Categorias
Carros Limpeza e Manutenção

Quais são os principais cuidados com o carro na quarentena?

A Covid-19 é uma doença que demanda ações cautelosas, incluindo cuidados com o carro. Os fabricantes passaram a chamar atenção para o que é preciso fazer nos veículos durante a quarentena. Acompanhe!

Com a necessidade das pessoas ficarem em casa para se proteger da pandemia, surgiram algumas preocupações acerca do bom funcionamento dos automóveis. Os cuidados são importantes para garantir que tudo esteja funcionando corretamente em caso de emergência ou quando a quarentena acabar.

10 cuidados com o carro durante a quarentena

Evite que a bateria descarregue

Para evitar a descarga da bateria, é recomendável ligar o carro e deixar o motor acionado por cerca de 20 minutos, pelo menos uma vez por semana.

Faça um check-up dos equipamentos básicos

Ao ligar o carro para deixar o motor funcionando e impedir o descarregamento da bateria, não se esqueça de checar componentes básicos, como vidros elétricos, o travamento das portas, os esguichos de água, os limpadores de para-brisa (inclusive os traseiros), lanternas, faróis e outros componentes que lembrar.

Aproveite para fazer a circulação de ar pelo ar-condicionado

Aproveite o motor ligado para evitar a proliferação de fungos e consequente cheiro ruim do ar-condicionado. Ligue o sistema frio (para que seja feita a lubrificação do compressor) por, aproximadamente, 2 minutos e, depois, troque para o ar quente (para que se reduza a condensação nos dutos).

Fique atento a barulhos nos freios

Quando o carro fica muito tempo desligado em um local com umidade alta, os discos dos freios podem oxidar um pouco, o que resultará em um barulho anormal no momento em que o automóvel voltar a rodar. O som estranho deverá desaparecer naturalmente, mas, caso não melhore, será preciso levar o veículo ao mecânico.

Evite a formação de bolor

Carros que permanecem muito tempo fechados, principalmente em locais mais úmidos, podem sofrer com pontos de bolor em seu interior. Procure deixar os vidros abertos durante o dia para evitar esse problema, se for possível.

Pneus precisam de cuidados simples

Os cuidados com os pneus durante a quarentena são bastante simples, bastando mantê-los limpos e calibrados.

Preserve a pintura

Se o carro tiver que permanecer em local exposto, é muito importante cobri-lo com material próprio para isso. Também, é recomendável lavar o automóvel uma última vez antes de colocar a capa para evitar que qualquer sujeira que esteja na lataria cause uma mancha permanente.

Não há necessidade de estocar combustível

As pessoas sentem um grande receio com relação à uma possível escassez de itens básicos, como gás, álcool e gasolina, mas a verdade é que não há necessidade de estocar combustível neste momento.

Não esqueça que, assim como outros componentes que estiverem dentro do carro desnecessariamente, o combustível irá apenas ficar parado e envelhecer.

É recomendável permanecer com o ritmo normal de abastecimento e, de preferência, optar pela gasolina em vez do álcool, já que a partida exige menos da bateria, principalmente conforme o inverno se aproxima.

Cuide da higiene do seu carro

Mesmo aplicando todos os cuidados com o carro, isso não significa que ele permanecerá limpo depois de algum tempo parado. O mais recomendável é fazer a higiene do interior do veículo com produtos específicos (para não danificar componentes) e esvaziar completamente o lixinho para que não gere algum cheiro desagradável.

Cuidados com o carro para quando a quarentena acabar

Ainda não se sabe quando a quarentena deve acabar, mas, provavelmente, isso deverá ocorrer daqui a alguns meses. Assim que tudo voltar ao normal, será preciso ter alguns cuidados iniciais com o carro, já que ele voltará a ser usado todos os dias.

Durante o isolamento social, o carro, certamente, será usado apenas para percorrer curtas distâncias, como até o supermercado ou farmácia. Por ter pouco (ou nenhum) uso, o motor não consegue atingir temperaturas mais altas. Em vista disso, quando tudo voltar ao normal, será preciso trocar o óleo lubrificante (ainda que esteja dentro do prazo de validade).

Cuidados com o carro: acompanhe mais dicas e veja onde encontrar veículos usados

No Comprecar, você acompanha todas as dicas de cuidados com o carro e ainda pode adquirir veículos usados com toda segurança e qualidade. O Comprecar atua no interior de São Paulo, mas conta com catálogo on-line, além de blog, com as principais notícias do universo dos carros.

Navegue pelo site para conferir modelos de carros usados e acompanhe o blog para mais dicas de cuidados com o carro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *