Categorias
Carros Dicas

Aprenda 10 formas de economizar combustível

Economizar combustível pode parecer um desafio, não dependendo somente da escolha do posto ou da qualidade do produto. A fórmula para gastar menos, e fazer o tanque render melhor, exige alguns cuidados com o veículo, assim como pequenas atitudes na hora de conduzir o carro nas ruas e na estrada. Veja abaixo as dez principais maneiras de controlar o consumo de gasolina e dar um fôlego para o bolso.

1. Ter cuidado com a troca de marchas

Pode parecer não influenciar no consumo de combustível, mas executar as trocas de marcha na rotação adequada mantém o giro do motor compatível à marcha desejada, além de diminuir o gasto excessivo do tanque. É importante sempre evitar que o ponteiro chegue próximo à rotação máxima de potência.

2. Dar atenção ao ar-condicionado

O uso do ar-condicionado eleva o gasto de combustível do seu carro. Isso porque o recurso de resfriamento do ar é operado pelo motor, que por sua vez consumirá mais gasolina ou álcool para funcionar. Manter o ar-condicionado ligado também pode gerar uma perda de potência do motor, principalmente em veículos com menores cilindradas.

3. Não acelerar o carro desengatado

Muitas pessoas acreditam que não, mas esse ato queima combustível à toa e ainda pode esquentar demasiadamente o motor, levando-o a desgastar peças e provocar algum problema. Nos carros atuais, que já contam com injeção eletrônica, é desnecessário aquecer os propulsores antes de sair, mesmo no frio. 

4. Não levar muito peso

Quanto mais pesado estiver o carro, mais combustível ele vai consumir, pois precisará de maior aceleração para não perder desempenho. Segundo um estudo publicado pelo renomado laboratório norte-americano, Argonne Lab, a cada 10% de redução de peso é possível diminuir 4,6% do consumo de combustível em veículos compactos. Especialistas indicam retirar todos os objetos inúteis de dentro do carro e evitar a instalação de acessórios que possam influenciar na aerodinâmica do automóvel, como suportes, aerofólios e rodas fora do padrão.

5. Verificar pressão dos pneus

A calibragem deve ser feita semanalmente ou no máximo a cada 15 dias. Sem isso, os pneus murchos podem gerar um aumento de consumo de combustível desnecessário. Todo veículo possui um manual com a pressão ideal para cada pneu e o indicado é que eles sejam calibrados ainda frios.

6. Ter a manutenção em dia

Estar com a manutenção em dia é fundamental para o bom funcionamento do carro. Na hora de economizar nos postos, há três peças essenciais que precisam ser trocadas regularmente: os filtros de ar e combustível e as velas. Em caso de entupimento, os filtros interferem na mistura de ar e combustível na câmara de combustão de forma direta. Uma ação irregular pode gerar um consumo acima do normal. Já as velas têm como principal função gerar energia para a queima do ar e combustível dentro dessa câmara; uma peça danificada pode refletir no aumento da injeção de álcool ou gasolina.

7. Fazer alinhamento e balanceamento

Outro aspecto que poucos imaginam que possa gerar gasto de combustível é a influência aerodinâmica do alinhamento e balanceamento. A manutenção desses dois itens é capaz de evitar vibrações e o arrasto das rodas, que aumentam o consumo do tanque, sem economizar combustível.

8. Não acelerar ou frear bruscamente

Ações bruscas e desnecessárias também afetam diretamente a queima de combustível. Além disso, conduzir o carro dessa maneira desgasta o motor e pode diminuir a vida útil de vários outros componentes. O ideal é medir a intensidade do pé no acelerador e diminuir a velocidade antecipadamente e aos poucos na hora de frear.

9. Manter velocidade constante

Acelerações e freadas incessantes exigem bastante do motor. Por isso, o ideal é manter uma média constante. O excesso de velocidade, além de oferecer maiores riscos à segurança, também é responsável por aumentar o consumo de álcool ou gasolina.

10. Não deixar o carro no ponto morto em descidas

Em hipótese alguma deve-se descer ladeiras na “banguela”. Manter o carro sempre engrenado é mais seguro, uma vez que economiza o tanque (pois a injeção eletrônica corta o combustível ao identificar que não é preciso aceleração) e gera menor desgaste nos freios (que deixam de contar com a ajuda do freio motor) e no próprio motor.

Com forte atuação no interior do estado de São Paulo, o Comprecar apresenta as melhores opções de veículos em boas condições e com baixo consumo de combustível. Trata-se do maior portal de classificados de carros usados da internet, contando com uma grande variedade de marcas e modelos de automóveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *