Categorias
Sem categoria

Conheça os principais tipos de pneu

Apesar de parecerem bastante simples em uma observação superficial, os pneus são, na verdade, parte central da performance e desempenho de carros dos mais variados tipos. 

Se você está procurando pneus para o seu carro, ou apenas é um interessado pelo assunto, neste texto, encontrará dicas de manutenção e informações importantes, que vão te ajudar a saber mais sobre o item.

Quais os principais tipos de pneu?

As quatro rodas estão relacionadas a muitos outros aspectos do funcionamento do carro, para além da mera locomoção. 

Um conjunto de rodas adequado é capaz de oferecer mais conforto aos passageiros, otimizar o uso de combustível e, sobretudo, garantir a segurança ao dirigir mesmo sob circunstâncias adversas. 

Um veículo com rodas de tamanho e tipo inadequado, ou em mau estado de conservação, pode ser uma gigantesca fonte de dores de cabeça. 

É claro que diferentes tipos de carros têm diferentes tipos de pneus. Entenda melhor as principais categorias de pneus abaixo: 

Off-road

Os pneus off-road (ou, “fora da estrada”, em bom português) são destinados aos veículos que trafegam por vias sem pavimentação, com buracos, lama e irregularidades. 

Eles possuem sulcos mais aprofundados, uma banda de rodagem maior, e são bem mais resistentes do que os pneus que você está acostumado a ver nos carros que circulam pela cidade.

Devido aos seus sulcos mais profundos, eles oferecem muito mais aderência, permitindo que os carros se locomovam em estradas de difícil acesso. 

Esses pneus, no entanto, não funcionam da mesma maneira em estradas pavimentadas, podendo se desgastar muito mais rápidamente. Enfim, pneus off-road e estradas lisas ou molhadas não são uma boa combinação. 

On-road

Esses são os pneus mais comuns, visto que a maioria dos carros já sai com ele de fábrica. Seu nome significa, literalmente, “na estrada”, e eles são ideais para circulação em pistas asfaltadas e uniformes. 

Seus sulcos são mais estreitos e rasos, o que permite o balanceamento entre aderência e escoamento de água. Essa característica garante que pneus on-road tenham seu bom desempenho garantido, mesmo em pistas molhadas. 

Misto

Os pneus mistos são designados para funcionar em ambos os tipos de solo e, normalmente, acompanham os carros estilo Jipe e SUVs de fábrica. Eles possuem as características dos pneus on e off-road juntos, garantindo boa performance tanto em pistas lisas, quanto nas mais desafiadoras. 

Pneus ecológicos

Também chamados de pneus verdes, essa categoria é classificada de tal maneira porque em sua fabricação utilizam-se materiais mais leves, que promovem menos resistência ao sistema de rolamento. 

Isso os torna pneus menos ruidosos e que otimizam o consumo de combustível do veículo. 

Como fazer a manutenção dos itens?

Apesar de terem estruturas e finalidades diferentes, os pneus, em sua maioria, inspiram os mesmos tipos de cuidado, a fim de preservar sua durabilidade e performance. Eles podem ser classificados a partir de três principais pilares: 

Calibragem 

Todo pneu tem uma pressão recomendada e ela precisa ser mantida para que o item funcione corretamente. Ter os pneus calibrados corretamente pode ajudar na diminuição de seu desgaste e na economia de combustível. 

Rodízio

Pneus se desgastam de maneira desigual ao longo de seu uso. Por isso, ter a posição dos pneus trocadas permite que todos estejam na mesma condição de desgaste, um fator importante para a segurança do motorista e de seus passageiros. 

Alinhamento e balanceamento

Com a movimentação diária do uso, os pneus podem perder seu balanceamento e comprometer a estabilidade do veículo. O processo de alinhamento é recomendado a cada cinco mil quilômetros rodados. O balanceamento, por sua vez, só precisa ser feito quando os pneus são trocados. 

Você sabia que os pneus são fatores importantes também na compra de carros usados e seminovos? Eles representam uma grande parte do custo de manutenção de um carro, e ter que trocá-los logo após a compra é uma situação que todos os motoristas querem evitar. 
Por isso, pesquisar bem antes de comprar o seu carro é essencial. Nesse processo, conte com o Comprecar, uma das maiores plataformas de compra e venda de carros usados de São Paulo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *