Categorias
Carros Compra e Venda

Veja como planejar a compra de um carro

Na hora de planejar a compra de um carro, muitas coisas devem ser levadas em consideração. Saiba como se organizar para juntar dinheiro e escolher o melhor automóvel para o seu caso.

O primeiro passo para planejar a compra de um carro é focar na organização. O segundo passo é analisar todas as variáveis. Por último, escolher em qual concessionária realizar a compra. Saiba mais como passar por cada etapa.

Como se organizar e planejar a compra de um carro

  • Saiba se está preparado

Antes de comprar um carro, é preciso ter total consciência de que isso implicará esforços financeiros, legislativos e mentais. De nada vale conseguir comprar um carro e se afundar em dívidas.

  • Faça um “raio-X” das suas finanças

Saiba quanto realmente tem disponível e quanto custará para comprar um carro (incluindo seguro, papelada, taxas, combustível que será gasto por mês, o valor das revisões periódicas, etc.).

Organize tudo isso para ver se realmente tem saúde financeira para manter um carro.

  • Organize as finanças

Depois de ter total clareza sobre as finanças, se tiver a certeza de que está pronto para planejar a compra de um carro, é chegada a hora de organizar as contas para gerar um saldo extra mensal.

Isso deve ser feito antes da compra para garantir que será possível arcar com as parcelas depois.

  • Decida-se entre carro novo ou usado

Para se decidir entre um carro novo ou um carro usado, você deve levar em consideração o valor que deseja ou pode investir no veículo e, também, as condições do automóvel (no caso de um usado).

No geral, carros novos são recomendáveis por exigirem menos gastos com manutenção. Por outro lado, é possível encontrar carros usados (seminovos) em ótimo estado. Realize uma pesquisa de valores e coloque na ponta do lápis o que vale mais a pena.

Considere todas as variáveis na hora de planejar a compra de um carro

  • Pesquise sobre a manutenção, seguro e outros gastos do modelo escolhido

Existem carros que são relativamente mais baratos, porém com custo de manutenção alto. Dessa forma, assim que tiver um modelo em vista, é muito importante pesquisar os pormenores relativos a esse automóvel, como custos dos itens que serão trocados esporadicamente, valores dos pneus, entre outros detalhes.

A mesma dica se aplica ao seguro. No Brasil, o seguro é praticamente obrigatório (devido à alta criminalidade), por isso, não cogite comprar o carro sem incluir o valor da seguradora.

Outra questão que faz toda a diferença na hora de planejar a compra de um carro é o consumo de combustível. No Brasil, não é barato abastecer automóveis, então leve em conta os valores e se valerá a pena usar o carro todos os dias.

  • Pense nas possibilidades do modelo a ser escolhido

Pessoas solteiras podem optar por modelos mais esportivos, enquanto uma grande família precisa de carros mais espaçosos.

Cada um tem uma necessidade específica, e isso deve ser levado em consideração na hora de planejar a compra de um carro. Não se deixe levar pela emoção de escolher o automóvel apenas pela aparência, pois isso pode trazer arrependimentos futuros.

Foque nas necessidades e deixe os desejos em segundo plano. O carro pode ser agradável de dirigir, potente ou até mesmo econômico, mas não fará sentido adquirir um produto que não atenda ao que for preciso.

  • Faça uma pesquisa de preços

Os automóveis podem ter preços bastante diferentes, mesmo dentro de um mesmo segmento. Depois de escolher o modelo que melhor combina com as suas necessidades, é preciso conferir valores. Afinal, nada melhor do que pagar um preço mais atrativo pelo produto desejado.

Na hora de fechar uma compra, nunca se esqueça de garantir que a parcela seja de, no máximo, um terço da renda, pois de nada adianta pagar um valor total mais atrativo e não conseguir cumprir com o parcelamento.

Como planejar a compra de um carro e escolher o modelo certo

O Comprecar é um portal que anuncia carros usados no interior de São Paulo e conta com uma equipe altamente especializada para te ajudar a planejar a compra de um carro e escolher o modelo que melhor atenda às suas necessidades. Navegue pelo site para conferir alguns dos modelos disponíveis e entre em contato para maiores informações! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *