Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Peugeot completa a renovação da linha com novo 408

Peugeot completa a renovação da linha com novo 408

Sedan incorpora nova identidade visual, e acrescenta mais equipamentos de série

A Peugeot acaba de apresentar o novo 408. A exemplo do 308, o novo 408 também é fabricado no Centro de Produção de Palomar, na Argentina, e incorpora a nova identidade visual, inspirada nos carros conceitos Exalt e Onix.
 
Agora, os faróis de máscara cromada estão mais afilados e tiveram o interior retrabalhado. O para-choque com novo desenho tem acabamento na cor da carroceria e possui uma grade inferior que atravessa todo a dianteira. A peça abriga as luzes diurnas em LED e os faróis de neblina, com a nova assinatura luminosa. Na lateral, o destaque fica por conta de novas rodas de 17 polegadas, com acabamento diamantado na versão topo de gama (Griffe). A traseira traz também novas lanternas com iluminação em LED também em linha com a nova identidade da PEUGEOT.
 
Interior
 
O interior também passou por pequena reformulação. O moto rista agora dispõe de um novo volante revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, que integra o limitador e o regulador de velocidade. O painel recebeu um quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos e materiais que conferem um acabamento diferenciado ao modelo, a exemplo do black piano em todo o console.
 
Equipamentos
 
Na lista de comodidades estão presentes retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento, acendimento automático dos faróis e do limpador do para-brisa indexado à velocidade do veículo, bancos com revestimento parcial em couro e sensor de estacionamento traseiro, entre outros. Câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro são itens de série para a versão Griffe.
 
O conforto da cabine se reflete ainda no ar-condicionado automático Bi-Zone, que permite regulagens de diferentes temperaturas para condutor e passageiros, independentemente da temperatura externa. Os bancos também foram alvo de modificações em sua estrutura interna e na densidade da espuma.
 
Melhoria na suspensão
 
Os ocupantes também se beneficiam do novo conjunto de suspensão, desenvolvido para entregar mais conforto em baixas velocidades, dissipando as irregularidades do piso. Essas modificações se deram com novas articulações associadas às novas calibrações nos amortecedores dianteiros e traseiros.
 
Mais tecnologia
 
O novo 408 conta também com uma nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas. Ela integra uma série de funções, tais como: rádio AM/FM com memória; leitor de MP3 e fotos; conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e suporte a Bluetooth com audiostreaming e computador de bordo com ajustes do veículo.
 
Na versão Griffe a central é ainda mais completa. Ela traz função Jukebox com 16 GB de memória interna para armazenar músicas em MP3; indicações dos sensores de estacionamento e câmera de ré integrada e navegação por GPS com mapas da América Latina.
 
A tecnologia Mirrorscreen (que integra o Mirror Link e Carplay) e o sistema Link MY PEUGEOT estão presentes em ambas as versões da nova central. O Mirrorscreen permite o espelhamento do smartphone na tela do veículo. Então, de acordo com o nível de utilização (carro parado ou em movimento) as funções do smartphone são utilizadas diretamente na tela da central, facilitando bastante o uso.
 
A outra função é o Link MyPEUGEOT. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros.
 
Amplo porta-malas
 
O 408 conta com um generoso porta-malas. São 526 litros acessados pela abertura da tampa a distância (por meio do telecomando das chaves), botão elétrico local ou comando específico no painel de instrumentos. Além disso, as com as alças pantográficas, a tampa permite acessar o interior do bagageiro com maior facilidade. Espaços laterais permitem acomodar pequenos objetos. Também é possível prolongar o espaço até o interior dp habitáculo, graças aos bancos traseiros rebatíveis de forma fracionada 1/3 - 2/3.
 
Motores
 
Após a estreia no SUV compacto 2008 e a disponibilidade no novo PEUGEOT 308, o novo 408 recebe, também na versão Griffe, o novo moto r turbo THP Flex de 173 cv. Sua potência máxima é de 173 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 24,5 kgfm, já disponível a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante retomadas ágeis, principalmente pelo fato de 16 kgfm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm.
 
Associado ao moto r THP Flex, esta a evolução da transmissão automática EAT6, que introduz a função “ECO”. Ao mudar o mapeamento do moto r e as leis de passagens de marcha, a caixa prioriza a economia no consumo de combustível, que chegou a até 7% em uso urbano.
 
As relações de marcha do câmbio foram alongadas em 11%. Além disso, a cartografia do acelerador foi suavizada e a atuação do freio moto r foi reduzida, Por fim, uma nova estratégia de travamento das marchas sobre piso plano foi otimizada e incluída a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando a transmissão se encontra na posição Drive. A função RDT reduz também o consumo de combustível em uso urbano até 1%.
 
Já na versão Allure Automática, o 408 vem equipado com o conhecido moto r 2.0 litros 16V VVT Flex. Com quatro cilindros e duplo comando de válvulas, gera potência máxima de 151 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol (143 cv a gasolina). O torque máximo alcança 22 kgfm a 4.000 rpm, também abastecido com etanol (20 kgfm a 4.000 rpm no caso da gasolina). Esse conjunto é associado à caixa automática de seis velocidades AT6 com opção de trocas de marchas sequenciais.
 
Segurança
 
Em termos de segurança, o novo 408 não decepciona. As duas versões disponibilizam como item de série: alarme, sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção), cinco cintos de segurança com três pontos (com pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga para os cintos dianteiros) e apoios de cabeça dianteiros e traseiros disponíveis para os cinco ocupantes.
 
O modelo também vem equipado com ABS de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio à frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa o conjunto.
 
O controle de estabilidade (ESP) é de série em todas as versões. O ESP pode ser desligado para favorecer manobras em baixa velocidade. A partir de 50 km/h o sistema é religado automaticamente.
 
Versões
 
Agora, estarão disponíveis para venda, apenas duas versões do novo Peugeot 408. Ambas, somente com câmbio automático sempre de seis marchas. O câmbio manual não faz mais parte das opções.
 
408 Allure 2.0 aspirado - R$ 75.990
 
Essa versão traz de série sensor de estacionamento traseiro; faróis de neblina dianteiros; luzes diurnas (DRL) em LED; lanternas indicadoras de direção nos retrovisores; travamento automático das portas e porta-malas em velocidade; direção eletro-hidráulica assistida; ar-condicionado Bi-Zone; limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade; acendimento automático do farol; regulador & Limitador de velocidade; banco do moto rista com regulagem de altura manual; apoio de braço no banco do moto rista; travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave; regulagem do volante em altura e profundidade; vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas; retrovisores com ajuste elétrico; roda de 17 polegadas em liga leve e volante revestido em couro.
 
408 Griffe 1.6 THP - R$ 86.990
 
Esta versão topo de linha acrescenta o moto r turbo THP Flex e todos os equipamentos de série presentes no 408 Allure Automático. Soma-se o sensor de estacionamento dianteiro;
câmera de ré; teto solar; bancos em couro perfurado e rodas diamantadas de 17 polegadas.
 
O novo 408 conta com as seguintes tonalidades: Gris Grafito (base) Branco Banquise (especial), duas metálicas (Preto Perla Nera, Cinza Aluminium) e uma perolizada (Branco Nacré).