Categorias
Sem categoria

Carros usados são um bom negócio?

Comprar um carro usado ou seminovo pode ter muitas vantagens, e parece que o consumidor brasileiro já entendeu isso.

O mês de agosto apresentou um aumento de 10,6% na comercialização de veículos usados em comparação com o mês anterior segundo dados divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Mas, afinal, comprar um carro usado é mesmo uma boa decisão? Como tudo na vida, a resposta é: depende.

Neste artigo, falaremos de todas as variáveis que um motorista interessado em comprar carros usados deve saber, além de dar dicas para que a compra seja a mais proveitosa possível.

Quais as vantagens em comprar carro usado?

Os preços mais atrativos não são a única vantagem de comprar carros usados. Os acessórios, por exemplo, costumam ser mais completos, além de que taxas como IPVA e emplacamento normalmente já estão quitadas ou podem ser negociadas.

A negociação, portanto, costuma ser mais flexível, dando mais opções ao comprador. Usados e seminovos também têm valores de seguro mais baratos, o que pode representar uma economia considerável a longo prazo.

Comprar carros usados também permite mais flexibilidade àqueles motoristas que desejam trocar de carro regularmente, principalmente se o carro escolhido tem alto valor de revenda.

Cuidados na hora de comprar um carro usado

A compra de qualquer carro requer muito planejamento, e isso demanda ainda mais ponderação se o carro em questão é usado. 

Essa compra pode ser muito vantajosa, mas são necessários alguns cuidados para garantir o sucesso da transação. Entenda melhor abaixo.

Avalie os pneus 

Carros com mais de 60 mil quilômetros rodados precisarão, invariavelmente, de uma troca de pneus para garantir a segurança do motorista e seus passageiros. Por isso, tenha atenção a esse aspecto, checando também a data de fabricação dos itens.

Consulte a tabela FIPE

Esse é um cuidado necessário para a compra de qualquer carro usado ou seminovo. A Tabela FIPE designa o preço médio para cada modelo de carro no mercado, portanto, é uma ótima ferramenta para analisar se o preço praticado é justo.

Consulte um mecânico de confiança

A prática de levar um carro ao mecânico antes da compra é bastante popular e muito recomendada. Ter a opinião de um profissional de confiança pode fazer toda diferença nesse momento.

O que levar em conta na hora de comprar um seminovo?

Um carro seminovo é aquele que tem menos de três anos de uso e apenas um proprietário. Ainda que sejam mais novos, a compra de carros do tipo ainda requer alguns cuidados. Entenda a seguir. 

Atenção ao consumo de combustível

Carros com alto índice de quilometragem por litro podem representar um alto gasto a longo prazo. Ainda que carros novos, normalmente, tenham uma eficiência de combustível mais alta, existem muitas opções de seminovos que também são econômicos.

Tempo de uso e estado do veículo

A quilometragem e tempo de uso impactam diretamente o estado de conservação do carro. Por isso, fique atento a carros com quilometragem muito baixa, que não condizem com outros aspectos, como o desgaste dos pneus, por exemplo.

Documentação

É importante verificar a procedência e integridade do veículo, assim como analisar a presença de multas ou taxas em inadimplência. Além disso, vale a pena verificar se não existe um sinistro registrado.

Nunca se esqueça, também, de formalizar a compra com um contrato e exigir um recibo.

Compre seu carro usado ou seminovo no Comprecar

Comprecar é um dos maiores sites de classificados para compra e venda de carros usados no interior de  São Paulo. Em atuação há quase vinte anos, nós oferecemos a melhor estrutura para que lojas e concessionárias anunciem seus carros, dando a você uma ampla gama de opções.

Temos carros disponíveis nas mais diversas faixas de preço. Seu próximo carro está te esperando em nosso site.

Confira: Veículos em Campinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *