Categorias
Carros

Carro com direção elétrica ou hidráulica?

Com o passar do tempo, cada vez mais novas tecnologias surgem e, com isso, avanços nas mecânicas dos carros. Tantas mudanças fazem com que as pessoas passem a ter dificuldade para saber o que é melhor e qual opção escolher. Um belo exemplo é a direção do carro: afinal, qual possui mais segurança, qual é mais vantajosa, a hidráulica ou a elétrica? É importante entender as peculiaridades de cada uma delas, dessa forma, a pessoa consegue saber qual das duas poderá deixar sua direção mais confortável.

Direção elétrica

A direção elétrica possui um sistema separado do motor e, por ser independente, ele possibilita ao dono realizar instalações posteriores. Essa direção garante leveza ao volante e facilita na hora de fazer as manobras. Ela precisa apenas de uma peça, pois sua atividade depende da velocidade do carro, não usando, assim, nenhum outro aditivo: dispensa uso de óleo, bomba, mangueira e correia. Ela é praticamente livre de manutenções, além de ajudar na economia de combustível.

Vantagens e desvantagens da direção elétrica

  • Vantagens: a direção elétrica é quase isenta de manutenção, uma que vez, por ser mais simples, exige menos cuidados específicos. Caso o veículo sofra uma pane elétrica, a direção vai continuar funcionando, só ficará mais dura. Essa direção não prejudica o meio ambiente e consome pouca potência do motor, sendo muito indicada para novos motoristas, pois exige menos esforço muscular para realizar as manobras. Uma ótima vantagem é a economia com o combustível. 
  • Desvantagens: a direção elétrica não apresenta muitas desvantagens, no entanto, uma desvantagem que pode ser decisiva para muitos é a sua manutenção, nos raros casos em que é necessária. Caso a direção elétrica tenha algum defeito, o custo do conserto é bem elevado se comparado com a direção hidráulica. Os veículos equipados também possuem valor mais alto, e, caso a pessoa realmente queira possuir um carro com direção elétrica, vai precisar elevar seu investimento. No Brasil, ainda é difícil encontrar oficinas e profissionais especializados nesse tipo de sistema, o que é um ponto negativo.

Direção hidráulica

A direção hidráulica é composta por uma bomba hidráulica que trabalha em conjunto com uma válvula, um reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão, as quais são acionadas por meio de um propulsor do carro. Esse mecanismo de direção contribui diretamente para a movimentação das rodas dianteiras, facilitando sua rotação para onde o motorista deseja. 

Essa direção é muito conhecida pelos motoristas e, há alguns anos, era chamada de direção assistida, passando a ser mais popular pela sua utilização em caminhões. As montadoras começaram a sentir a necessidade de proporcioná-la também aos motoristas de carros de passeio e, então, passaram a adaptar o sistema para os carros pequenos. O item tornou-se essencial na hora de fechar a compra.

Vantagens e desvantagens da direção hidráulica

  • Vantagens: em comparação com a direção elétrica, as vantagens da hidráulica se mostram pequenas, mas bem definidas. A direção hidráulica diminui, em média, 80% do esforço do condutor em comparação com a direção manual, além de possuir uma manutenção com custo baixo.
  • Desvantagens: a direção hidráulica não pode ser colocada depois no veículo, pois é um sistema que já vem de fábrica. Todo e qualquer tipo de problema, como vazamentos, só conseguem ser solucionados por especialistas, devido à complexidade da direção. Outro ponto negativo diz respeito à frequência das manutenções, que precisam ser constantes. O fluido necessita de repetidas trocas. O prazo recomendado pelos fabricantes para a realização da manutenção é a cada 50 mil quilômetros rodados. 

Qual direção escolher?

Não podemos dizer qual direção você deve escolher, mas podemos afirmar qual é a melhor direção. Por isso, depois de tudo que foi explicado e pelos testes, a melhor direção é, de fato, a elétrica. A escolha deve-se à complexidade do sistema da direção hidráulica, que depende de correia, bomba de óleo, mangueira e outros itens para deixar a direção mais leve. 

A direção elétrica é muito mais simples: ela se resume a um motor elétrico acoplado à coluna de direção. O resultado, no momento de dirigir, é quase igual nas duas direções, mas a elétrica destaca-se por ter duas vantagens grandes: a baixa necessidade de manutenção e o baixo consumo de combustível e de potência do carro, coisas que são bem presentes na direção hidráulica. 

Conheça o Comprecar e compre seu carro usado em perfeito estado

A escolha da direção na hora de comprar um carro é muito importante para o condutor, já que ela facilitará na hora de realizar manobras mais complicadas, como balizas, além de determinar gastos com manutenção e até mesmo com combustível. Esses pontos podem ser decisivos na hora da compra.

O Comprecar é uma plataforma bastante conhecida no interior de São Paulo e conta com vários modelos de carros usados com direção elétrica ou hidráulica. Acesse o site e confira as opções!

 

2 respostas em “Carro com direção elétrica ou hidráulica?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *