Categorias
Carros

Câmbio automático ou câmbio manual: conheça as vantagens e desvantagens

Uma das principais dúvidas de motoristas na hora de comprar carros novos ou carros usados é quanto aos tipos de câmbio disponíveis no mercado e qual a melhor opção para o seu caso. Para não errar nessa escolha, é preciso levar em consideração o perfil do motorista que conduzirá o carro na maior parte do tempo.  

O câmbio automático agrada mais às pessoas que prezam por conforto, já que o pé esquerdo fica livre e não há preocupação em trocar as marchas. Por outro lado, o câmbio manual permite escolher a forma como se dirige, ou seja, é o motorista quem faz as regras e adequa as marchas a cada situação.

Vantagens do câmbio automático

Menor consumo de combustível

Antigamente, o consumo de combustível costumava ser maior entre carros automáticos, já que a troca de marchas demandava rotações mais altas. Contudo, o avanço da tecnologia permitiu acontecer o oposto. Hoje, carros com câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) gastam menos combustível.

Mais conforto ao dirigir

O conforto ao dirigir é um dos maiores benefícios proporcionados pelo câmbio automático. Seja por liberar o pé esquerdo, seja por não demandar atenção com a troca de marchas, o motorista se sente mais confortável e seguro. Basta selecionar o sentido no câmbio e acelerar. O câmbio automático também é muito mais prático em situações que demandam mais esforço do motor, como ao subir uma rampa ou ladeira.

Desvantagens do câmbio automático

Custo mais alto

A principal desvantagem do câmbio automático diz respeito aos custos. Mesmo carros usados, quando automáticos, não são dos mais baratos, principalmente se vierem com câmbio CVT. Esse fator influencia muito na decisão de compra do consumidor, mesmo que represente economia de combustível a longo prazo.

Vantagens do câmbio manual

Maior controle

Os motoristas que optam pelo câmbio manual geralmente o fazem pelo fato de conseguirem controlar a potência por meio da troca de marchas. Enquanto no veículo automático é o sistema de controle quem decide se é preciso trocar a marcha ou não, em um câmbio manual o próprio condutor pode antecipar essa troca.

Manutenção mais barata

Outra grande vantagem diz respeito aos custos de manutenção, que são bem mais em conta quando se trata do câmbio manual, principalmente em comparação aos carros automáticos com CVT integrado.

Isso ocorre porque as marchas mecânicas são mais simples e o custos das peças é menor. Além disso, as oficinas mecânicas estão aptas a realizar manutenções em carros manuais, o que nem sempre acontece com transmissões automáticas.

Desvantagens do câmbio manual

Menor durabilidade

A durabilidade do câmbio manual costuma ser menor em comparação à do câmbio automático. Os principais fatores que influenciam na vida útil desse sistema são a falta de perícia ao utilizar a embreagem e reduções de marcha muito bruscas.

Ambos os hábitos diminuem a vida útil do câmbio e de várias peças, como rolamentos e disco de embreagem. Ainda que a manutenção do câmbio manual seja mais econômica, ela ocorre com maior frequência, já que o carro é feito seguindo um padrão de troca de marcha que precisa ser correto, e, quando não respeitado, traz efeitos colaterais prejudiciais ao sistema.

Quais são as considerações na hora de escolher entre carro automático e manual?

O câmbio automático é mais recomendado para quem preza por conforto na hora de dirigir. Por não demandar atenção com a troca de marchas e deixar o pé esquerdo livre, esse tipo de carro é de grande ajuda para quem mora em grandes centros urbanos e enfrenta trânsito todos os dias.

O câmbio manual, por sua vez, acaba sendo mais utilizado por quem gosta de se sentir no controle do carro, podendo adequar a troca de marchas antecipadamente, dependendo da necessidade da situação. É uma opção mais vantajosa para quem mora em locais sem tanto congestionamento.

Escolha entre os tipos de câmbios deve respeitar perfil do motorista

Entre os dois tipos de câmbios, o mais recomendado será aquele que se adequa ao perfil do motorista, levando em consideração as necessidades e expectativas de cada um. Na hora de analisar os carros à venda com câmbio manual ou automático, é possível fazer pesquisa pelo site da Comprecar, que funciona como um catálogo online para anúncio e compra de carros usados, com forte atuação no interior paulista.

Ao navegar pelo site, é possível conferir todos os anúncios de carros à venda, assim como o que é preciso para anunciar a venda de um carro usado, motocicleta ou caminhão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *