O manuseio do carro se torna ainda mais dinâmico e preciso com o diferencial esportivo. Ele distribui ativamente o torque de tração entre as rodas traseiras, complementando a tração permanente nas 4 rodas Quattro que agora é padrão no novo A8.
 
A suspensão ativa Audi AI é um sistema de suspensão completamente ativa. Dependendo da vontade do motorista e da situação da condução, é capaz de elevar ou rebaixar cada roda separadamente com atuadores elétricos. Esta flexibilidade confere ampla liberdade às características da condução – variando do conforto de um percurso suave em um sedan clássico ao dinamismo de um carro esportivo.
 
Esse sistema de suspensão altamente inovador obtém a energia de um sistema elétrico de 48 volts, que a Audi usa pela primeira vez como o sistema elétrico primário em todas as versões do modelo A8. Juntamente com a avançada suspensão pneumática do A8, o inovador conceito de suspensão proporciona uma condução radicalmente nova.
 
Híbrido e-tron
 
O novo A8, que será lançado inicialmente no mercado alemão, traz dois motores turbo V6 totalmente reformulados: um 3.0 TDI e um 3.0 TFSI. O motor a diesel desenvolve 286 cv, e a versão a gasolina 340 cv. Duas versões de oito cilindros – um 4.0 TDI com 435 cv e um 4.0 TFSI com 460 cv virão logo a seguir. A versão com o exclusivo motor de ponta é o W12 com 6.0 litros.
 
Todos os cinco motores operam juntamente com um dispositivo de arranque com alternador de correia (BAS), que é o centro nervoso do sistema elétrico de 48 volts. Essa tecnologia híbrida leve (MHEV, veículo elétrico híbrido leve) permite que o carro fique parado com o motor desligado, e seja suavemente reiniciado. Ele também possui uma função estendida de arranque/parada e uma saída de recuperação de energia de até 12 kW. O efeito combinado dessas medidas é reduzir ainda mais o consumo de combustível dos motores já bastante eficientes – em até 0,7 litros por 100 quilômetros sob condições reais de condução.
 
O A8 L e-tron quattro com sua unidade de tração plug-in híbrida será lançado em uma data posterior. Seu 3.0 TFSI e o motor elétrico alcançam 449 cv de potência do sistema, e 700 Nm de torque. A bateria de íon de lítio armazena potência suficiente para cerca de 50 quilômetros de condução elétrica. Ela poderá ser opcionalmente carregada pelo sistema Audi Wireless Charging. Um dispositivo de conexão no piso da garagem transfere por indução a potência para uma bobina receptora no automóvel com uma saída de potência de 3,6 kW.
 
Os novos Audi A8 e A8 L estão sendo fabricados na unidade de Neckarsulm e estarão disponíveis no mercado alemão no final de 2017. O novo A8 chega ao Brasil no ano que vem (2018).

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