Categorias
Sem categoria

Conheça 4 motivos para não lavar o motor do seu carro

Ter um veículo bem limpo é um orgulho para donos de carros, desde os mais casuais até os entusiastas do mundo automotivo. O processo de limpeza também pode ser um tanto terapêutico e recompensador. 

Motoristas mais antigos lembrarão que o processo de lavagem de um motor era bastante comum, principalmente quando motores não eram compostos por tantas partes eletrônicas. Com o avanço tecnológico, motores ficaram mais eficientes, mas também mais sensíveis. Lavá-los com água, portanto, é uma prática que deve ser evitada. 

Neste artigo, elencamos algumas das principais razões pelas quais você não deve lavar o motor do seu carro da maneira convencional, além de oferecer algumas soluções para a higienização dessa estrutura tão importante. 

O que pode acontecer com o motor depois de uma lavagem? 

Embora seja tentador tentar deixar o motor do carro tão limpo quanto o resto da lataria, é importante lembrar que, atualmente, existe uma grande variedade de componentes eletrônicos no interior e arredores do motor. Molhá-los, portanto, pode causar danos irreparáveis. 

Entenda melhor, abaixo, quatro das principais razões pelas quais você não deve lavar o motor do seu carro utilizando água. 

Danos ao radiador

Por vezes, a força da água pode danificar estruturas como o radiador, deformando sua superfície e criando obstruções do fluxo de ar, o que pode gerar perigosos problemas de superaquecimento. 

Oxidação

Mesmo que você utilize apenas um jato de água de baixa pressão, o uso de aditivos de limpeza, como detergentes, pode ressecar peças emborrachadas e mangueiras, fazendo com que elas quebrem e o sistema fique suscetível a vazamentos. 

Danos eletroeletrônicos

Motores, atualmente, têm sensores e componentes eletrônicos para dar e vender. Esses componentes não controlam apenas a partida do carro, mas o funcionamento de uma série de outras funções, todas igualmente importantes. 

Dentre as peças que podem ser danificadas estão os freios ABS, injeção eletrônica, relés, velas, além de uma série de sensores e bobinas. 

Mesmo resíduos de água no capô podem ser prejudiciais

Mesmo que você não jogue diretamente sobre o motor, resíduos líquidos que se alojam no capô também podem causar danos aos componentes eletrônicos no interior do motor, além de causar a oxidação dos componentes metálicos. 

Então, como realizar a limpeza do motor?

Existem maneiras eficientes de limpar o motor sem o uso de água. Há uma infinidade de produtos específicos para cada tipo de sujeira nos motores, e cabe ao motorista identificar quais deles são mais adequados para o nível de sujeira. 

O uso de limpa contato também pode ser muito útil no processo, principalmente se as impurezas a serem retiradas estiverem menos incrustadas. Existem ainda produtos que são capazes de retirar ferrugem, graxas e óleos. O ideal é sempre utilizar pincéis para aplicação, retirando os resíduos com panos úmidos e secando tudo com um pano seco e limpo. 

Procurando carros usados? Encontre tudo no Comprecar 

O Comprecar é um dos principais sites brasileiros especializados na venda de carros usados. Nossa plataforma é utilizada por todas as maiores concessionárias de São Paulo, garantindo uma compra tranquila e segura. 

Vendemos motos, caminhões e carros de até 30 mil. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência de compra rápida, eficiente e vantajosa. Seu próximo carro está no Comprecar, acesse nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *