Categorias
Carros

Veja como pagar o IPVA atrasado

É normal surgirem diversas dúvidas quanto ao pagamento do IPVA, inclusive o que é preciso e como pagar IPVA atrasado. Acompanhe as respostas para essas e outras questões.

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo aplicado a todos os veículos do país, ou seja, todo cidadão que possuir meio de transporte motorizado deverá arcar com esse imposto.

A cobrança é feita todo mês de janeiro, e o pagamento pode ser efetuado à vista (com desconto) ou em parcelas.

Tendo em vista a alta carga tributária do país, não é incomum encontrar pessoas que não conseguiram realizar o pagamento e agora precisam lidar com o IPVA atrasado. Se você se encaixa nesse caso, veja como consultar e como pagar IPVA atrasado.

Como consultar IPVA atrasado

O método mais comum de consultar o IPVA atrasado é por meio da própria notificação de valores enviada por meio dos Correios.

Além disso, é possível consultar a dívida no site da Secretaria da Fazenda do Estado. Basta preencher os dados (com a placa do veículo e o RENAVAM). Por lá, também há a possibilidade de imprimir o boleto para pagamento.

Como pagar IPVA atrasado

Para pagar IPVA atrasado, basta seguir alguns passos simples:

  • Entrar no site do Detran do estado e fazer a consulta dos débitos devidos;
  • No próprio site, será possível emitir novo boleto para pagamento, que virá com os valores atualizados de acordo com os juros e as correções monetárias;
  • O proprietário de veículo deverá selecionar a forma de pagamento, se à vista ou em prestações;
  • O pagamento pode ser feito em agência bancária ou em casa lotérica. Para quem preferir, o internet banking e o aplicativo do banco para celular são formas de pagar IPVA atrasado sem ter que sair de casa.

Consequências do IPVA atrasado

Permanecer com o IPVA atrasado pode acarretar algumas penalidades ao proprietário de veículo, ainda que o governo conceda segunda chance para quitação. Se o prazo for excedido, um comunicado chegará pelos Correios com nova data para pagamento do débito atrasado.

O problema maior estará em não aproveitar a segunda chance. Se o cidadão não realizar o pagamento, poderá ser encaminhado para a temida lista de maus pagadores, o que implica em ficar com o nome sujo, gerando diversos problemas, como empecilhos na hora de conseguir empréstimos, por exemplo.

Outra penalidade, um tanto quanto mais grave, é o contribuinte acabar na lista da dívida ativa, ou seja, quando seu nome e o valor da dívida são cadastrados pelo governo em um sistema que reúne todas as informações da pessoa. Nesse caso, fica quase impossível conseguir acesso a crédito ou à possibilidade de vender o automóvel (já que ninguém sentirá segurança em fechar um negócio).

Parcelamento do IPVA: quando pode valer a pena

No caso de quem não tem meios para fazer o pagamento da dívida à vista, o parcelamento do IPVA é possível, mesmo quando atrasado. O sistema organizado pelo Estado para pagamento de dívidas costuma oferecer algumas condições de pagamentos para quem está devendo.

Na hora de selecionar o pagamento, cabe ao proprietário fazer uma análise minuciosa de sua atual condição financeira e, se possível, sempre optar pelo pagamento à vista, já que o desconto é mais interessante, sem contar que o contribuinte poderá se ver livre da pendência de uma vez.

De toda forma, se pagar à vista não for uma opção, parcelar torna-se o único caminho, e, mesmo sem o desconto da primeira alternativa, ainda é possível ter acesso a formas facilitadas para o pagamento.

Em casos de impossibilidade de pagamento, uma alternativa é buscar linha de crédito com juros que sejam inferiores aos da dívida. Ainda que isso signifique trocar uma dívida por outra, pode ser uma boa opção caso os juros sejam mais baratos e os prazos para pagamento mais extensos.

Veja mais informações sobre como pagar IPVA atrasado e anunciar veículos pela internet

É muito importante acompanhar todas as notícias sobre o IPVA e saber como pagar IPVA atrasado. Pelo Comprecar, é possível ter acesso a todas as informações sobre o imposto e outros assuntos do setor automobilístico na aba “Revista”.

O Comprecar é um site pelo qual cidadãos podem anunciar a venda de veículos automóveis, assim como pesquisar o que há de disponível no mercado. Com forte presença no interior paulista, o Comprecar oferece catálogo com ampla gama de marcas, modelos e preços.

Navegue pelo site para ter acesso a todas as informações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *