Categorias
Dicas

O que é e como consultar o Renach?

Motoristas habilitados precisam saber o que é o Renach e, ainda mais importante, como consultá-lo.

Apesar disso, o assunto ainda é um tópico que gera muitas dúvidas entre motoristas, mesmo os mais experientes. Pensando nisso, preparamos um artigo com todos os principais pontos que você deve atentar-se em relação ao Renach. 

Não deixe de acompanhar o texto até o fim para entender o que é Renach, como consultá-lo e para que ele serve. 

O que é Renach?

O Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) é um registro que comporta todas as informações sobre motoristas do Brasil, funcionando como um histórico desde o início da habilitação até os dias atuais. 

O Renach tem informações como troca de categorias, penalidades e multas aplicadas, renovação da carteira, permissão para dirigir internacionalmente, suspensão do direito de dirigir e muito mais. 

Todos esses dados fazem parte do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mas também podem ser acessados por meio das bases estaduais.

Para que serve o Renach?

O Renach tem o objetivo de centralizar as informações sobre motoristas de todo o País e facilitar o acesso a informações, assim como proporcionar uma consulta rápida e eficiente. 

Por isso, pode-se dizer que o papel do Renach é fazer com que órgãos de trânsito possam fazer uma fiscalização mais eficiente, promovendo mais segurança no trânsito. 

Todo condutor recebe um número de registro pessoal e intransferível no momento em que entrega documentos para realização da carteira de habilitação. 

Como encontrar o Renach na sua CNH?

O primeiro passo para consultar o Renach é saber onde ele se localiza: na lateral da Carteira Nacional de Habilitação, ao lado da assinatura do emissor. 

Esse é um documento de emissão federal, mas motoristas não podem consultar o Renach apenas com o número do CPF. Entenda no tópico abaixo quais os procedimentos necessários para consultar as informações do Renach.

Como consultar o Renach?

Para consultar as informações contidas em seu Registro Nacional de Carteiras de Habilitação, você deve acessar o site do Detran de seu estado. Você também pode fazer a consulta presencialmente no próprio posto de atendimento do Detran, ou em um Poupatempo, um programa de prestação de serviços presente em vários estados. 

Nem todas as informações estão acessíveis para o motorista, mas alguns dados importantes podem ser observados, tais como a pontuação registrada na carteira. 

Existem, ainda, alguns estados que não utilizam o Renach na consulta de informações sobre a carteira de motorista. Em casos como esse, o próprio número de registro da habilitação é usado como forma de checagem. 

Quais órgãos podem consultar o Renach?

O Detran, o Denatran e outros órgãos são os responsáveis por manter e atualizar todas as informações contidas no Renach. Esses, entretanto, não são os únicos órgãos que têm acesso às informações contidas nele. 

Entenda quais são as instituições que têm acesso às informações do Renach abaixo: 

  • Conselho Nacional de Trânsito (Contran);
  • Conselhos Estaduais de Trânsito (Cetrans);
  • Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contrandife);
  • Departamento Estadual de Trânsito (Detran);
  • Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI);
  • Departamento de Estradas de Rodagem (DER);
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF);
  • Polícia Militar (PM);
  • Departamento Nacional de Trânsito (Denatran);
  • E diversos órgãos municipais de trânsito.

Procurando carros usados? Conheça o Comprecar!

O Comprecar é um dos maiores sites de classificados de carros usados do Brasil! Em nosso site temos uma grande variedade de carros usados à venda, variando em preço, modelo e muito mais. 

Todas as principais concessionárias e lojas de carros usados de São Paulo e região utilizam o Comprecar. Visite nosso site e conheça nossas ofertas de carros usados e seminovos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *