Categorias
Sem categoria

Principais dicas para comprar um carro usado

Para aqueles que desejam trocar de carro sem gastar muito, mas também não gostariam de abrir mão de certos recursos, os veículos usados surgem como uma opção muito vantajosa.

É comum que seminovos sejam mais equipados e por um preço mais baixo quando comparado aos veículos zero da mesma categoria. Por isso, comprar um carro usado pode ser uma ótima escolha, principalmente se você souber como procurar. 

Neste texto, separamos todas as principais informações que você precisa saber para fazer um ótimo negócio na compra do seu novo carro usado.

Por que comprar um carro usado? 

Com os preços de veículos zero quilômetro subindo a cada mês, mais e mais brasileiros encontram na revenda de automóveis uma solução mais do que satisfatória para os seus desejos. 

Ao optar por comprar um carro usado, você terá mais liberdade para utilizar o seu orçamento na busca por modelos mais sofisticados e completos sem, necessariamente, gastar mais por isso. 

Quais cuidados devo ter ao comprar um carro usado? 

Especialistas recomendam que alguns detalhes, como pendência jurídicas e acidentes prévios, sejam prioridade na lista de cuidados a serem observadas por aqueles que pretendem comprar um veículo usado. Além disso, é importante verificar se o carro possui o manual do proprietário e chave reserva. 

Veja outros cuidados a seguir. 

Teste o carro

Não estamos falando sobre um test drive, embora este também seja um importante passo. Para realmente testar o carro, sem a influência de qualquer vendedor, alugue um carro do mesmo modelo e ande com ele por mais do que apenas algumas horas. 

Dessa maneira, você poderá entender melhor o comportamento do carro sob diferentes cenários, se ele cabe na sua vaga de garagem ou se atende às suas expectativas gerais.

Histórico da marca

Mesmo que a sua intenção não seja a revenda, avaliar o valor de mercado de determinada marca pode ser uma boa ideia na hora de escolher seu novo carro. Tente também entender como é feita a reposição de peças e se elas têm ampla disponibilidade no Brasil. 

Quilometragem

Esse é um importante critério no momento de escolha de um carro usado. A quilometragem pode influenciar a saúde geral do veículo de diversas formas. Carros com baixa quilometragem são escolhas melhores, uma vez que estão mais conservados e têm mais chances de ainda terem suas peças originais. Nesse caso, vale também observar se os pneus e estepe precisam de substituição. 

Verifique se o carro já foi batido

Carros que estiveram envolvidos em acidentes têm mais chances de apresentar algum tipo de problema no futuro, principalmente se a manutenção não foi feita corretamente. 

A simetria entre parachoques, teto e portas é um ponto a ser observado. Outro fator importante são pequenos amassados, defeitos na pintura e textura irregular da lataria, que denunciam acidentes prévios. 

Origem do veículo

Saber quais foram os antigos donos ou quais os motivos da revenda são informações importantes no processo de escolha de um carro usado. Ainda que o carro não tenha se envolvido em um acidente ou enchente, pode estar em mau estado de conservação devido aos descuidos do proprietário anterior. 

Garantias e revisões

Se você está comprando um seminovo, é comum que tenha direito às garantias e revisões de fábricas. Se esse não for o caso, entretanto, vale a pena negociar com o vendedor uma garantia por escrito para cobrir as principais peças do carro, como a bateria, motor, amortecedores e freios. 

Além disso, você pode conferir no manual do carro se as revisões previstas estão em dia e analisar se a compra vale a pena ou não. 

Dirija o carro

Nunca compre um carro sem antes dirigi-lo, mesmo que seja por um período curto de tempo. Durante esse processo, você poderá sentir como é a dirigibilidade do veículo, assim como ter uma ideia geral do conforto do carro. 

Vistoria cautelar

A vistoria cautelar pode ser um dos passos finais, mas é muito importante que aconteça para que a transação seja feita sem nenhuma surpresa. Nessa vistoria, serão analisados alguns dos itens importantes que mencionamos acima, além de outros detalhes mais específicos.

Conheça o Comprecar

O Comprecar é um site especializado na venda de carros usados, de motos e de caminhões. Além disso, comercializamos veículos de até 30 mil. Temos carros à venda nas principais cidades paulistas, incluindo Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Americana, Piracicaba, Itu, Limeira, Salto, São Paulo e muitas outras. Conheça nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *