Categorias
Carros

Como escolher o melhor seguro automotivo?

Escolher o seguro automotivo para seu veículo pode ser uma tarefa um tanto quanto complexa, por isso, separamos algumas dicas para entender melhor como funciona todo o processo.

Existem algumas orientações para ajudar a escolher o melhor seguro automotivo para cada caso. Acompanhe nosso guia.

O que é seguro automotivo?

O seguro automotivo é um serviço que oferece proteção ao veículo contra furto, roubo, acidentes, entre outros fatores.

Esse tipo de proteção é vendido por seguradoras que possuem vínculo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados). Ou seja, a empresa que presta o seguro tem autorização para operar e segue determinadas regras. Se houver algum problema, a Susep pode fazer uma análise e garantir os direitos das partes envolvidas.

A partir do momento em que seu veículo possui seguro automotivo, passa a ter todos os riscos assumidos pela seguradora.

A empresa se responsabiliza em assumir gastos, seguindo o descrito em contrato, no caso de algum sinistro ocorrer.

Como escolher o melhor seguro automotivo

Pesquise valores e condições de várias seguradoras

Para economizar na hora de contratar o seguro automotivo, a melhor dica é fazer pesquisa de preços. É claro que optar por lugares com boas indicações também é importante, porém é possível contratar um bom serviço por preço mais ameno, e isso exige pesquisa.

Nunca se esqueça de verificar se a seguradora está habilitada na Susep e pesquisar sua reputação antes de fechar no negócio.

Tenha certeza de estar contratando aquilo que precisa

De nada adianta encontrar uma seguradora mais econômica se o plano não oferecer a cobertura necessária. É preciso validar cada opção e se assegurar de ter contratado aquela que melhor contemple seu caso.

O contrário também é válido: não precisa contratar serviços a mais caso não for utilizá-los, já que isso só trará gastos excedentes.

Não comprometa muito de seu orçamento com o seguro automotivo

Ter um seguro bom não trará sossego e tranquilidade se ele não couber no seu orçamento. É importante estudar o quanto você pode investir nesse serviço, até porque atrasar o pagamento pode causar suspensão da cobertura, ou seja, mesmo depois de já ter pagado uma parte, seu carro ficará desprotegido.

Se estiver com dúvidas, peça ajuda de um corretor

O corretor de seguros é o profissional mais indicado para sanar dúvidas, já que esse é um dos trabalhos dele. Ao explicar exatamente o que precisa para um corretor (e quanto pode gastar), ele poderá encontrar as melhores opções para o seu caso.

Tire tempo para analisar as propostas e formulários

A proposta e o formulário que a seguradora passar para ser preenchido são de muita importância para que os profissionais façam uma análise de perfil e para que você tenha noção do tipo de serviço que precisa.

Além disso, é preciso criar o hábito de ler e analisar propostas. Ainda hoje, muita gente assina contratos sem ler, e é fundamental ter cuidado quanto a esse ponto.

Diferenças entre as principais coberturas oferecidas

Antes de contratar o melhor seguro automotivo para o seu caso, é preciso entender um pouco sobre o que cada cobertura oferece. Confira:

Franquia reduzida

Se você usa muito seu carro, viaja bastante, passa boa parte do dia dirigindo, consequentemente tem mais chances de se envolver em algum acidente ou sofrer um roubo. Nesse caso, portanto, é recomendável contratar a franquia reduzida.

Dessa forma, no caso de algum sinistro ocorrer, terá que pagar um pouco menos pelo seguro.

Franquia normal

Se o motorista não usa tanto o carro e é uma pessoa muito prudente no trânsito, faz mais sentido optar pela franquia normal, já que as chances de se envolver em uma batida são menores.

Franquia majorada

A franquia majorada é a cobertura menos utilizada, sendo indicada para quem não tem orçamento para pagar o seguro, mas não quer ficar totalmente desprotegido. A opção cobre apenas grandes acidentes, ou seja, pequenas colisões ficam a cargo do condutor.

Seguro automotivo: o primeiro passo após comprar um carro usado

Contratar seguro automotivo deve ser a primeira atitude após comprar um carro usado ou seminovo. Além disso, na Comprecar, você confere amplo catálogo com diversos modelos de carros, motocicletas e caminhões usados.

Pelo site, é possível comprar veículos, assim como anunciar uma venda. Por lá, você também acompanha as principais notícias e dicas sobre automóveis e seguro automotivo.

Navegue pelo site para ficar por dentro de ofertas e novidades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *