Categorias
Carros

Luzes no painel: aprenda o significado do problema

Para que um veículo funcione corretamente, são muitas as variáveis que precisam estar operando sem problemas. Frequentemente, aparecem luzes no painel de um carro e até mesmo os motoristas mais experientes podem ficar na dúvida sobre o que algumas delas significam. 

O fato de que a função de cada luz pode ser diferente de modelo para modelo também não ajuda, não é mesmo? Ainda que pareçam inofensivas, algumas delas são sinais de falhas na manutenção e precisam de atenção. 

A seguir, você encontra dicas para nunca mais ficar na dúvida na hora de diagnosticar o problema do veículo por meio das luzes no painel. Continue lendo este artigo!

O que significa as luzes no painel do carro?

Enquanto algumas luzes são meros indicativos de que os dispositivos estão funcionando – como, por exemplo, os faróis ou o EPS –, outras servem para sinalizar que existem peças ou sistemas que precisam de manutenção. 

Também há indicativos luminosos para a temperatura do motor, nível de combustível, possíveis falhas no sistema de freios ABS, e por aí vai. Além disso, existem aquelas que indicam que portas estão abertas ou que o cinto de segurança não está em uso. 

O significado de cada luz, dessa forma, vai variar de acordo com o símbolo iluminado. Lembre-se de que, ao girar a chave na ignição, todas elas devem se acender. Essa funcionalidade serve para que o motorista consiga distinguir luzes queimadas, ou com mau funcionamento, antes mesmo de sair com o carro. 

Devo me preocupar?

Lembre-se de que as luzes do carro também funcionam por um código de cores, bem parecido com o dos semáforos: verde – ou, em alguns casos, azul –, amarelo e vermelho. 

Enquanto as luzes verdes ou azuis sinalizam que componentes estão em funcionamento, as amarelas pedem atenção. Nesses casos, ainda que você possa rodar com o carro por mais algumas horas, é indicado que o leve para uma oficina o quanto antes. 

Já as luzes vermelhas são indicativos mais graves. Se alguma delas aparecer em seu painel, pare o carro imediatamente e chame pelo reboque. Essa prática procura evitar que os problemas sejam ainda mais agravados. 

Entenda as principais luzes do carro

Ainda que novos problemas possam surgir repentinamente, alguns dos sinais descritos abaixo são mais comuns de serem observados. Vamos falar deles? 

Luz de abastecimento

Quando o tanque de combustível de um carro chega a um nível baixo, podendo comprometer o seu funcionamento, uma luz é acesa. Essa é uma luz de advertência e, normalmente, você ainda tem alguns quilômetros extras para chegar ao posto mais próximo. 

Em alguns modelos de veículos, ela pode indicar que o tanque de partida a frio também precisa de abastecimento. 

Luz do freio ABS

Quando a luz do sistema ABS acende, quer dizer que seu carro está usando o sistema de freios convencional. Ainda que esse sistema antigo possa funcionar para emergências, dirija com cuidado.

Os freios ABS são muito mais seguros e evitam acidentes, como derrapagens e capotamentos. Então, leve seu carro para manutenção assim que possível. 

Luz da bateria

Nem sempre o acendimento da luz da bateria indica que há um problema com esse componente do carro. O defeito pode estar em algum lugar do sistema elétrico, seja na alimentação da bateria pelo alternador, na correia ou em qualquer fio do sistema. 

Essa luz não deve ser ignorada, afinal, pode ser que tal problema impeça o veículo de dar partida na próxima vez. 

Luz do ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)

Esse é um sistema de segurança importantíssimo, principalmente na prevenção de acidentes. Em alguns modelos, a luz fica acesa apenas enquanto está sendo usada. 

Luz EPS (Direção Elétrica)

Essa luz indica defeito na direção elétrica do veículo. Para que você não tenha sua dirigibilidade afetada, ficando sujeito a acidentes, é indicado que o carro seja levado para uma oficina assim que possível. 

Luz do imobilizador

O acendimento dessa luz mostra que a chave codificada, ou o receptor, não estão funcionando. Caso o problema persista, você pode ter dificuldades em dar a partida. 

Luz da injeção eletrônica

Componentes como velas, bicos injetores ou o catalisador podem ser a razão por trás do acendimento dessa luz. Se o sistema de injeção eletrônica falhar, a bateria pode sofrer danos; portanto, verifique o problema. 

Luz do óleo

Essa luz indica falhas no sistema de lubrificação do veículo. O seu mau funcionamento pode causar problemas gravíssimos, como a fusão do motor. Então, caso ela acenda, pare o carro, espere o motor esfriar e verifique o nível de óleo. 

Luz de pressão dos pneus (TPMS)

Essa luz indica que os pneus estão descalibrados. Verifique se há furos em cada um deles e, se tudo estiver certo, passe no posto de gasolina mais próximo para calibrá-los novamente. 

Conheça o Comprecar

O Comprecar é um site especializado na venda de carros usados, além de motos e caminhões – lembrando que também vendemos carros de até 30 mil.

Temos veículos à venda nas cidades de Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Americana, Piracicaba, Itu, Limeira, Salto, São Paulo e outras. Conheça nosso site!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *