Categorias
Carros Dicas Limpeza e Manutenção

Veja os principais cuidados que você deve ter com o motor do seu carro

Ter um carro na garagem é sempre um bem valioso, além da liberdade de ir e vir, ele também pode ser útil em casos de emergência. No entanto, é importante lembrar da manutenção e dos cuidados com o motor do carro com o seu uso. Para quem pensa na manutenção do carro ou para motoristas de primeira viagem, trouxemos um conteúdo que aborda todos os cuidados que você precisa ter com seu veículo.

A importância da manutenção preventiva

A manutenção preventiva é um dos primeiros passos para cuidar perfeitamente do seu carro, tanto do motor quanto de outros aspectos. Em casos de veículos zero quilômetro, as manutenções são feitas diretamente na fábrica, de acordo com a quilometragem do carro. Entretanto, existem os casos de carros usados que também devem passar por manutenção preventiva de tempos em tempos.

Passar no mecânico periodicamente ajuda enormemente na prevenção de problemas futuros. Um mecânico especializado vai saber informar quando deve ocorrer a troca de alguns componentes do carro para que ele não pare de funcionar repentinamente.

Limpeza dos bicos injetores

A limpeza dos bicos injetores é feita para que não haja nenhuma falha ao dar partida no veículo ou, até mesmo, se você notar que o consumo de combustível está elevado. Os filtros internos das válvulas podem ser substituídos, caso haja necessidade. Ter cuidados com o motor do seu carro e fazer corretamente a limpeza dos bicos injetores aumenta o seu tempo de vida e evita consumos desnecessários.

Injeção direta

Algumas pessoas acham que o carro, por ser injeção direta, não precisa de cuidados especiais em relação à manutenção, mas está errado. Existem modelos de válvulas de injeção que permitem que reparos sejam feitos quando houver sinais de problemas. Procure um mecânico de confiança para conferir o sistema de injeção direta do seu carro.

Troca de óleo

Uma das funções mais específicas e da qual todos os motoristas se lembram é a troca de óleo. O óleo é um dos itens mais importantes para manter os cuidados com o motor do carro, pois ele lubrifica, facilita a movimentação das peças dentro do motor e limpa os componentes microscópicos que podem haver decorrentes de atritos entre as peças.

Quando um carro roda com o nível baixo de óleo, ele começa a funcionar com uma configuração que não é a de fábrica. Isso faz com que os riscos de desgaste de peças e superaquecimento do motor sejam altos.

Troca dos filtros

Os diversos filtros de ar que o veículo possui servem para reduzir a entrada de impurezas. Portanto, para que o que seu carro funcione da melhor maneira possível, tanto o motor quanto o ar condicionado, os filtros também precisam ser trocados na manutenção.

O prazo para a troca dos filtros de ar e de combustível são semelhantes aos prazos da troca de óleo. Geralmente, os mecânicos sugerem a troca de óleo e filtro no mesmo momento, para que seja o mesmo período de troca para ambos.

Trocar a correia dentada

A correia dentada é a peça que permite a movimentação entre o virabrequim e o comando de válvulas do carro, tornando-se muito importante para os cuidados com o motor. Ela sincroniza a abertura e o fechamento das válvulas, sendo chamada por alguns mecânicos de correia de distribuição.

Checagem de luzes do painel

Esse também é um ponto importante para manter os cuidados com o motor do carro. As luzes do painel são indicadores de como está a saúde do veículo e, se nenhuma delas estiver acendendo, é porque está tudo certo. No entanto, é sempre recomendado que seja feita a manutenção correta também nessa parte do carro, pois, em alguns casos, as luzes não se acendem quando tem algum problema com o motor e o prejuízo pode ser alto.

Atenção com o radiador do carro

É necessário dar atenção, periodicamente, a todo o sistema de arrefecimento para saber se ele está trabalhando corretamente quanto à temperatura do motor. O carro precisa estar com a proporção correta, tanto de água quanto de aditivo, de acordo com a especificação do fabricante.

O Comprecar ajuda você a manter uma manutenção correta do seu carro para que ele sempre esteja disponível nos momentos de lazer. Mas, se você pensa em trocar de carro, a plataforma do Comprecar tem os melhores anúncios, com preços e condições incríveis. Basta clicar aqui e conferir.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *