Anuncie seu veículo já! Saiba mais

Volkswagen quebra recorde da corrida Pikes Peak

Volkswagen quebra recorde da corrida Pikes Peak

Carro de corrida elétrico da Volkswagen estabelece novo recorde geral em Pikes Peak

A Volkswagen e o I.D. R Pikes Peak fizeram história na Subida de Montanha Internacional de Pikes Peak, no Colorado (EUA), domingo 24 de junho. Pilotando o I.D. R Pikes Peak de 500 kW (680 cv), o francês Romain Dumas derrotou uma competição que incluia carros com tecnologia de propulsão convencional. Dessa maneira, ele não apenas quebrou os recordes anteriores para veículos elétricos, mas também superou o recorde anterior de todos os tempos, estabelecido pelo também francês Sébastien Loeb em 2013, por nada menos que 16 segundos. O tempo recorde de Dumas, 7m57s148, está agora no topo da lista dos campeões de Pikes Peak, que inclui pilotos consagrados como Loeb, Walter Röhrl (Alemanha), Michèle Mouton (França), Stig Blomqvist (Suécia) e Nobuhiro Tajima (Japão), entre outros.
 
A tradicional corrida de subida de montanha que foi realizada 96 vezes desde 1916, tem 19,99 quilômetros e 156 curvas. Com o I.D. R Pikes Peak, a Volkswagen criou um extraordinário carro de corrida, especificamente projetado para as exigências da mais famosa de todas as subidas de montanha: uma combinação de peso mínimo, tanta força aerodinâmica quanto possível e máxima potência, visando obter o melhor desempenho possível. Incluindo suas células de bateria, o I.D. R Pikes Peak pesa menos de 1.100 kg. Na avaliação de seu desempenho a Volkswagen utilizou softwares de simulação para calcular exatamente como alcançar o nível ótimo de demanda energética e performance para a tentativa de recorde em Pikes Peak. Em matéria de aerodinâmica, o ponto chave foi a compensação da perda de força vertical provocada pelo ar rarefeito de Pikes Peak.
 
A Volkswagen também se destacou numa nova direção em relação à tecnologia de carga das baterias. O objetivo foi carregar o carro o mais rapidamente possível com o mínimo de impacto ambiental. O tempo foi definido pelas regras da prova: caso a corrida fosse suspensa, seria preciso carregar o carro totalmente em menos de 20 minutos. A eletricidade necessária foi fornecida por geradores, no pé de Pikes Peak. Glicerol, um tipo de álcool derivado do açúcar, foi escolhido como combustível. Subproduto da fabricação do biodiesel, o glicerol queima virtualmente sem emitir fumaça ou resíduos prejudiciais. O glicerol não é tóxico e pode até mesmo ser usado como aditivo pelas indústrias de alimentos e cosméticos.
 
Apenas 250 dias se passaram entre o anúncio e começo do projeto Pikes Peak, em 18 de outubro de 2017, e a quebra de recorde na pista, em 24 de junho de 2018. O tempo disponível foi extremamente curto para o desenvolvimento de um protótipo, que incluiu uma inovadora tecnologia de propulsão totalmente elétrica, exigências específicas para as baterias, aerodinâmica e chassi.
 
Toda linha Volkswagen pode ser encontrada nas concessionárias do Grupo Abrão Reze. Mais informações: www.abraoreze.com.br/volkswagen/