Categorias
Dicas

Saiba tudo sobre a CNH digital

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento mais importante para motoristas. Sua versão digital foi implementada em 2018 em todo o Brasil e apresenta o mesmo valor jurídico do documento impresso. 

Motoristas podem optar por ter as duas versões do documento ou apenas uma das duas. Qualquer condutor habilitado pode requerer a versão digital da carteira, desde que esteja dentro de alguns parâmetros. 

Neste artigo falaremos um pouco mais sobre as principais dúvidas acerca do assunto. Então, se você pensa em adquirir uma CNH digital, não deixe de ler até o fim. 

O que é a CNH digital?

A CNH digital é o documento de habilitação virtual. O documento pode ser acessado pelo aplicativo do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e oferece todos os dados presentes na versão impressa. 

Andar sem carteira de motorista é uma falta leve e a multa equivalente pode chegar a R$ 88,38. Infelizmente, esquecer a carteira é um erro relativamente comum e muito mais frequente do que o esquecimento do celular, por exemplo. 

Por isso, a CNH eletrônica tem o papel de agilizar a vida dos motoristas, oferecendo um acesso simplificado ao documento, sempre que precisarem. Vale lembrar que seu uso não é obrigatório. 

Quem pode usar a CNH digital?

A CNH eletrônica pode ser acessada por todos motoristas que têm um QR Code em sua habilitação impressa. Esse é um código escaneável por câmeras e está presente em todos os documentos emitidos desde março de 2017.

Como tirar a CNH digital?

O motorista que deseja ter a versão digital da carteira pode pagar para ter uma segunda via, por exemplo. Ela já virá com o QR Code e o acesso ao aplicativo.

Outra opção é esperar pela renovação do documento. Nesse processo, o motorista também receberá uma nova carteira, com o código para leitura. 

Para motoristas que nunca acessaram a plataforma, será preciso cadastrar uma senha para acesso ao aplicativo. Por outro lado, aqueles que já têm um cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica precisarão apenas solicitar a CNH digital e utilizar as credenciais que já possuem. 

O passo a passo para tirar a CNH digital, portanto, é o seguinte: 

  • Cadastre-se no Portal do Denatran ou visite um posto de atendimento do Detran; 
  • Baixe o aplicativo da CNH eletrônica, que está disponível para iOS e Android; 
  • Ative o aplicativo por meio do código enviado pelo Denatran;
  • Crie uma senha de quatro dígitos.

O que acontece caso não tenha internet? 

A conexão com a internet é necessária apenas no primeiro acesso ao aplicativo. O documento ficará armazenado diretamente no dispositivo, dispensando a necessidade de acesso à rede de internet. 

Vale lembrar apenas que, quando o celular está sem bateria, o jeito é apresentar o documento impresso. 

Quais as vantagens da CNH digital?

Como explicamos acima, dirigir sem habilitação é uma infração leve. Apesar disso, o agente de trânsito pode reter o veículo até que o documento seja apresentado. 

Por isso, a CNH digital é tão vantajosa. Você sempre poderá apresentá-la com o aplicativo. Ela tem a mesma validade do documento em papel e é completamente segura, dificultando processos de falsificação. 

Outra grande vantagem está no fato de que o aplicativo permite a produção de PDFs exportáveis, que servem como cópia autenticada do documento. Dessa maneira, você poderá economizar muito tempo e dinheiro com impressões desnecessárias. 

Procurando por carros usados? Conheça o Comprecar

O Comprecar é um dos principais sites de classificados de carros usados do Brasil. Nossa plataforma é intuitiva, facilitando a navegação e a comparação de preços.

Todas as principais concessionárias de São Paulo utilizam o Comprecar para anunciar seus veículos. Acesse nosso site! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *