Categorias
Carros Compra e Venda

Carro seminovo: veja como fazer uma boa compra

Carros com até três anos de uso estão entre os tipos de veículos mais negociados no Brasil, você sabia? Normalmente, esses automóveis têm entre 1.000 km a 35.000 km rodados, o que pode ser uma grande oportunidade para você que deseja adquirir um carro seminovo. 

Comprar um carro desse tipo pode ser uma boa ideia por diversos motivos, como, por exemplo, a possibilidade de conseguir um modelo mais completo por menos dinheiro, a economia em taxas e tranquilidade a curto e médio prazo. 

A seguir, você encontra dicas importantes para fazer a escolha certa na hora de adquirir o seu novo carro usado! 

Não erre na hora de comprar o seu seminovo

Você está prestes a comprar um carro seminovo, mas ainda restam dúvidas sobre como escolher o modelo certo para suas necessidades e orçamento? Então, entenda melhor quais são as boas práticas para a compra de seminovos.

Veja o histórico de revisões

Ao comprar um veículo com pouco uso, é comum que ainda se tenha algumas revisões e garantias de fábrica. No manual, você pode conferir o período de cobertura restante, assim como o histórico de revisões do veículo.

Garanta que todas as revisões estejam de acordo com o esperado e cobre o período estendido. 

Caso o automóvel que você deseja não tenha mais esse direito, é comum que o vendedor negocie um período de garantia – que normalmente consiste em 90 dias – para as principais peças do carro. Tenha tudo por escrito e documentado, a fim de garantir o seu direito de consumidor. 

Confira se o carro já foi batido

Batidas e acidentes costumam causar avarias que podem desvalorizar bastante o preço do veículo. Por isso, é ideal que você analise todos os detalhes do seu seminovo para evitar futuras dores de cabeça.

Observe a lataria durante o dia com o carro limpo e totalmente seco. Procure por diferentes tonalidades na pintura, assim como assimetrias entre as portas, parachoques e teto. Outros fatores que denunciam uma batida são ondulações, amassados e áreas tortas no capô. 

Verifique a documentação

Empresas de perícia cautelar podem te ajudar a analisar a situação dos documentos do carro, as quais incluem pendências com multas, impostos, leilão e outros. Nesse sentido, procure sempre comprar carros seminovos de vendedores confiáveis e concessionárias especializadas. 

Avalie a conservação do veículo

Estar atento à conservação geral do veículo também é muito importante, afinal, pode ser que o antigo dono não tenha sido tão cuidadoso, não é mesmo? 

Além de verificar a lataria, buscando por arranhões, avalie a parte inferior do carro com o intuito de encontrar desgastes e partes enferrujadas que podem ser um problema futuro. 

Também vale dar uma olhada nos vidros, carpetes, componentes elétricos e bancos. Não se esqueça de verificar se o macaco, o triângulo, a chave de roda e o estepe também estão onde deveriam.

Inspecione pneus e rodas

Por serem superimportantes, é essencial avaliar o estado de conservação geral dos pneus, a fim de verificar se o alinhamento e balanceamento estão em ordem. 

Ademais, procure por marcas e observe o seu aspecto, principalmente se o veículo tiver mais de 60 mil quilômetros rodados. Em casos assim, pode ser que eles precisem de substituição a curto prazo. 

Verifique os freios e suspensão do carro

Não há como destacar, suficientemente, a importância desses itens para a segurança do veículo. No momento do teste de direção, atente-se para ruídos nas pastilhas de freio ou falhas no componente, além de procurar por vazamentos na suspensão.

Durante o test drive, procure dirigir com os vidros abertos e fechados. Dessa maneira, você será capaz de detectar qualquer ruído atípico que o veículo possa estar produzindo. 

Conheça o Comprecar

O Comprecar é um site especializado na venda de carros usados, motos e caminhões. Venda ou compre seu carro de forma rápida e segura conosco! 

Se você precisa de um carro seminovo, saiba que atuamos nas principais cidades paulistas, como Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Piracicaba, Itu, Limeira, Salto, São Paulo e outras. Conheça nosso site!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *