Categorias
Dicas

Quais as principais mudanças da nova lei de trânsito em 2021?

A nova lei de trânsito trouxe diversas alterações para o ano de 2021. Se você ainda não conhece essa lei, é hora de se informar para não cometer nenhuma infração no próximo ano. Esse tipo de legislação serve para proteger os pedestres e os condutores, então não se engane. Ao cumprir todas as normas legais referentes à legislação de trânsito, você também estará se protegendo.

Leia até o final e descubra tudo o que você precisa saber sobre a nova lei de trânsito em 2021. Acompanhe!

Principais mudanças da nova lei de trânsito

Algumas mudanças vão ser bem sentidas pelo condutor. Já outras, serão adotadas com muita tranquilidade. Em relação aos prazos de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo, será necessário ter muita atenção, pois a mudança influencia diretamente a vida do indivíduo. Veja as principais mudanças a seguir.

Validade da CNH

Os prazos de validade da CNH mudaram completamente. Esse tipo de prazo influencia na frequência com que as pessoas precisam fazer a renovação da sua carteira de motorista, de modo que, com as alterações, a periodicidade será outra.

Para os motoristas menores de 50 anos de idade, o prazo vai ser de 10 anos. Isso significa que, a cada 10 anos, eles deverão fazer os exames de renovação da carteira de motorista. Para os motoristas com 50 anos ou mais, a renovação vai acontecer de 5 em 5 anos; e para os motoristas de 70 anos ou mais do que isso, a frequência para renovar a carteira de motorista é de 3 em 3 anos.

Suspensão da CNH

Os critérios para suspensão da carteira de motorista mudam no ano de 2021. Os limites de pontuação irão variar de acordo com o número de infrações gravíssimas que ele tiver no período de 12 meses.

A pontuação máxima para não ser suspenso é de 20 pontos se o motorista fizer 2 ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos se ele tiver só 1; e 40 pontos se ele não tiver nenhuma infração desse tipo.

Transporte de crianças

O transporte de crianças também sofreu alterações que fazem com que esse tipo de cuidado seja mais voltado à realidade da criança e não somente sua idade. Essa mudança é importante e deve ser cumprida com o máximo de rigor possível. A legislação de trânsito de 2021 prevê que as crianças de até 10 anos devem utilizar a cadeirinha ou assento especial caso não tenham 1,45m de altura.

Luz baixa durante o dia em rodovias

A obrigatoriedade de luz baixa também sofre alterações, de modo que só será obrigatória durante o dia em pistas simples, túneis ou em situações de difícil visão, como dias de cerração e neblina.

Exame toxicológico

A necessidade de fazer exames toxicológicos a cada 2 anos e 6 meses ainda está na lei e serve para motoristas que tiverem carteiras de classe C, D e E. Além disso, os motoristas que tiverem menos de 70 anos deverão fazer esse exame dentro das mesmas normas. 

Caso o exame não seja realizado dentro do prazo ou nos próximos 30 dias após o final do prazo, o motorista sofrerá uma multa e terá registrada uma infração de natureza gravíssima em sua carteira.

Recall

A punição para quem não fizer o recall dentro do prazo e realizar as modificações necessárias no veículo resultará na proibição de realizar o licenciamento do carro.

Conheça o trabalho realizado pelo Comprecar

Se você busca por carros de alta qualidade e deseja fazer isso a partir de uma plataforma segura e transparente, conheça o Comprecar. O site é especializado na venda de carros, motos e caminhões usados. Além disso, o Comprecar conta com uma forte atuação no interior de São Paulo, de modo que pode ajudar os moradores dessa região a adquirirem carros de qualidade e de acordo com as novas leis de trânsito de 2021.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *