Categorias
Dicas Limpeza e Manutenção

Oficina de carro: 6 dicas para escolher um estabelecimento de confiança

Nenhum motorista quer precisar de uma oficina de carro, não é mesmo? Apesar disso, veículos precisam de constante manutenção e, em casos como esses, é sempre bom poder contar com o serviço de profissionais qualificados. 

Seu carro é importante, por isso, você deve confiá-lo apenas aos cuidados de bons serviços mecânicos. Lembre-se sempre: o barato pode sair caro.

Se você precisa de dicas para encontrar uma oficina mecânica de qualidade, confira este artigo que preparamos tratando dos principais pontos durante o processo. Boa leitura!

Dicas para escolher uma boa oficina de carros

Confiar o seu carro a especialistas é vital para evitar dores de cabeça relacionadas ao conserto ou manutenção. Ainda assim, nem sempre fica claro que um estabelecimento é confiável no primeiro momento.

Existem, no entanto, alguns cuidados que você pode tomar na hora de escolher a sua oficina de carro. Falamos um pouco mais sobre eles nos tópicos a seguir, entenda melhor abaixo. 

Verifique a reputação do estabelecimento

Antes mesmo de entrar em contato com a oficina, verifique se os clientes atendidos antes de você tiveram uma boa experiência. Avalie os comentários em páginas de redes sociais e no Google.

Também verifique se a oficina possui o certificado do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) e não hesite em perguntar aos colegas motoristas suas opiniões sobre a oficina, isso pode ajudar muito durante a escolha. 

Faça uma pesquisa de preços

Entender a média de preços cobrada por determinado serviço é importante para evitar que uma oficina cobre preços exorbitantes e você saia no prejuízo. Esse processo também te ajudará a verificar o custo-benefício de cada oficina, garantindo uma boa escolha.

Informe-se no Sindirepa

O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios é um órgão estadual responsável pela regulamentação de serviços prestados por oficinas de todo o País. 

O Sindirepa é capaz de realizar um controle de qualidade no que se refere à manutenção de veículos e credencia estabelecimentos dentro dos padrões. No site deles, há um catálogo com oficinas credenciadas, vale a pena conferir. 

Peça orçamentos detalhados

Sempre que pedir um orçamento, solicite que o documento detalhe os valores de cada item a ser substituído ou consertado, assim como a mão de obra e outras cobranças.

Também procure pedir orçamentos em oficinas diversas. Dessa maneira, você será capaz de comparar o melhor serviço. 

Exija sempre a nota fiscal

A nota fiscal é a comprovação de que você contratou um serviço em determinada oficina de carro, por isso, sempre exija o documento. 

Com a nota fiscal, você tem direito, por exemplo, à garantia legal de 90 dias prevista no Código de Defesa do Consumidor. Em casos como esses, você estará resguardado de quaisquer defeitos que persistam no veículo, podendo solicitar um novo serviço gratuito ou a devolução do seu dinheiro. 

Fique de olho na capacitação dos funcionários da oficina

Procure escolher oficinas com profissionais capacitados e experientes, dessa maneira, a chance de erros é minimizada, e você estará mais tranquilo colocando seu veículo em boas mãos. Isso é ainda mais importante se o seu veículo exigir algum tipo de manutenção especializada.

Os melhores carros estão à venda no Comprecar

Se você quer trocar de carro, precisa conhecer o Comprecar. Nós somos um dos maiores sites de compra e venda de carros usados do Brasil. Nossa plataforma é fácil de usar, facilitando a comparação de preços e visualização de informações. Além disso, ela é utilizada por todas as maiores concessionárias de São Paulo.

Se você deseja comprar carros usados, utilize a plataforma do Comprecar. Acesse nosso site e confira!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *