Categorias
Carros

Qual é o momento ideal para vender seu carro?

Vender um carro usado pode ser muito vantajoso para o antigo e para o novo dono. Mas, para que essa transação seja realmente lucrativa, você precisa levar em consideração diversos fatores – tais como manutenção, desvalorização e pagamento de impostos. Portanto, saber o momento certo de realizar a venda é crucial. 

Neste artigo, falamos um pouco sobre as principais variáveis que influenciam na desvalorização de um carro e te ajudamos a decidir qual é o momento ideal para vender seu veículo. Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando os tópicos a seguir. 

Fatores que influenciam a desvalorização do veículo

Especialistas afirmam que os carros perdem cerca de 10% a 15% de seu valor total em seu primeiro ano fora da concessionária, contando a partir de seu ano de fabricação. 

O valor de desvalorização vai se estabilizando conforme o tempo passa, por isso, motoristas que desejam maximizar seus lucros devem evitar vender o veículo durante seus primeiros dois anos. 

Apesar disso, muitos motoristas ainda optam por trocar de carro nesse período. Entenda alguns outros pontos de desvalorização abaixo. 

Manutenção x valor do carro

Observar os custos de manutenção também é uma ótima maneira de avaliar o momento certo para vender o veículo. Especialistas afirmam que uma vez que os custos de manutenção aumentam e as visitas ao mecânico se tornam mais frequentes, vale a pena avaliar se a troca do carro é necessária. 

A atenção deve ser redobrada se as peças trocadas são aquelas que, usualmente, não estão previstas no manual do veículo. Itens como os filtros de ar, combustível e óleo, por exemplo, precisam ser trocados frequentemente, assim como as velas de ignição, pastilhas de freio, peças da suspensão e amortecedores. 

5 anos de uso

Profissionais do mercado apontam que modelos de carros são renovados, em média, a cada cinco anos. Assim que uma atualização acontece, o modelo anterior sofre com a desvalorização e tem o seu preço diminuído no mercado de usados. 

Então, se você tem um carro com menos de cinco anos e deseja trocá-lo, fique atento ao mercado e tente negociá-lo antes do lançamento do próximo modelo para maximizar os seus lucros com a venda. 

Condição financeira 

Um fator importante a ser analisado na venda de um carro é a condição financeira de seu proprietário. Se você prefere estar com um modelo sempre atualizado, é interessante que essa troca seja feita de dois em dois anos, a fim de que você possa aproveitar todas as novidades do mercado. 

Por outro lado, se o proprietário do veículo está passando por problemas financeiros, o ideal é que a venda do veículo seja feita antes que o valor das parcelas se torne insustentável. Em casos como esses, pode ser uma boa ideia vender o carro para adquirir um modelo que seja mais básico, com manutenções mais baratas ou que apresente um consumo de combustível mais otimizado. 

Quer vender seu carro? Anuncie no Comprecar!

O Comprecar é um dos maiores sites de classificados de carros de São Paulo e região. São mais de 380 mil visualizações diárias! Além disso, nossa plataforma é fácil de usar e tem suporte para vendas por meio do celular.

O comprador do seu carro está no Comprecar! Em nosso site, temos carros seminovos, usados, carros de até 50 mil e muitas outras categorias. Visite-nos agora e confira todas as nossas ofertas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *