Categorias
Dicas

Tabela FIPE: o que analisar ao comprar um seminovo?

Uma das maiores preocupações de motoristas interessados em vender e comprar veículos usados, como carro sedan, é garantir que o negócio seja fechado por um valor vantajoso e compatível com o mercado. 

Para isso, nada melhor do que utilizar as estimativas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) durante o processo. Se você deseja entender mais sobre a famosa tabela FIPE e como ela pode te ajudar a vender e comprar carros por um preço justo, continue a leitura. 

Como funciona a tabela FIPE?

A tabela FIPE foi criada em 1973 e tem o intuito de mostrar os preços médios dos veículos, como carros particulares, motos e caminhões. Ela é atualizada mensalmente e tem seus preços baseados nos valores praticados na venda. 

O índice considera o ano de fabricação do veículo, assim como o seu modelo e os itens de série. Dessa maneira, todas as transações são parametrizadas e podem ser medidas com mais precisão. 

A tabela pode ser consultada facilmente por meio do site da FIPE e, nela, é possível encontrar modelos em circulação no Brasil desde 1985.

De onde vêm as informações da tabela FIPE?

As informações disponíveis são estimadas de acordo com pesquisas mensais que ocorrem em todo o Brasil. Essas pesquisas são conduzidas por pessoas que analisam preços dos carros em lojas e concessionárias. 

O cálculo utilizado para obtenção do resultado final é feito por meio da média ponderada, levando em conta as oscilações do mercado de automóveis. Vale notar que carros que passaram por alterações em seus itens de série ou personalização não são considerados no cálculo. 

Saiba mais: Como consultar o preço na tabela Fipe? – Blog Comprecar

Porque trabalha com janelas curtas de tempo, a tabela FIPE é altamente confiável. Por isso, ela é utilizada para cálculos de indenização de seguros e incidência de impostos. 

O que analisar na hora de comprar um seminovo?

Se você quer ter certeza de que está fazendo um bom negócio na compra de um seminovo, como um carro sedan, por exemplo, precisa saber se atentar a algumas variáveis importantes. A seguir, entenda melhor alguns pontos-chave para a compra de carros seminovos ou usados. 

Evite os veículos que não são mais fabricados

Carros que não são mais fabricados podem criar dificuldades na hora da substituição de peças. Eles também podem requerer uma mão de obra mais especializada, o que pode encarecer o serviço. 

Se possível, leve o automóvel para uma avaliação profissional

Alguns problemas podem não ser óbvios para um olhar leigo. Por isso, deixar que um profissional analise o carro pode fazer toda a diferença na hora de detectar adulterações de maneira geral. 

Considere os gastos extras durante a compra

Na hora de comprar um veículo seminovo ou usado, é importante considerar os custos, como seguro, consumo médio do veículo e eventuais revisões. A longo prazo, eles podem realmente fazer diferença no seu orçamento.

Verifique a regularidade da documentação

Verificar se existem pendências na documentação do carro é um passo extremamente importante. Obtenha o número do RENAVAM e faça um levantamento de pendências do veículo.

Você poderá observar se houveram sinistros, danos ao carro que não foram discutidos na negociação e muitas outras informações. 

Como valorizar o seu carro?

Motoristas também se preocupam com o valor de revenda de seus carros, não é mesmo? A boa notícia é que existem maneiras de vender o seu carro por um valor maior do que o registrado na tabela FIPE, mas isso exige alguns cuidados. 

O estado de conservação precisa ser impecável tanto por dentro quanto por fora. Alguns motoristas optam por realizar renovações antes da venda, a fim de aumentar a sua valorização. 

Cores neutras também tendem a ser mais valorizadas, em detrimento dos carros com cores mais chamativas. Também é importante ter todas as revisões e documentação em dia. Se você procura uma maneira simples e conveniente de pesquisar preços de carros usados, precisa conhecer o site do Comprecar. A plataforma é utilizada por diversas concessionárias de São Paulo e região, oferecendo uma experiência fluida de compra e venda de veículos. Acesse nosso site e conheça o Comprecar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *