Categorias
Carros Dicas Limpeza e Manutenção

Como lavar o carro da maneira correta e com os produtos certos?

Lavar o carro pode parecer uma tarefa simples, mas é preciso ter atenção quanto aos diferentes materiais e formas de realizar a limpeza. Saiba tudo sobre o assunto.

Na hora de lavar o carro é fundamental saber como higienizar cada peça especificamente, e quais produtos utilizar. Acompanhe nosso guia com dicas preciosas para a higienização externa e interna do automóvel.

Como lavar o carro por fora? 

Escolha o local

O local onde será feita a lavagem do carro precisa ter sombra, já que o sol faz com que a espuma seque rápido, provocando manchas na pintura. Uma garagem, por exemplo, é o espaço ideal.

Importante sempre prestar atenção se as janelas estão bem fechadas e as palhetas do para-brisa estão para frente.

Escolha os produtos

Os produtos e materiais a serem usados devem ser separados com antecedência, evitando o trabalho de ter que parar no meio do processo para buscar algo dentro da casa. Separe dois baldes, produtos específicos para lavar automóveis, escovas mais rígidas para os pneus e esponjas macias para a lataria.

O pano para secar também é importante, e a preferência é dos tecidos de algodão, já que os sintéticos podem danificar a pintura.

Comece a limpeza com cuidado

A água pode ser de mangueira, mas é recomendável não utilizar nada que faça muita pressão, para não danificar a pintura. A esponja, também macia, deve estar embebida em solução de água e produto para limpeza para carro.

É importante começar de baixo para cima, ou seja, dos pneus até o capô. Conforme for terminando, vá enxaguando, assim evita-se que o sabão seque e manche.

Utilize escova rígida para tirar a sujeira mais grossa de pneus e de baixo da lataria

A parte debaixo da lataria (que reveste as rodas) costuma juntar sujeira mais grossa, como barro e piche. Ali, é recomendável o uso de escova mais rígida, que consiga derreter esse tipo de resíduo.

Embaixo do carro é recomendável utilizar mangueira e direcionar a água por todo assoalho.

Seque o carro

Secar é um passo importante para evitar manchas. Utilize toalhas de algodão ou microfibra.

Como lavar o carro por dentro?

No momento da lavagem do carro, é necessário ter cuidados com o seu interior.

Limpe bancos de tecido

Os bancos com revestimentos de tecidos (que geralmente se estendem ao interior das portas) devem ser limpos com produto específico.

A substância deve ser aplicada com ajuda de um pano, e sem fazer muita pressão, para que não danifique a estrutura das fibras. O segredo é deixar que o produto faça efeito por alguns minutos e, depois, com ajuda de outro pano (seco e limpo) basta retirar o excesso.

Limpe bancos de couro

O couro é um material que não costuma acumular poeira ou sujeira, e por isso basta um pano úmido com um pouco de sabão neutro para fazer a higienização. Utilize outro pano (seco e limpo) para remover resíduos.

Utilize produtos específicos para painéis e peças de plástico

É recomendável o uso de produtos próprios para painéis e peças de plástico, já que esses materiais podem sofrer ressecamento. Substâncias como silicone, óleos e graxas tendem a ressecar painéis, e devem ser evitadas.

Não se esqueça dos vidros e materiais especiais

No caso de superfícies mais delicadas, utilize cera automotiva, já que tal produto tem como principal característica fazer uma película protetora para peças.

No caso dos vidros, não há muito segredo, basta utilizar produtos específicos (que podem ser os mesmos para janelas de casas, por exemplo). O importante é não se esquecer que vidros também precisam de limpeza por dentro (e não apenas por fora).

Quais produtos utilizar?

O mais indicado é comprar xampu próprio para carros. Na falta, um sabão neutro diluído em água pode ser a solução. Quem optar por luvas para lavagem, deve escolher modelos em lã natural ou microfibra.

Esponjas para a lataria devem ser macias, enquanto as para pneus e rodas demandam cerdas rígidas, que consigam retirar sujeiras densas.

Quais produtos não utilizar?

Utilizar sabão em pó e desinfetantes para a casa pode prejudicar a lataria do carro e causar manchas. Além disso, esponjas feitas de espuma não retiram a sujeira de pneus e causam riscos no verniz da pintura.

Saiba tudo sobre lavar o carro e anúncios de veículos em um só lugar

O Comprecar é um site que fornece informações valiosas, como dicas para lavar o carro, além de um catálogo completo de carros à venda, com as principais ofertas disponíveis no interior paulista, além de oferecer espaço para quem queira anunciar uma venda de carro, moto ou caminhão.

Navegue pelo site para conferir as opções de carros à venda e o blog de notícias do Comprecar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *