Categorias
Carros Limpeza e Manutenção

Como higienizar o carro para evitar a Covid-19?

A higienização do carro é muito importante, principalmente agora em tempos de Covid-19. Existem algumas medidas que devem ser tomadas para evitar o contágio da doença. Acompanhe!

A Organização Mundial da Saúde (OMS), devido à pandemia do novo coronavírus, passou a recomendar uma série de cuidados, envolvendo principalmente o isolamento social e a higienização das mãos e dos ambientes.

A importância da higienização de carro no combate ao coronavírus

No caso do carro, é importante fazer a higienização dos locais de maior contato, como maçanetas, volante, câmbio, botões dos vidros, rádio, encaixe do cinto de segurança e até a própria chave. Só assim será possível garantir que tanto motorista quanto passageiros não entrem em contato com o vírus.

Como higienizar o carro para evitar a Covid-19?

Utilize o aspirador de pó

É importante aspirar o interior do carro para tirar a sujeira acumulada nas dobras de bancos e em cantos de difícil acesso.

Bancos e carpetes

Hoje é possível encontrar produtos específicos para a higienização do carro, ou improvisar uma mistura de sabão neutro e água. Para não deixar resíduos, certifique-se de concluir a limpeza passando um pano seco.

Lixeira

O lixo do carro pode acumular vírus e bactérias, principalmente se algum usuário estiver gripado, fazendo uso de lenços descartáveis que possivelmente foram descartados dentro do veículo. É altamente recomendável esvaziar o lixo todos os dias.

Ar-condicionado

O ar-condicionado pode ser um disseminador de sujeira, vírus, bactérias e ácaros. Para evitar problemas, é preciso fazer a manutenção do dispositivo por meio da troca do filtro de cabine sempre que necessário. Essa limpeza pode ser feita na própria concessionária, a cada seis meses.

Limpeza geral

As outras partes do carro podem ser higienizadas com pano úmido e produtos específicos, ou até mesmo com álcool isopropílico, que mata vírus e bactérias e não danifica plásticos. Sempre dê atenção redobrada aos locais de muito contato, como retrovisores e botões do painel.

Deixe o álcool gel ao alcance das mãos

Assim como em casa ou dentro da bolsa, é fundamental deixar um frasco de álcool gel no carro, ao alcance das mãos, para utilizar toda vez que entrar no veículo ou receber um passageiro. A dica é válida, principalmente, para motoristas de aplicativos (como Uber, 99, etc.) e táxis.

Outras dicas para higienização de carro e prevenção contra a Covid-19

  • É importante disponibilizar álcool gel para todos os passageiros;
  • Sempre que possível, lave as mãos com água e sabão, já que esse método de higiene é mais fácil e eficiente contra o vírus e garante que o carro permaneça limpo por mais tempo;
  • Outros itens de higiene que também podem permanecer no carro para ajudar nesse momento são lenços de papel, máscaras descartáveis e toalhas descartáveis;
  • Evite contato direto com outras pessoas que estiverem dentro do carro, já que o contágio acontece, em sua maior parte, via contato físico;
  • O carro deve ser higienizado com frequência.

Outras práticas de prevenção e combate à Covid-19

A Organização Mundial da Saúde reuniu algumas dicas e recomendações de como se prevenir e combater a disseminação da doença. São elas:

  • Lavar as mãos periodicamente, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, e depois secá-las em toalha descartável;
  • Utilizar álcool 70% (podendo ser gel ou líquido) sempre que tiver contato com ambientes externos;
  • Realizar a higiene facial (principalmente na região do nariz);
  • Cobrir a boca e o nariz com o antebraço sempre que for tossir ou espirrar;
  • Evitar aglomeração de pessoas;
  • Evitar locais fechados, que utilizem apenas ar-condicionado ou que não tenham boa circulação de ar;
  • Cancelar viagens até que a situação se regularize;
  • Respeitar o período de quarentena e manter a distância mínima de 1 metro de outras pessoas.

Não se esqueça:

Durante todo este período de pandemia, é necessário andar, no carro, com os vidros abertos, e evitar o ar-condicionado. Além disso, a higienização do carro é um dos procedimentos fundamentais para evitar a disseminação e o contágio do novo coronavírus.

Saiba mais sobre higienização de carro e compra e venda com catálogo online

A higienização de carro já é parte da rotina da maioria dos motoristas, mas, enquanto a Covid-19 durar, os cuidados deverão ser redobrados. Além de fazer a limpeza externa e interna, é crucial seguir com os cuidados pessoais para evitar a disseminação do vírus.

Para acompanhar mais notícias sobre manutenção, compra e venda de carros, conte com o Comprecar, uma empresa especializada na venda de motos, carros e caminhões. Com forte presença no interior paulista, o Comprecar conta com amplo catálogo de carros seminovos e usados. Navegue pelo site para conferir. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *