Revista Comprecar
Porsche apresenta a terceira geração do Cayenne
Modelo deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2018
Porsche apresenta a terceira geração do Cayenne
30 de Agosto de 2017

A Porsche apresentou globalmente a terceira geração do Cayenne. Repaginado e com novos equipamentos, o modelo contará inicialmente com duas versões, ambas com motores de seis cilindros, e deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2018.
 
O design do Cayenne foi aprimorado e passou a seguir o estilo que já havia sido incorporado no Macan (SUV abaixo do Caynne) com as lanternas traseiras horizontais. O comprimento externo aumentou 63 mm, e não houve mudança na distância entre eixos (2.895 mm). O volume do compartimento de bagagem agora é de 770 litros - um aumento de 100 litros.
 
Todos os Cayennes são equipados de série com faróis de LED. Existe opcionalmente os novos faróis matriz LED, que oferecem uma iluminação muito mais eficiente e facho alto que não ofusca o tráfego em direção contrária
 
Motores
 
Das duas versões disponíveis, a primeira oferece um motor turbo de seis cilindros 3.0 com potência de 340 cv 450 Nm de torque. Nesta versão o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos (5,9 segundos com o pacote Sport Chrono). A velocidade máxima é 245 km/h.
 
O segundo modelo lançado é o Cayenne S. Ele vem equipado com um  motor V6 2,9 litros com dois turbos, que desenvolve 440 cv (20 cv a mais que o modelo anterior) e torque de 550 Nm. Desta forma, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos (4,9 segundos com o pacote Sport Chrono). A velocidade máxima é 265 km/h.
 
Ambos os motores trabalham em conjunto com a caixa de câmbio Tiptronic S de oito marchas.
 
Tração
 
O Cayenne oferece diferentes modos de condução off-road: Mud (lama), Gravel (cascalho), Sand (areia) ou Rocks (pedras). A tração, chassi e travamento dos diferenciais podem ser selecionados para adaptar-se ao cenário correspondente. O sistema Porsche Traction Management (PTM - gerenciamento de tração) inteligente e totalmente variável distribui a força de tração entre os dois eixos.
 
Novo Chassi
 
O Cayenne teve o desenvolvimento de um novo chassi de baixo peso com eixo dianteiro trazendo um design de braços separados e um eixo traseiro multibraços. Além disso, agora o modelo traz pneus com tamanhos diferentes na frente e na traseira. Os pneus com porte diferente aumentam a estabilidade e a dinâmica de condução em curvas fechadas. A Porsche oferece rodas com até 21 polegadas de diâmetro como opção para o Cayenne.
 
Eixo traseiro direcional e suspensão a ar
 
Com exceção do sistema de amortecimento ativo PASM (de série no Cayenne S), todos os outros sistemas de chassis são desenvolvimentos novos. Pela primeira vez, o Cayenne é oferecido com eixo traseiro direcional elétrico. Esse sistema, existente no 911 como no Panamera, aumenta a agilidade nas curvas fechadas e a estabilidade nas mudanças de faixas em alta velocidade. O diâmetro de giro menor também torna a condução do SUV mais fácil no dia-a-dia.
 
A suspensão pneumática adaptativa tem uma nova tecnologia de três câmaras que aumenta a margem entre um comportamento firme e esportivo e o conforto de rodagem esperado de um carro de passeio. Como anteriormente, o sistema permite regular a distância livre do solo em terrenos irregulares.
 
Porsche Surface Coated Brake
 
Esta novidade mundial é disponibilizada como opcional para todos os modelos Cayenne e consiste de um disco de ferro fundido com revestimento de carboneto de tungstênio. Esse acabamento superficial aumenta o coeficiente de fricção e reduz o desgaste e a consequente poeira dos freios.
 
Peso reduzido
 
A nova carroceria do Cayenne utiliza uma combinação inteligente de ligas leves e aço. O exterior é feito completamente em alumínio. O conjunto do assoalho, seção dianteira e praticamente todos os componentes do chassi também são feitos de liga. No total, o peso do Cayenne vazio foi diminuído de 2.040 para 1.985 quilogramas - mesmo contando com mais equipamento de série.
 
Porsche Advanced Cockpit
 
Com sua nova geração, o Cayenne recebeu um novo sistema multimídia com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas Full HD com a última geração do sistema Porsche Communication Management, lançado no ano passado com o novo Panamera.
 
O painel segue o típico estilo Porsche, com um conta giros analógico central. Ele é ladeado por dois mostradores de 7 polegadas Full HD que exibem todos os outros dados importantes, além de informações adicionais selecionadas através do volante multifuncional.
 
O sistema Night Vision Assist (assistente de visão noturna) com uma câmera de imagem térmica é um dos sistemas de assistência mais importantes, juntamente com o Lane Change Assist (assistente de troca de faixa), Lane Keeping Assist (assistente de manutenção na faixa), ParkAssist (assistente de estacionamento) incluindo Surround View (vista do entorno).
 
Preços
 
O Cayenne é oferecido na Alemanha a partir de EUR 74.828. Os preços do Cayenne S começam em EUR 91.964. No Brasil a previsão de chegada é o segundo semestre de 2018. Preços e pacotes ainda não foram definidos. 

Notícias < Voltar
Porsche apresenta a terceira geração do Cayenne

Porsche apresenta a terceira geração do Cayenne

Modelo deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2018

30 de Agosto de 2017

A Porsche apresentou globalmente a terceira geração do Cayenne. Repaginado e com novos equipamentos, o modelo contará inicialmente com duas versões, ambas com motores de seis cilindros, e deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2018.
 
O design do Cayenne foi aprimorado e passou a seguir o estilo que já havia sido incorporado no Macan (SUV abaixo do Caynne) com as lanternas traseiras horizontais. O comprimento externo aumentou 63 mm, e não houve mudança na distância entre eixos (2.895 mm). O volume do compartimento de bagagem agora é de 770 litros - um aumento de 100 litros.
 
Todos os Cayennes são equipados de série com faróis de LED. Existe opcionalmente os novos faróis matriz LED, que oferecem uma iluminação muito mais eficiente e facho alto que não ofusca o tráfego em direção contrária
 
Motores
 
Das duas versões disponíveis, a primeira oferece um motor turbo de seis cilindros 3.0 com potência de 340 cv 450 Nm de torque. Nesta versão o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos (5,9 segundos com o pacote Sport Chrono). A velocidade máxima é 245 km/h.
 
O segundo modelo lançado é o Cayenne S. Ele vem equipado com um  motor V6 2,9 litros com dois turbos, que desenvolve 440 cv (20 cv a mais que o modelo anterior) e torque de 550 Nm. Desta forma, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos (4,9 segundos com o pacote Sport Chrono). A velocidade máxima é 265 km/h.
 
Ambos os motores trabalham em conjunto com a caixa de câmbio Tiptronic S de oito marchas.
 
Tração
 
O Cayenne oferece diferentes modos de condução off-road: Mud (lama), Gravel (cascalho), Sand (areia) ou Rocks (pedras). A tração, chassi e travamento dos diferenciais podem ser selecionados para adaptar-se ao cenário correspondente. O sistema Porsche Traction Management (PTM - gerenciamento de tração) inteligente e totalmente variável distribui a força de tração entre os dois eixos.
 
Novo Chassi
 
O Cayenne teve o desenvolvimento de um novo chassi de baixo peso com eixo dianteiro trazendo um design de braços separados e um eixo traseiro multibraços. Além disso, agora o modelo traz pneus com tamanhos diferentes na frente e na traseira. Os pneus com porte diferente aumentam a estabilidade e a dinâmica de condução em curvas fechadas. A Porsche oferece rodas com até 21 polegadas de diâmetro como opção para o Cayenne.
 
Eixo traseiro direcional e suspensão a ar
 
Com exceção do sistema de amortecimento ativo PASM (de série no Cayenne S), todos os outros sistemas de chassis são desenvolvimentos novos. Pela primeira vez, o Cayenne é oferecido com eixo traseiro direcional elétrico. Esse sistema, existente no 911 como no Panamera, aumenta a agilidade nas curvas fechadas e a estabilidade nas mudanças de faixas em alta velocidade. O diâmetro de giro menor também torna a condução do SUV mais fácil no dia-a-dia.
 
A suspensão pneumática adaptativa tem uma nova tecnologia de três câmaras que aumenta a margem entre um comportamento firme e esportivo e o conforto de rodagem esperado de um carro de passeio. Como anteriormente, o sistema permite regular a distância livre do solo em terrenos irregulares.
 
Porsche Surface Coated Brake
 
Esta novidade mundial é disponibilizada como opcional para todos os modelos Cayenne e consiste de um disco de ferro fundido com revestimento de carboneto de tungstênio. Esse acabamento superficial aumenta o coeficiente de fricção e reduz o desgaste e a consequente poeira dos freios.
 
Peso reduzido
 
A nova carroceria do Cayenne utiliza uma combinação inteligente de ligas leves e aço. O exterior é feito completamente em alumínio. O conjunto do assoalho, seção dianteira e praticamente todos os componentes do chassi também são feitos de liga. No total, o peso do Cayenne vazio foi diminuído de 2.040 para 1.985 quilogramas - mesmo contando com mais equipamento de série.
 
Porsche Advanced Cockpit
 
Com sua nova geração, o Cayenne recebeu um novo sistema multimídia com tela sensível ao toque de 12,3 polegadas Full HD com a última geração do sistema Porsche Communication Management, lançado no ano passado com o novo Panamera.
 
O painel segue o típico estilo Porsche, com um conta giros analógico central. Ele é ladeado por dois mostradores de 7 polegadas Full HD que exibem todos os outros dados importantes, além de informações adicionais selecionadas através do volante multifuncional.
 
O sistema Night Vision Assist (assistente de visão noturna) com uma câmera de imagem térmica é um dos sistemas de assistência mais importantes, juntamente com o Lane Change Assist (assistente de troca de faixa), Lane Keeping Assist (assistente de manutenção na faixa), ParkAssist (assistente de estacionamento) incluindo Surround View (vista do entorno).
 
Preços
 
O Cayenne é oferecido na Alemanha a partir de EUR 74.828. Os preços do Cayenne S começam em EUR 91.964. No Brasil a previsão de chegada é o segundo semestre de 2018. Preços e pacotes ainda não foram definidos. 

O veículo que você procura está aqui na Comprecar!

Você Sabia?

a palavra "automóvel" surgiu na França em 1875 e vem do grego autos, que significa "por si só" e do latim mobilis, que quer dizer "móvel